4 tendências de comportamento para os próximos anos, segundo a WGSN

por The Look Stealers

Você certamente já ouviu falar sobre a WGSN, certo? Se ainda não, explicamos: a plataforma é uma autoridade global, especializada em previsões de tendências de todos os mercados, setores e ramos. Seja tendências de comportamento, moda, beleza ou lifestyle, os relatórios e apresentações da empresa são o guia para diversas marcas se prepararem e construírem um futuro mais estável e certeiro. 

Hoje, aconteceu o WGSN Trends, um evento incrível onde são apresentadas as maiores apostas do futuro - micro e macro - que podemos esperar nos próximos anos. Nós estivemos por lá, conferindo todas as novidades e anotando tudo, e é claro que agora viemos te contar as principais tendências de comportamento discutidas nas palestras. Fique ligada porque com certeza elas moldarão a forma como consumimos e nos relacionamos com o que está porvir. Confira:

It girls - tendências de comportamento, consumidor do futuro - tendências de comportamento - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: WGSN (Reprodução/Instagram)


consumidor do futuro 2024

O “Consumidor do Futuro” é um relatório que a WGSN lança todos os anos e ele é super relevante para todas as verticais e setores do mercado. Com esse report, é possível prever um pouco das manias e dos sentimentos que encontraremos nos consumidores de um futuro próximo.

No Consumidor do Futuro 2024, foram criados alguns insights e traços que podemos esperar daqueles que possuem poder de consumo nos próximos dois anos. O principal sentimento que surgirá é o “Otimismo Realista”. Considerado um antídoto para a positividade tóxica, essa mentalidade irá nos ajudar a encarar tudo de um modo mais realista. O otimismo realista vai ser fundamental em 2024 porque muitas pessoas estão sobrecarregadas pela ‘cultura da superação’ e com medo do retorno à vida normal, que já não corresponde mais às suas aspirações.

It girls - tendências de comportamento, moda inclusiva - tendências de comportamento - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Lil Nas X (Reprodução/Instagram)

moda: inclusiva e fluida

Outra das tendências de comportamento previstas pela WGSN foi uma maior inclusão por parte da moda. As marcas estão começando a reagir à demanda por coleções que atendam a todos os gêneros, muito disso graças a uma necessidade criada pela Geração Z. À medida que vão saindo dos mercados pré-adolescentes e jovens, o público da GenZ busca marcas inclusivas e que ofereçam designs para a comunidade não-binária. Com isso, os varejistas estão buscando formas de como trazer à tona a inclusão.

Embora este ainda seja um segmento pequeno do mercado de roupas, os dados de e-commerce da WGSN mostram que as marcas estão reagindo principalmente a dois propulsores: em primeiro lugar, a necessidade de serem vistas como mais inclusivas e, em segundo lugar, uma outra percepção comercial que vai além do mandato de inclusão: a evolução dos estilos pessoais e das tendências de lifestyle que estão levando cada vez mais pessoas a procurarem comprar de forma rápida e conveniente independentemente do gênero.

It girls - tendências de comportamento, cultura jovem - tendências de comportamento - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: WGSN (Reprodução/Instagram)

cultura jovem: o novo conceito de relacionamento da geração Z

A Geração Z veio para mudar e transformar tudo aquilo que conhecemos, e nos relacionamentos interpessoais não é diferente. Comparada com grupos demográficos mais velhos, a GenZ enxerga os relacionamentos amorosos sob uma perspectiva mais pragmática e divertida. Afetados por salários baixos e altos preços de imóveis, os jovens estão demorando mais para atingir a estabilidade financeira, o que os leva a priorizar as amizades e a carreira em detrimento dos relacionamentos amorosos.

Segundo um estudo global de 2020 da Vice Media, apenas 1 em cada 10 jovens da GenZ está buscando um comprometimento. Esse grupo, que cada vez mais abraça a fluidez de gênero, está mais preocupado com as contas do que em ter um relacionamento sério. Eles estão focados em serem felizes e obter sucesso, a Geração Z acredita que é preciso se cuidar antes de cuidar de outra pessoa. 

It girls - tendências de comportamento, poder de compra - tendências de comportamento - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: WGSN (Reprodução/Instagram)

custo de vida: diminuição do poder de compra dos consumidores

Essa é uma das tendências de comportamento que também aparece como uma crise. Assim como no início da pandemia, os consumidores têm priorizado itens essenciais e comprado cada vez menos. O aumento da inflação, os choques na cadeia de suprimentos e a queda na confiança dos consumidores geraram um aumento do custo de vida e um menor poder de compra por parte dos consumidores. Logo, as pessoas estão cortando gastos não essenciais.

53% dos brasileiros não estão confiantes em gastar nos próximos meses e 64% cortaram o consumo de bens ou serviços nos últimos 6 meses. Jantar fora, viajar e pagar ingressos de shows e cinema virou passado para quase metade dos brasileiros, 49% das pessoas entrevistadas vão ter que cortar esses gastos extras para que o salário dure até o fim do mês. Consumidores também estão deixando de comprar itens de cuidados pessoais; E quando a gente pensa em Brasil, recentemente veio a tona dados que mostram a dificuldade das mulheres no acesso a itens de higiene durante o período menstrual. 25% das mulheres brasileiras vivem em situação de pobreza menstrual. 

A First Insight revelou que 42% dos consumidores dos Estados Unidos não estão mais comendo fora como antes, enquanto 33% estão gastando menos com entretenimento, cancelando assinaturas de plataformas de streaming. O que, apesar de crítico, mostra uma oportunidade para as marcas demonstrar empatia com os consumidores!

Você também vai gostar