5 dicas para ter uma relação saudável com o trabalho

por Giulia Coronato

No sistema ecônomico e social que vivemos, fica cada vez mais difícil ter uma relação saudável com o trabalho. Somos ensinados a nos doar completamente em função de nossa vida profissional e separar o pessoal do profissional é uma tarefa que poucos realizam com sucesso. Diferente do que fomos ensinados, o estresse, o cansaço mental e o burnout também podem estar ligados a trabalhos que gostamos e ambientes profissionais que não são tóxicos. Isso provavelmente se deve à forma como nos relacionamos com nosso trabalho e com nosso eu profissional. 

Além de já ter visto de perto isso acontecendo, já experienciei na pele, principalmente a partir do momento que entramos em quarentena, o home office se tornou uma realidade geral e separar a pessoa física da jurídica ficou ainda mais complicado. 

Comecei a notar diversos sinais de que meu relacionamento comigo mesma estava enfraquecido, em resposta à como eu me relacionava com o meu trabalho. Por isso, requisitei ajuda, e junto com minha psicóloga, bolamos quase que um passo a passo de como ter uma relação saudável com o trabalho, e é isso que vim compartilhar com você hoje: 

It girls - relação saudável com o trabalho - relação saudável com o trabalho - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Anastasia Matisse (Reprodução/Instagram)


_tenha hora para começar e para parar

O home office nos proporcionou uma maior versatilidade em relação aos nossos horários, conseguimos nos adaptar e ser mais maleáveis, começando o dia um pouco mais tarde, tendo mais tempo para outras atividades e sendo mais adaptáveis no geral. Mas, isso também tem seu lado negativo. Como trabalhamos de casa, e estamos a alguns passos de nosso "escritório", o que custa responder um email fora do horário? Ou trabalhar algumas horas a mais todos os dias? Custa, e custa caro. Quando não estipulamos uma hora para começar e parar, passamos literalmente o dia todo trabalhando, em alerta. Não descansamos o corpo e a mente e vivemos no modo profissional, acumulando tensão e estresse. O descanso é importante, e separar a vida pessoa da profissional também, por isso, estipule um horário para começar e parar, todos os dias. 

_aprenda a dizer não

Ninguém gosta de falar não para o chefe ou para um colega de trabalho, queremos ajudar a todos, estar disponíveis e poder fazer tudo ao nosso alcance. Mas, se você já está sobrecarregado, com a lista de to-do lotada, aprenda a dizer não. Não queria abraçar o mundo e fazer o impossível, ajudando a todos. Não estamos falando para você nunca mais ajudar ninguém ou nunca mais pegar tarefas que não sejam suas. Mas saiba o momento de dizer não, pontue que você já está sobrecarregado e não consegue assumir mais essa responsabilidade. Acredite, você não estará decepcionando ninguém, nem sendo um profissional pior. 

_não tenha medo de pontuar

Junto com o tópico anterior, aprender a pontuar e a falar é um ponto não-negociável em uma relação saudável com o trabalho. Precisamos externalizar aquilo que nos incomoda, aquilo que não nos faz bem, seja para um superior ou para alguém dos Recursos Humanos. As conversas mais difíceis, são as mais necessárias e relações são mantidas a partir de uma comunicação refinada. Por isso, aprenda a se comunicar, pontuar e falar. 

_o poder do descanso

Se teve algo que minha psicóloga me ensinou que mudou completamente a forma como eu trabalho, é que descansar é parte assídua de ser proativa. Descansar, o corpo e a mente é tão indispensável quanto trabalhar, quando falamos de produtividade. Ser proativo não é estar ativo 100% do seu tempo ou dia, e sim conseguir produzir no tempo que você tem separado para isso. Por isso, acredite, descansar é importante, é necessário e deve ser prioridade também. 

_tenha hobbies que não estejam ligados ao trabalho

Eu sempre fui o tipo de pessoa que procurava uma motivação profissional para fazer absolutamente tudo em minha vida. Só fazia cursos, lia livros, e tinha hobbies que de alguma forma iriam me aprimorar como profissional. Isso, assim como a falta de descanso e a falta de um horário, nos mantêm sempre em alerta, com o modo trabalho ligado. A vida vai muito além do trabalho, precisamos aprender a separar pessoa física de pessoa jurídica, e por mais clichê que possa parecer, alimentar nossa alma. Ter hobbies somente por prazer, que não têm um propósito profissional é uma ótima forma de relaxar a mente e estimular nossa criatividade.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar