No fundo, no fundo, a gente sabe bem o impacto que (a maior parte) as nossas rotinas de beleza têm no meio ambiente, e de um tempo pra cá, a pauta da sustentabilidade tem chegado trazendo questionamentos de como podemos aderir a uma proposta de beleza sustentável, por exemplo, sem parecer uma grande utopia.
No mundo beauté, o Brasil está em 4° lugar no ranking de consumo de produtos, o que significa uma produção de cerca de 10 mil poluentes orgânicos persistentes e muitas - leia-se muitas mesmo - toneladas de lixo. A reflexão começa em diversos setores e os questionamentos são os maiores aliados nessas mudanças que, sendo honestas, não são tão fáceis de colocar em prática. Mas hoje, já temos bons recursos e possibilidades que nos ajudam a investir em uma beleza sustentável sem peso e nós te contamos como, vem ver:
_alternativas limpas para a maquiagem
Quando usamos discos de algodão, por exemplo, precisamos ter ciência que ele vira um lixo, vai para os aterros sanitários e geram poluição. Sentiu o peso disso? Eu também! A solução é usar os discos reutilizáveis de algodão feito de crochê. Além de um custo baixíssimo, eles podem ser lavados na máquina e removem a maquiagem facilmente. Outra substituição que podemos fazer na remoção da maquiagem é do uso de lenço umedecido, por toalhinhas de algodão reutilizáveis, que também são ótimas. Beleza sustentável, aí vamos nós!
_quantidade não é tudo
Já parou para pensar em quantos frascos de shampoo, leave-in, sabonete e entre outros produtos tem no seu banheiro? Quantos não usamos até o fim ou perdem a validade e vão para o lixo? Uma alternativa para acabar com o desperdício de produtos é primeiro terminar todos esses que tem guardado em casa e após isso, comprar de forma consciente ou começar a investir em marcas de beleza sustentável.
_podemos substituir o palito, pelo dedo
Você sabia que é possível tirar o excesso do esmalte da unha sem palito e algodão? Sim! No banho mesmo, é só dar uma esfregadinha e pronto, limpinho. Outra boa alternativa são os lencinhos removedores que, além de práticos, no final você pode usar a embalagem para guardar uma jóia, fazer um balm ou o que a sua imaginação deixar.
_antenada e sustentável
Para se adentrar na vibe da beleza sustentável, você vai precisar ser uma leitora de rótulos. Isso é importante para não ser enganada na hora de comprar produtos. Você sabia que nem toda marca que é vegana (que não testa em animais) é orgânica e 100% de ingredientes naturais? Pois é, os produtos nocivos como perolados, formaldeídos, silicone, parabenos, triclosan e outros que muitas vezes vêm mascarados por outro nome, estão presente em produtos com aparência natural. Tem que ficar esperta!
_diy nos cuidados de beleza
Óleos, folhas, frutos, misturinhas (muitas vezes as mais simples) que são feitos de forma correta, se tornam excelentes alternativas acessíveis e ecológicas para serem feitas em casa e produzir zero lixo. Exemplo disso é o desodorante natural que já falamos aqui! Tudo é uma adaptação e desejo de contribuir através da beleza sustentável para um mundo melhor.