5 modelos de sapato tabi que mais fazem sucesso entre as fashionistas

por Sofia Chel

Já falamos por aqui sobre os ugly shoes que mais estão fazendo sucesso entre as fashion girls em 2025 — e que continuarão em 2026. Dentre esses modelos, o sapato tabi se destaca como um dos mais desejados e controversos. A título de curiosidade, sua origem remonta ao Japão do século quinze, quando surgiu como uma meia que dividia o dedão dos demais dedos do pé e era usada com calçados de tiras.

Já em 1988, Maison Martin Margiela teve em seu desfile de estreia uma releitura do formato, transformando o tabi em símbolo de irreverência e ícone de estilo. O calçado apareceu como bota de couro com a frente dividida e se tornou assinatura da marca. Desde então, não faltaram versões de sapatos com esse detalhe polêmico circulando nas redes e no street style. Sabendo disso, separamos cinco modelos que são tendência e que aparecem com frequência nos looks de quem ama moda, assim como nós. Vem ver:

Leia também: De chinelos de dedo a FiveFingers, por que a moda está obcecada por pés?

Modelo senta na calçada com jaqueta e calça largas de tecido escuro e sapato tabi preto em couro liso, exibindo estilo
Foto: @by.regiina (Reprodução/Instagram)


5 modelos de sapato tabi que são tendência

sapatilha 

Toda fashionista que não dispensa um "bom sapato feio" provavelmente terá uma sapatilha com essa divisão entre os dedos. O modelo ganhou tanta força que a marca brasileira Agui lançou suas próprias versões com a divisória frontal, consolidando a estética controversa como uma das favoritas do momento em diferentes texturas, materiais, cores, detalhes especiais e acabamentos que deixam o calçado ainda mais interessante.

Modelo senta casualmente em banco de madeira, usando sapato tabi marrom em couro, calça cargo verde e suéter creme, com
Foto: @irisloveunicorns (Reprodução/Instagram)

loafer

O loafer é um sapato clássico e já faz algumas temporadas que as fashionistas vêm apostando na versão tabi, que quebra a expectativa da sua versão tradicional. A divisória que separa o dedão dos demais dedos muda completamente a leitura do modelo e cria um visual marcante que chama atenção a metros de distância.

tênis

Os tênis também entraram na onda dessa tendência polêmica. Nos últimos anos, o Puma Speedcat voltou com tudo aos holofotes e, embora não tenha a mesma separação entre os dedos, um atelier japonês chamado Rifare desenvolveu uma versão única para este sneaker, que ganhou destaque por ter sido criada para Dua Lipa. Já o Nike Air Rift nasceu como um modelo de performance inspirado em corredores quenianos e foi um dos primeiros tênis com a frente dividida, separando o dedão dos demais dedos. Com o tempo, saiu das pistas para o streetwear, ganhou novas cores e colaborações e hoje já é considerado um dos tênis mais desejados e procurados da temporada.

Modelo senta com postura descontraída usando sapato tabi preto de couro, calça esportiva preta, casaco de pele marrom e
Foto: @sofiamcoelho (Reprodução/Instagram)

bota 

Nessa seleção de modelos de sapato tabi que são hits, não poderíamos deixar de fora as botas, que foram as grandes responsáveis pela popularização entre as cool girls. Seja no cano médio ou no alto, elas seguem marcando presença nas produções mais fashionistas e continuam sendo uma das versões mais lembradas quando o assunto é a estética split toe.

Sapato tabi em couro vinho com modelagem Mary Jane e sola preta, combinado a jeans escuro para visual moderno e confortável.
Foto: Meraniel (Reprodução/Divulgação)

mary jane

Por fim, a Mary Jane é um modelo de sapato definido pela tira no peito do pé. Diferente de outros calçados, ela não fica presa a uma única construção. A Mary Jane pode surgir como sapatilha, scarpin, versão tipo boneca ou até com salto médio, sempre mantendo o cabedal fechado e a tira que caracteriza o modelo. Na versão tabi, ela ganha um visual mais atual e traz um toque de feminilidade e conforto que esse sapato consegue entregar como nenhum outro.