6 hábitos saudáveis que quero incluir na minha vida financeira esse ano

por Giulia Coronato

Educação financeira nunca foi o meu forte. Quando tinha 19 anos fiz uma dívida relativamente alta com cartão de crédito e cheque especial, nunca soube organizar os meus gastos e muito menos como funcionavam os juros, taxas de banco e investimentos. Sai da escola direto para a faculdade, e depois para meu primeiro emprego, tudo isso sem ter a menor noção de como "ser adulto" e organizar minha vida financeira. O que me impacta negativamente até hoje! 

Saber lidar com dinheiro é a chave para uma vida mais tranquila, saudável e longe de dores de cabeça, e eu aprendi isso na marra depois de quase perder todos os fios de cabelo de preocupação ao estar com uma dívida enorme antes mesmo de completar vinte anos. Hoje, com o nome limpo e menos preocupações na cabeça - nem tanto - ainda peco com exageros e compras impulsivas, mas estou cada vez mais criando hábitos saudáveis em torno da minha vida financeira, a fim de ter o futuro que desejo. 

Então, se você, assim como eu, sempre penou para lidar com as finanças e sempre gastou mais do que deveria, continue aqui para ver quais os hábitos que quero incluir na minha vida financeira este ano, quem sabe algum deles possa também te ajudar: 

It girls - bolsa laranja - vida financeira - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Gab Bois (Reprodução/Instagram)

guardar 15% do salário

Guardar dinheiro é provavelmente o hábito mais saudável que podemos incluir em nossa vida financeira e ele é o ponta pé inicial de todas as outras práticas, além de ser indispensável para quem se preocupa com o futuro. É impossível ter uma vida financeira saudável sem adquirir o costume de poupar. Ter uma reserva de dinheiro disponível significa ter uma garantia. Seja para cobrir dívidas inesperadas, se manter por alguns meses caso perca o emprego, ou até para alcançar aquela meta e plano ambicioso que você sempre quis, como fazer uma viagem, comprar um imóvel, e por aí vai. 

Especialista sugerem que o ideal é poupar, pelo menos, 15% do nosso salário e ter uma quantia em caixa equivalente a 3 meses de despesas fixas, para garantir uma segurança extra. Mas, comece dando um passo de cada vez! Se você ainda não consegue atingir essa porcentagem, comece poupando com qualquer valor, o importante é criar o hábito e fazer dele algo contínuo. 

me pagar primeiro

Eu sempre tive em mente a noção que de precisava juntar dinheiro, mas no quinto dia útil do mês - quando o salário caía na conta - eu simplesmente pagava minhas despesas, comprava coisas, continuava vivendo a vida e quando notava, já tinha esgotado todo o meu dinheiro - inclusive, a porcentagem que deveria ter sido poupada. Por isso, outro hábito que quero incluir na minha vida financeira este ano é me pagar primeiro. Quero ter como uma despesa fixa os meus 15% de economia, então assim que o salário cair em conta, eu já pago essa quantia para mim mesma. 

ter uma planilha de gastos

Esse aqui pode parecer antiquado para quem é acostumado com grandes tecnologias e aplicativos especializados para organização financeira, mas acredite, ter uma planilha de gastos é uma das formas mais infalíveis de controlar o seu dinheiro e entender para onde ele está indo - eu nunca entendo como consigo gastar tanto dinheiro. 

Então, a minha meta para esse ano é construir uma planilha de gastos, nada muito complexo ou elaborado, mas só algumas colunas separadas por despesas fixas, supérfluos e outros, onde conseguirei entender melhor para aonde vai o meu dinheiro e o que posso eliminar de gastos para ter uma vida financeira mais saudável, tranquila e conseguindo economizar cada vez mais. 

Apesar de parecer simples e até bobo, ao registrarmos tudo o que sai da nossa conta corrente e todas as transações e compras, passamos a ter controle não só de quanto gastamos mensalmente, mas também identificamos em que categorias estão as principais despesas. 

estudar finanças e investimentos

Para quem nunca teve uma educação financeira e não sabe muito bem lidar com dinheiro, é super difícil se familiarizar com investimentos e finanças, e sei que não falo só por mim quando digo que tenho uma super dificuldade em entender esses tópicos. Por isso, uma das minhas metas para 2022 é estudar cada vez mais o assunto, com a intenção de criar uma vida financeira mais saudável. Investir nessa estudo é parte essencial dos hábitos saudáveis, e quer ter uma vida financeira equilibrada e segura pode até não ser especialista em finanças, mas precisa criar o hábito de ler e de se informar sobre o assunto para fazer as melhores escolhas possíveis com o que temos em mãos. O nosso acesso à informação hoje é quase infinito, livros, sites e portais de notícias são excelentes pontos de partida para começar a saber mais sobre o tema e ter acesso a informações que ajudarão a tomar decisões financeiras certeiras.

não comprar por impulso

Esse aqui é especialmente difícil para nós que amamos estar por dentro de todas as tendências do momento, mas é provavelmente o mais importante da lista. Por mais árduo que seja, precisamos aprender a lidar com a impulsividade e compras excessivas, principalmente se queremos ter uma vida financeira mais saudável e economizando cada vez mais. É claro que todo mundo ama fazer compras - eu mesma já me endividei com cartão de crédito de tanta compra on-line que fiz - mas precisamos criar um mindset de saber avaliar bem algo antes de comprar. 

ter metas

Tanto de curto, como de longo prazo, ter uma meta e um objetivo em mente é a chave para se manter determinado e organizada, e quando se trata de vida financeira, não é diferente. Então, quero deixar bem claro minhas metas e o que quero atingir, seja uma viagem ou um bem material mais caro, como uma casa ou um carro, e a partir disso, criar um planejamento financeiro. Acredito que ao focar nessa meta, vai manter não só minha vida financeira controlada, como vai me ajudar a tomar decisões de acordo com esse objetivo e, com o tempo, essas atitudes acabarão se tornando um hábito permanente.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar