5 dicas para organizar a estação de trabalho e melhorar a produtividade

por The Look Stealers

Parte do desafio de retornar ao trabalho depois do período de recesso e festas de fim de ano é voltar ao ritmo, não é? E uma das coisas que mais pode te ajudar a deslanchar é justamente a sua estação de trabalho. Ela está organizada? Se a resposta for não, separamos 5 boas dicas para organizar o seu ambiente e, consequentemente, melhorar a sua produtividade, respeitando os seus limites.

dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - https://stealthelook.com.br
Foto: Domino (Pinterest)


_ o que está à sua volta

Antes de dar dicas para organizar a sua mesa de trabalho, é preciso observar o que está à sua volta. Temperatura, luminosidade e som (ou silêncio) são primordiais para criar um ambiente aconchegante e estimulante na medida certa. Portanto, verifique se você está de fato confortável no espaço e redobre a atenção para a iluminação, esse é um dos pontos fundamentais no nosso rendimento: quando precisar de concentração, por exemplo, experimente trocar a lâmpada de luz quente por uma fria, branca. E fuja da luz direta do sol, ela pode atrapalhar a sua visão e fazer com que você force a vista para enxergar o monitor ou com o que estiver trabalhando, causando cansaço.

Adicionar itens que relaxam também pode ajudar - e muito. Invista, portanto, em velas perfumadas suaves ou em um difusor com óleos essenciais, que despertem a concentração. E mais: até a cor da parede que se está de frente é importante, cores como o verde e o azul estimulam o cérebro para longas horas de foco e estudo - acredite, existem estudos que indicam isso.

dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - https://stealthelook.com.br
Foto: My Scandinavian Home (Reprodução)

_ escolha a cadeira ideal para você

Muitos subestimam a cadeira de escritório, mas não deveriam. Atenção a esse item é uma das principais dicas para organizar a estação de trabalho. Uma boa cadeira é fundamental para não sofrer com dores crônicas a longo prazo e essencial para te ajudar a produzir bem no dia a dia. 

Embora não exista uma fórmula da cadeira perfeita, que sirva para todo mundo, existem sim pontos de atenção que vão te ajudar a escolher o modelo ideal. Por exemplo: regule a altura para que os pés encostem no chão, sem flexionar os joelhos, e para que os seus cotovelos fiquem apoiados de maneira confortável na mesa. E não se esqueça das costas! Uma boa cadeira é aquela que você consegue ficar o mais reta possível trabalhando, podendo inclusive ter um apoio específico para a lombar. 

dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - https://stealthelook.com.br
Foto: Club Home Decor (Pinterest)

_ atenção à altura do monitor

Outro item que está presente no dia a dia de trabalho de muitas pessoas é o computador. Antes das dicas para organizar essa peça na estação de trabalho, vamos lembrar que a tela emite uma luz azul que pode ser prejudicial à nossa saúde, portanto, aplicar filtro solar diariamente e, se você tem óculos, buscar uma lente com filtro, que proteja a sua visão, é ideal.

Dito isso, vamos à altura do monitor e como você pode organizar para que ele não te obrigue a ficar com o pescoço tensionado e curvado ao longo do dia. O que os especialistas indicam é que a tela deve estar na altura dos olhos e para isso, a melhor (e mais barata) saída é encontrar apoios que elevem o item. Vale investir em um objeto específico para isso ou usar a criatividade com uma pilha de livros ou revistas. 

dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - https://stealthelook.com.br
Foto: Bolig Magasinet (Pinterest)

_ se movimente de tempos em tempos

Outro conselho que não tem necessariamente a ver com dicas para organizar, mas é igualmente importante é se movimentar. Pois, ficar muitas horas parada no mesmo lugar pode causar dores, especialmente se a cadeira não estiver devidamente ajustada. Além disso, é impossível manter a atenção e o foco por muito tempo. Por isso, a dica é de tempos em tempos levantar e andar pelo espaço - vale praticar uma meditação, um alongamento ou simplesmente ir fazer um café para distrair a cabeça e voltar renovada.

Isso é especialmente importante quando se tem muitas reuniões por vídeo chamada no dia. Depois de um certo tempo olhando para a tela e ouvindo a discussão, você passa a não assimilar mais e ao voltar imediatamente para a lista de tarefas, não estará 100% atenta - o que, sabemos, leva a erros e retrabalho ao longo do dia.

dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - dicas para organizar - https://stealthelook.com.br
Foto: Vt Wonen (Reprodução)

_ organização X poluição visual

É muito comum anotar lembretes e espalhá-los pela estação de trabalho, mas será que isso é eficaz mesmo ou só está atrapalhando a sua organização pessoal? A resposta certa é que não existe uma resposta certa. Cada pessoa funciona de uma maneira, mas se esse jeito definitivamente te confunde mais do que te ajuda, uma das melhores dicas para organizar é limpar o espaço e comprar uma agenda física ou encontrar uma plataforma online que supra as suas necessidades. 

Afinal, pode parecer arcaico, mas listar as tarefas e metas do dia e ter controle da sua produtividade é muito eficiente - sem contar que ao final do dia, ver o quanto você progrediu (não em quantidade de tarefas, mas sim em qualidade) pode ser o boost que você precisava para deslanchar de vez na volta do recesso ou do final de semana. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar