6 tendências dos anos 80 que estão voltando para você apostar ainda esse ano

por Barbara Shimada

Poucas estéticas foram tão emblemáticas quanto as tendências dos anos 80. Nessa época nasceram muitos novos grupos, que logo emplacaram e popularizaram suas subculturas, principalmente por conta de seus estilos marcantes e cheios de personalidade. A década trouxe à tona muita moda experimental, que usava as roupas como forma de expressão e de identificação. Afinal, quem não se lembra dos icônicos looks Disco, cheios de cores vibrantes, brilho e gingado, ou das produções super intensas e rebeldes, inspiradas nos visuais das estrelas do rock?

Com o passar dos anos, apesar de dormentes, os visuais oitentistas nunca morreram de fato. E ainda bem, pois nós ainda amamos reproduzir essas estéticas super autênticas em nossos looks. Dito isso, temos uma ótima notícia para você que também é apaixonada pela década: as tendências dos anos 80 então bombando nessa temporada e prometem ficar por um bom tempo. Quer saber um pouco mais sobre os estilos em destaque? Então, fique conosco até o final e já anote as principais características dos seus favoritos para testar já!

Yolande Macon - set de alfaiataria mostarda com scarpin azul - tendências dos anos 80 - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Yolande Macon (Reprodução/Instagram)

yuppies

Embora o estilo de vida Yuppie seja um tanto problemático, justamente por romantizar a juventude e maturidade workaholic, que não para de trabalhar em quase nenhum momento, a estética é uma das tendências dos anos 80 que está super em alta atualmente. Com um visual composto, em sua maioria, por peças formais, como por terninhos com ombreiras, sets de alfaiataria e muitas camisas, mas com uma pitada de cores e glamour - marca registrada da década. Podemos dizer que o look transmite uma imagem séria e ao mesmo tempo descolada, principalmente por estar sempre muito ligado a tendências e entregar uma imagem bem moderna e urbana.

Zoé Hotuqui - vestido de paetê com bota - tendências dos anos 80 - Inverno 2022 - em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Zoé Hotuqui (Reprodução/Instagram)

disco

A era Disco teve seu auge nos anos 70, mas, na moda, o estilo continuou conquistando adeptos até os anos 80. Muito colorido, alto astral e principalmente influenciado pela divas do Disco music, como Cher, Donna Summer e Gloria Gaynor, tinha um visual único. Com o retorno de muitas trends dessa época acontecendo, depois da febre dos anos 2000 que ainda se mantém, os looks regados a muito brilho e exuberância tem feito a cabeça do mundo da moda. Você pode não ter reparado, mas, aos poucos, fomos reapresentadas a elementos dessa estética, como as produções com paetê, tanto para o dia quanto à noite, as botas de cano médio de bico quadrado, o comprimento mini, as calças flare - as antigas bocas de sino - e as sandálias plataforma, são só alguns dos exemplos.

Janelle Marie Lloyd - vestido boho com bota e chapéu - tendências dos anos 80 - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Janelle Marie Lloyd (Reprodução/Instagram)

boho

Um dos momentos de maior influência do Boho foi durante as décadas de 70 e 80, mas o estilo, que também bombou mais recentemente entre o final dos anos 2000 e começo de 2010’s, surgiu lá em 1920 na França. Bom, e o que podemos dizer, a estética sempre se manteve relevante de alguma forma, mesmo quando não estava em evidência. Com o retorno de outras tendências dos anos 80, o boho tem ganhado cada vez mais espaço. O visual despretensiosamente arrumadinho, traz looks super descolados com modelagens mais amplas, tecidos leves, estampas vintage e muita liberdade. A principal referência da estética era o espírito livre, criativo e sem amarras sociais dos artistas da época, que foi ‘transcrito’ na moda com peças como calça pantalonas, saias e vestidos longos, flats confortáveis, botas western, franjas, lenços e pashminas, todos aliando conforto e estilo.

Olivia & Alice - looks new wave xadrez verde e rosa com bota - tendências dos anos 80 - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Olivia & Alice (Reprodução/Instagram)

new wave

Se você nos acompanha por aqui já deve ter visto que a moda New Wave, junto de toda sua rebeldia colorida está super em alta. A estética surgiu como uma vertente do Punk, que estava começando a decair na época, mas teve fortes influências das cores saturadas, que dominaram grande parte das tendências dos anos 80,  e do alto astral do disco, isso tudo tem perdido sua irreverência. Aqui, o intuito é fugir dos padrões de forma criativa e experimental, usando as roupas como forma de expressão máxima, logo, combinações inusitadas de modelagens e estampas são um dos principais elementos. Além disso, não podemos esquecer da pitada de sensualidade que o visual traz, explorando sutilmente silhuetas mais poderosas e ousadas.

Gianna-Skye - blusa ampla com calça de veludo e colete - tendências dos anos 80 - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Gianna-Skye (Reprodução/Instagram)

hippie

O estilo Hippie tem um visual bem próximo ao do Boho, mas com uma diferença crucial. Enquanto o segundo é mais voltado para a estética e para a moda em si, o primeiro também engloba aspectos políticos e de estilo de vida. Seus elementos principais tem igualmente  a ver com modelagens amplas, materiais leves  e muito movimento, mas podemos identificar outros aspectos. Com destaque para a ligação com a natureza, com os elementos naturais e até pensamentos sustentáveis, que, na época, se contrapunham ao momento cercado de guerras e problemas sociais. Para trazer essa, que é uma das tendências dos anos 80 mais livres e empoderadas - mas que surgiu nos anos 60 e perdurou também nos anos 70 e na década seguinte -, para os dias de hoje você pode apostar em peças leves, modelos handmade, como o crochê, gladiadoras flat, estampas místicas, tie dye e materiais naturais.

Amy Valentine - cropped com calça de couro e casaco de onça - tendências dos anos 80 - Inverno 2022 - na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: Amy Valentine (Reprodução/Instagram)

glam rock

Certamente o estilo Glam Rock foi um das tendências dos anos 80 mais emblemáticas de todos os tempos. Devemos isso às composições super teatrais, totalmente inesperadas e cheias de informação dos rockstars da época. Ao mesmo tempo que trazia elementos já comuns ao estilo rocker, como jaquetas de couro - alias, peças de couro no geral - ajustadas e muitos acessórios metálicos, o visual também conta com jeans super justos, botas texanas, um toque sensual de animal print, tendo como um dos destaques a famosa estampa de oncinha. A beleza e o cabelo também são pontos fortes da estética, que hoje surge mais discreta e menos literal, entregando uma imagem mais polida e glamourosa.

LEIA MAIS:

9 tendências dos anos 70 que queremos voltar a usar nos nossos looks

7 tendências de moda dos anos 80 que encontramos em Stranger Things

Ícones do 90's: 7 looks tendência das personagens de alicia Silverstone ao longo dos anos

Você também vai gostar