Muito se fala das maisons parisienses - repletas de vitrines glamurosas -, e das ruas do Soho em Nova York - onde qualquer pessoa que você observar vai transbordar inspiração -, mas quase não ouvimos falar dos lugares que podemos conhecer sobre a nossa moda brasileira que é extremamente autêntica, com diversas facetas e estilos muito curiosos.
Nós fizemos uma busca das cidades brasileiras que vale a pena dar uma passadinha se você ama moda, confere aí!
Você sabia que nós temos um museu de moda aqui no Brasil? Isso mesmo, fica em Canela - RS e conta com peças de 2.000 A.C. até os dias atuais. A curadoria é feita rigorosamente para ser fiel ao período retratado em cada peça, desde a tecelagem até as escolhas dos aviamentos.
O Brasil é referência quando se trata de renda. Em Monteiro, no estado da Paraíba, é possível conhecer um pouquinho dos trabalhos das rendeiras que vivem na região do Cariri, o Centro de Referência da Renda Nascença é um prédio histórico onde você pode fazer cursos, oficinas, conhecer essas rendas e inclusive comprá-las.
Uma das maiores capitais do mundo, São Paulo é um universo particular de informação de moda, desde como as pessoas se vestem, até como a arquitetura influencia. A rua Mateus Grou é um pequeno exemplo do que podemos encontrar por toda a cidade, lá nós encontramos diversas lojas de estilistas nacionais que valem a pena ir, nem que seja só para observar as peças de pertinho.
O Rio de Janeiro tem um olhar de moda muito diferente por ser uma cidade praiana, mas ainda assim ser uma metrópole, a junção desses dois fatores nos trazem uma estética super interessante. A rua Dias Ferreira mostra um pouco do lado carioca da moda - assim como a Mateus Grou em São Paulo -, e conta com diversas lojas de designers nacionais extremamente criativos e talentosos. Vale o tour e ainda curtir a noite no Leblon.
Apesar de ser uma cidade praiana como o Rio de Janeiro, se engana quem acha que a linguagem de moda é a mesma. Salvador tem um olhar cheio de cores e estampas com um olhar completamente diferente. O Pelourinho é, definitivamente, um lugar para você conhecer se você ama peças artesanais e cheias de histórias, é possível ver desde calçados feitos à mão, até vestidos executados por rendeiras locais, não tem como não se apaixonar.