5 hábitos saudáveis que irão mudar sua relação com o cartão de crédito e te ajudar a fugir de dívidas

por Giulia Coronato

Ter uma vida financeira organizada é o sonho da grande maioria das pessoas. Por não termos educação financeira em nossa grade curricular, nunca aprendemos a lidar propriamente com dinheiro e apesar de ser mais fácil para alguns, uma boa parte da população sofre com o desafio de se organizar e muitas vezes acaba caindo em ciladas, se enrolando em dívidas e juros. Por isso, depois de muito penar e sofrer em minhas próprias mãos, consegui me organizar financeiramente e hoje tenho alguns hábitos saudáveis que me fazem passar longe de erros. 

O cartão de crédito na mão de uma pessoa desorganizada e impulsiva é um grande perigo. Acredite, eu tenho licença poética para falar sobre o assunto. Quando tinha 19 anos fiz uma dívida enorme no crédito e lido com ela até hoje. Portanto, é mais do que necessário saber lidar com essa ferramenta, que pode ser tanto um facilitador, como uma grande cilada. A melhor maneira de aproveitar todas as vantagens que os cartões de crédito têm a oferecer sem ser atingido por taxas e juros ou prejudicar sua pontuação é fazer das boas práticas de cartão de crédito uma parte de sua rotina. Continue aqui para conferir os hábitos saudáveis que salvaram a minha vida financeira, e podem te ajudar também:

It girls - hábitos saudáveis - hábitos saudáveis - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Adual Jok Akol (Reprodução/Instagram)


tenha um controle semanal

Controlar um mês inteiro de gasto pode ser um desafio e tanto, ainda mais para quem está começando com a organização financeira, por isso, uma boa dica pode ser controlar seus gastos semanalmente, para não tomar um susto quando abrir a fatura no final do mês. Seja criando uma planilha, escrevendo os gastos em um caderno ou até usando aplicativos de controle financeiro, no final de cada semana, verifique quanto você gastou para saber se precisa ajustar seu orçamento de acordo. Seja qual for o método que você escolher, a conscientização é a principal lição aqui.

use até 30% do valor do seu limite disponível

Um dos hábitos saudáveis mais importantes para se ter com o cartão de crédito é não usar todo o seu limite disponível. Você nunca sabe o que pode acontecer, quais gastos e imprevistos podem surgir, então, permita-se gastar até 30% do seu limite disponível, para evitar lidar com dívidas e juros absurdos. Digamos que seu limite do cartão de crédito é 10 mil reais, logo, o ideal é você gastar somente 3 mil reais mensalmente. Ah, e se você tem dois ou mais cartões, a regra continua a mesma! Não é 30% do limite de cada cartão, é 30% do limite do seu crédito em geral. 

pague a fatura em dia e de uma vez

Pagar a fatura em dia é o mínimo para quem quer fugir de dívidas e juros, e é a base dos hábitos saudáveis financeiros. Os juros de cartões de crédito são hiper altos e abusivos, logo, atrasar sua fatura em um dia, vai te custar bastante dinheiro. Mas, além de pagar na data de vencimento, tente pagar sua fatura integralmente e não ir pagando aos poucos, ou pagar somente o valor mínimo. Quando você perde uma conta ou faz um pagamento atrasado, corre o risco de receber taxas, pagamentos de juros e prejudicar sua pontuação de créditos. Quanto mais saudável for sua pontuação de crédito, melhores as taxas de juros para as quais você se qualificará no futuro se precisar pedir um empréstimo.

monitore todos os seus gastos

Se você ainda não controla seus gastos, está mais do que na hora de começar, principalmente quando falamos de fatura de cartão de crédito. Anote todos os seus gastos fixos e extras e no final do mês bata o martelo no seu extrato, checando tudo aquilo que lhe foi cobrado. Erros e fraudes acontecem e você precisa estar ciente se houver um erro de cobrança ou uma cobrança errada no extrato do seu cartão de crédito. 

ou débito ou crédito

É um ou outro, e não os dois. É claro que compras maiores normalmente são feitas no crédito, por conta do parcelamento na maioria das vezes, mas no mundo ideal, é importante escolher ou débito ou crédito para focar todos os seus gastos. Fica muito mais difícil controlar nossos gastos quando usamos os dois modos e muito mais fácil de gastar mais do que devia. Então, se programe e opte por uma das opções. 

LEIA MAIS

6 hábitos saudáveis que quero incluir na minha vida financeira esse ano 

Ter um diário é minha resolução para 2022 e esses são os motivos pra você tentar também 

Fiquei um mês meditando todos os dias e o hábito saudável mudou minha vida

Você também vai gostar