Tendências da internet: o que é a Weird Girl Aesthetic

por The Look Stealers

Como bem sabemos, já não é exatamente uma novidade que o TikTok se tornou um dos maiores disseminadores de tendências do mundo. Sejam elas de moda, beleza ou comportamento, todos os dias a rede social ajuda a emplacar novos visuais, além de trazer de volta antigas, e muitas vezes super controversas, estéticas. O mais recente sucesso viral que surgiu por lá, a Weird Girl Aesthetic, tem dividido muitas opiniões, mas também tem ganhado cada vez mais adeptas, incluindo famosas, como a super modelo Bella Hadid.

Enquanto alguns descrevem o estilo como uma forma de expressão e de explorar novas maneiras de se vestir, outros se perguntam qual o sentido por trás da trend, ou simplesmente se ela realmente funciona para todo mundo. Ainda mais se levarmos em consideração que o que é estranho para uns, para outros pode não ser. Bom, se identificado ou não com a Weird Girl Aesthetic, temos certeza que deve ter ficado curiosa para saber mais sobre essa nova moda viral entre os jovens. Então, fique conosco até o final, pois te contamos tudo o que sabemos até agora.

Ines Silva - blusa de trico com calça ampla - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - exposição - https://stealthelook.com.br
Foto: Ines Silva (Reprodução/Instagram)

Inegavelmente polêmica, a Weird Girl Aesthetic - em tradução livre, estética da garota estranha -, se inspira principalmente nos visuais mais característicos dos anos 2000, mas, como o próprio nome já sugere, remonta um estilo que foge dos padrões. A construção dessa tendência se baseia em uma moda super experimental, que tem como influência estéticas como o Y2K, Space Age - explorando um lado mais funcional e futurista das roupas - e até uma pitada de Sculptural Styling. Além disso, acredita-se que tenha sido impulsionada a partir de uma subcultura japonesa dos 90’ s e 2000’ s, o estilo Harajuku. Tudo isso, criando looks no mínimo excêntricos com peças que marcaram gerações do final do segundo milênio.

@b3v.ie - blusa com saia de pregas - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: @b3v.ie (Reprodução/Instagram)

Ainda está difícil de imaginar como são as composições fashion regidas pela tendência Weird Girl Aesthetic? Sem problemas, nós especificamos ainda mais para você. As produções tem um visual bem marcante e fácil de identificar, composto por peças-chave como modelos handmade, em tricô e crochê, mini saias, calças e saias cargo - sim, as temidas e polêmicas -, sapatos com plataformas robustas, sweatshirts e camisas polo oversized e modelagens super amplas. Além disso, também se destaca a presença de combinações incomuns, tanto das roupas em si, quanto das cores e texturas. Um ponto interessante de se dizer é que, em alguns casos, as roupas usadas nessas produções não só tem um ar vintage, como realmente são, já que muitas das fashionistas que adotam essa estética recorrem a brechós para montar seus visuais. Enfim, tudo isso resulta em composições maximalistas, incomuns e obviamente cheias de personalidade.

Gostou dessa nova estética que foge totalmente do óbvio, e está pensando em aderir a Weird Girl Aesthetic para suas próximas produções? Então, temos uma ótima notícia, abaixo separamos algumas inspirações especialmente para você. Das opções mais básicas - se é que podemos chamar assim -, até os looks super excêntricos e cheios de informação, te convidamos a abrir sua mente, de verdade, e soltar a criatividade para ousar no seu ‘outfit estranho’. Vem!

Ines Silva - trico com saia - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - mercado - https://stealthelook.com.br
Foto: Ines Silva (Reprodução/Instagram)

Para começar, escolha modelos amplos e com caimento mais estruturado - não necessariamente pesado. As saias, desde as de comprimento mini, até as midi e longas, são peças-chave da Weird Girl Aesthetic, então, sinta-se livre para combiná-las com sua blusa descolada favorita. Uma dica super bacana para se manter na proposta, é apostar em blusas de crochê e tricô com shape mais soltinho.

Imani Randolph - blusa com saia acolchoada e blazer - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Imani Randolph (Reprodução/Instagram)

Se você quer apostar na tendência Weird Girl Aesthetic, mas ainda não tem ideia de por onde começar, o match entre blusa básica, saia midi reta e blazer oversized é uma ótima opção. Fácil de compor e super dentro da proposta, esse look fica ainda mais despojado e interessante com botas galocha ou plataformas. Lembre-se que esse estilo consiste principalmente na experimentação, portanto, não tenha medo de fazer combinações diferentes e trazer peças que sempre quis usar.

Estelle François Aliot - jaqueta com legging e bota de pelucia - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - foto no espelho - https://stealthelook.com.br
Foto: Estelle François Aliot (Reprodução/Instagram)

Depois de muito observar looks regados à Weird Girl Aesthetic, temos que confessar que estamos começando a nos apegar a tendência. Então, quando vimos essa produção ganhamos a dose de inspiração que faltava. Como já dissemos no começo, esse estilo foge totalmente do óbvio e não se preocupa em atender padrões pré-estabelecidos. Logo, agregar acessórios super diferentões, como botas e protetores de ouvido de pelúcia, no look, se torna algo absolutamente normal e genuíno.

@b3v.ie - blusa verde com saia laranja - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - no mercado - https://stealthelook.com.br
Foto: @b3v.ie (Reprodução/Instagram)

Dentro da Weird Girl Aesthetic não existem regras específicas de combinações ou uma paleta de cores predominante. Aqui vale tudo, ou seja, soltar a criatividade e se expressar através das roupas, independentemente das 'normas fashion', são palavras de ordem. Se você curte uma vibe mais vibrante e enérgica, invista nas peças-chave do estilo, como as já ditas  saias retas e blusas bem Y2K, mais coloridas, assim você tem como resultado looks excêntricos super alto astral. Para os pés, uma das marcas registradas do visual, são os sapatos com plataformas altas e robustas, que entrega um certo peso para o todo.

@by.regiina - vestido jeans - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: @by.regiina (Reprodução/Instagram)

Outro elemento interessante de trazer para o visual são as camadas. Sobreponha peças de estilos diferentes, como uma camisa tradicional por cima de uma blusa de gola alta estampada. Se achar pouco, você pode resgatar direto do final dos anos 90 um vestido jeans reto, e para deixar a composição preparada para o inverno, finalize com uma jaqueta puffer super ampla. Tênis com meias aparentes são ótimas alternativas para fugir das botas e trazer bastante conforto para a produção.

@julie.sel - blusa com blazer e saia com bota - Weird Girl Aesthetic - Inverno 2022 - no gazebo - https://stealthelook.com.br
Foto: @julie.sel (Reprodução/Instagram)

A Weird Girl Aesthetic, se caracteriza muito pelo método de tentativa e erro. No caso, depois de se desprender das 'amarras' do que é ou não é considerado estranho, você tem liberdade para testar combinações diferentes e não muito usuais. O resultado depende totalmente do seu gosto e de até onde sua criatividade vai. Por exemplo, você pode apostar no match entre blusa de tricô, mini saia com babados, blazer e meia-calça coloridos, e acabar criando um visual super descolado, elegante e, ao mesmo tempo, bem autêntico.

LEIA MAIS:

Barbiecore: o pink está na moda e a culpa é toda do filme da Barbie

6 tendências dos anos 80 que estão voltando para você testar ainda esse ano

Testei a tendência da maquiagem de passaporte

Você também vai gostar