3 protetores solares que não deixam a pele negra acinzentada

por Graucianna Santos

A pele negra é fonte de proteína, fibras de colágeno e tem tendência a um envelhecimento mais tardio graças à quantidade de melanina que produz naturalmente. Porém não se engane, apesar desses benefícios e características que não se compara a outros tons, o uso de protetores solares é extremamente importante, precisa ser diário e frequente.

Há quem acredite que nós, mulheres negras não precisamos proteger a pele, então acabamos deixando o cuidado de lado ou não fazemos da forma correta, assumindo um risco de danos causados pelo sol e raios UV nocivos. Sem contar a hiperpigmentação, manchas escuras, melasmas e câncer de pele que podem trazer danos a longo prazo.

Essa falta de hábito pode ocorrer por diversos motivos, mas um deles é o fato dos protetores solares em sua maioria não serem feitos pensados nos tons mais pigmentados. Por isso, separamos alguns protetores que vão te ajudar a deixar a pele protegida sem acinzentar, vem ver!

Musemo Handahu - pele negra  - protetores solares - protetor para pele negra - protetor que não esbranquiça - https://stealthelook.com.br
Foto: Musemo Handahu (Reprodução)


por que proteger a pele negra

Segundo a sociedade brasileira de dermatologia é importante proteger a pele pois a exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo, os raios solares penetram profundamente e o ideal é que usemos o FPS mínimo 30 pois "é o FPS que quantifica quanto o produto é capaz de evitar a queimadura solar, sendo necessário reaplicar o produto de 3 em 3 horas todos os dias, faça chuva ou sol, na rua ou em casa", segundo a Dra Júlia Rocha, que é dermatologista do Grupo Ifé Medicina, no Rio.

Os protetores solares precisam começar a fazer parte da nossa vida desde cedo. "Orientamos que o uso seja implementado na rotina assim que possível. Até os 6 meses de idade, não recomendamos o uso do filtro solar. E a partir dos 6 meses até os 2 anos de idade, use principalmente o filtro físico para esta faixa etária", diz Dra Júlia. Infelizmente, existem mulheres que só começaram a inserir o protetor solar na rotina já na vida adulta, então conversamos com 3 delas para descobrir qual produto estão amando usar para proteger a pele nesse momento!

Josy Ramos - proteção no verão  - protetores solares - cuidados com a pele no verão  - cuidados com a pele  - https://stealthelook.com.br
Foto: Josy Ramos (Reprodução)

josy ramos

Sempre muito vaidosa, assim que Josy começou a cuidar da pele com uma profissional, o produto passou a fazer parte de sua rotina. "Foi quando eu vi a seriedade e a importância do protetor solar. O meu favorito é o Anthelios hydraox, ele é leve e não deixa a pele esbranquiçada. Eu deveria usar mais um com cor, mas ainda não achei um ideal. Acho que ainda não tem um que realmente fique em um tom correto de pele negra", relata Josy.

Bruna Silvestre - protetor para pele negra  - protetores solares - cuidados com a pele negra - pele negra  - https://stealthelook.com.br
Foto: Bruna Silvestre (Reprodução)

bruna silvestre

A Bruna Silvestre, coordenadora de projetos aqui do STL, por exemplo, encontrou um que fez ela diminuir consideravelmente o uso de base no dia a dia. "Há uns 3 anos, passei a me preocupar mais com o tratamento da minha pele, então foi quando comecei o uso diário do protetor solar. As texturas mais leves, sequinhas e que não ficam grudentas, foram as que mais fizeram sentido para mim. O Darrow, fica no tom exato da minha pele e com ele posso dispensar o uso de base, então tenho amado!", relata. 

Claudiana Ribeiro  - protetor com cor  - protetores solares - protetor para pele negra - cuidados com a pele negra - https://stealthelook.com.br
Foto: Claudiana Ribeiro (Reprodução)

claudiana ribeiro

A praticidade de carregar o produto também conta muito na hora da compra e a Claudiana Ribeiro, nossa analista de performance, prova isso. "Na hora de escolher o que mais se encaixa no meu dia a dia, priorizo algo que seja fácil e prático, com embalagem que dê pra colocar na bolsa e que não deixe minha pele esbranquiçada. É o caso do Sun Fresh Derm Care que apesar de ser um tom um pouco mais escuro que minha pele, acabo usando como base e corrijo o tom com outros produtos".

a escolha do produto ideal

Na hora de escolher entre as opções de protetores solares disponíveis no mercado que não deixem a pele negra esbranquiçada encontramos produtos em diversos formatos e a escolha precisa ir muito de encontro ao seu dia a dia, sua rotina e até efeito que gosta no rosto.

Para aqueles que possuem a pele mais oleosa e/ou com tendência à acne, Dra Júlia acrescenta. "Os filtros mais indicados são aqueles que trazem em sua descrição a presença de “oil-free”, “não comedogênico”, “ textura matte, “ toque seco” e as apresentações em gel, gel-creme ou textura fluída são ótimas opções. Para as peles mais secas, os produtos em creme ou que tragam aditivos hidratantes em sua composição são os mais indicados".

Você também vai gostar