O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA), conhecido por ser um dos mais potentes da sua categoria, mas ainda assim, um dos mais suaves. É essa dualidade que o torna um ingrediente tão popular na rotina de skincare, já que ele penetra na pele com facilidade e é adequado para diversos - se não todos - tipos de pele.
Como esfoliante químico, o ácido glicólico promove uma pele mais macia e suave. Recentemente, o TikTok (sim, ele) revelou novas formas de utilizar essa solução. através de um dueto do esteticista @mattrandon com um vídeo de @belallure, descobrimos maneiras inesperadas de usar esse ativo. Ficou curiosa? Vem ver:
para tratar caspa
Está sofrendo com a caspa e tem um ácido glicólico em casa? Faça o teste para eliminar os pontinhos brancos. Aplique algumas gotas do ácido no couro cabeludo 10 minutos antes do banho e depois lave o cabelo normalmente. Isso ajudará a remover as células mortas e aumentar a circulação.
Atenção: o recomendado é usar apenas uma ou duas vezes por semana e à noite, para evitar irritações no couro cabeludo. E claro, antes de começar, consulte um dermatologista para garantir que essa é a melhor opção para o seu caso.
para clarear as axilas
Só quem sofre com axilas hiperpigmentadas entende o drama, mas o uso seguro e controlado de ácido glicólico pode ajudar a clarear a área. Comece aplicando o produto com um algodão uma vez por semana e, em seguida, limpe a área.
para eliminar acne das costas
Outra maneira sugerida para utilizar o ativo é no tratamento da acne nas costas. Para isso, o recomendado é adicionar um pouco do ácido em um borrifador e borrifar levemente na área desejada. E aqui, novamente, comece aplicando o produto aos poucos para que a pele possa se adaptar.
para pernas macias
Está sofrendo com pelos encravados nas pernas e não sabe como se livrar? Teste aplicar o ácido glicólico em um algodão e passe suavemente sobre as áreas afetadas. Por ser um dos melhores AHAs para esfoliar a pele e acelerar a renovação celular, ele ajuda a prevenir o acúmulo nos poros.
para dar adeus ao pé ressecado
Não é fácil dar adeus aos pés rachados, mas com a aplicação de ácido glicólico, você pode conseguir uma esfoliação eficaz. Em seguida, capriche na aplicação do hidratante para deixar o pé completamente macio.
Por fim, para garantir uma utilização segura do ácido glicólico, é fundamental sempre consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. Sua orientação personalizada pode ajudar a evitar possíveis irritações ou reações adversas, garantindo os melhores resultados para sua pele.