Para começar esse texto, vou contar a história mais linda sobre o buquê de noiva: como ele surgiu! Os registros contam que a tradição do buquê surgiu para a noiva atrair bons fluidos para a nova vida de casada e espantar mau olhado e negatividades através de ervas, que eram entregues pelos convidados durante o cortejo da noiva, formando em sua mão, ao chegar no altar, um lindo buquê!
Aos poucos as ervas foram substituídas por flores e não eram mais entregues pelos convidados, a noiva já entrava com ele nas mãos.
Eu amo uma tradição, então para as minhas clientes sempre conto essa história do buquê de noiva e coloco alguns raminhos de alecrim no buquê delas!
O buquê vai muito da personalidade da noiva, ele não tem e nem deve combinar com a decor da festa. Ele só precisa combinar com a noiva, com o que ela quer transmitir, ser proporcional a altura e combinar harmonicamente com o vestido dela, pois ele chama mais atenção que as joias e assessórios.
A personalidade da noiva acaba se materializando nas flores, apesar de hoje ser muito comum um mix de espécies no buquê de noiva, algumas são peças chaves para cada estilo.
_noiva romântica
As noivas mais românticas gostam de cores claras e discretas (branco, rosa claro, tons pasteis, cor de damasco, chá) que transmitem suavidade, não “gritam” quando elas entram e atraem olhares de forma harmônica com o look escolhido. Nesses buquês sempre encontramos as rosas, peônias, lisianthus. Flores arredondadas, com pétalas, que dão aquele ar tradicional e romântico. Encontramos também as folhas de eucalípto nesse estilo de buquê, pois elas tem um verde suave e fosco, folhas arredondadas e trazem uma composição leve para o arranjo.
_noiva clássica
As noivinhas clássicas não gostam de misturar muitas flores e nem colocar folhagens. Elas geralmente escolhem o buquê todo de orquídea, ou tulipa, ou rosa inglesa... flores que são nobres, caras e transmitem aquele ar de sofisticação sem exagero. Monocromático (em sua maioria branco), clean e extremamente elegante.
_noiva boho
De uns anos para cá o boho ganhou muita força nas decorações dos casamentos e também nos buquês. Cores terrosas de bege, marron, marsala, cores que se conectam com a natureza e uma grande variedade de texturas! Flores secas misturadas com flores plumosas (como o famoso capim dos pampas), com um toque de naturais para dar vida e muito movimento. Nada de buquê redondinho e simétrico, a noivinha boho tem a personalidade livre e quer passar essa leveza, essa soltura no buquê de noiva.
_noiva colorida
Ah essas noivinhas adoram misturar! Cores, espécies, tamanhos, texturas. Buquês assim são geralmente escolhidos por noivas alegres, que enxergam o casamento como uma festa, que querem materializar nas flores alegria. É uma verdadeira explosão de emoções no buquê. Tulipas coloridas, rosas e mini rosas, lírios, dedinhos de anjo, orquídeas, eryngium, proteia, boca de leão, astilbe ... Aquele tipo de buquê que se você olhar três vezes, a cada olhada vai encontrar um detalhe antes não percebido.
_noiva fashionista
Muitas noivas modernas, ousadas e fashionistas estão abandonando o buquê e casando com uma flor. Super chic! Uma calla, uma protéia, uma orquídea. Ah essas noivas são fortes, independentes, elegantes, destemidas. Adoro!
_noiva da realeza
O buquê de noiva da realeza: nos buquês da realeza é bem comum encontrar lírio do vale, uma florzinha branquinha que tem uma linda simbologia do ‘felizes para sempre’.