6 alimentos e ingredientes que transformaram meu metabolismo e minha digestão
Em minha jornada de emagrecimento e busca por uma vida mais saudável e completa, uma das primeiras coisas que tive que mudar, foi meu metabolismo e minha digestão. O fato de eu ser sedentária e não me alimentar bem, resultava em um metabolismo lento e um intestino que não funcionava, e isso tinha um efeito dominó, prejudicando todo o meu organismo. Como uma mudança de vida - e principalmente de dieta -, inseri em minha rotina uma série de alimentos e ingredientes que ajudaram na aceleração do meu metabolismo e transformaram por completo meu corpo.
É claro que nenhum alimento vai ser uma poção mágica que vai transformar seu organismo do dia para a noite. Na verdade, tudo é questão de uma série de hábitos saudáveis combinados, que, se seguidos com constância, vão resultar em uma mudança positiva e em um metabolismo mais rápido e funcional. Mas vamos por partes! Hoje, vou te contar quais alimentos e ingredientes me ajudaram nesse processo, e como inseri-los em sua rotina já vai ser um bom começo.
abacate
Que o abacate é um superalimento mega saudável e multifuncional, não é novidade para ninguém, certo? Mas você sabia que ele também é um dos alimentos e ingredientes que mais aceleram nosso metabolismo? Apesar de muitas pessoas acreditarem que o abacate é gorduroso e calórico, a fruta, na verdade, estimula o organismo a queimar gorduras. Isso acontece porque ele é rico em gorduras monoinsaturadas, também conhecidas como gorduras boas, que diminuem a secreção corporal de hormônios que promovem o acúmulo de gordura – como a insulina e o cortisol.
LEIA MAIS
6 receitas fáceis para aproveitar todos os benefícios do abacate
atum
Assim como o salmão, o atum é rico em Ômega 3, e sua ingestão acelera o metabolismo da glicose, impedindo que o hormônio seja liberado em excesso no organismo, o que possibilita um menor acúmulo de gordura. Além disso, o ômega 3 também estimula na produção de leptina, hormônio que está ligado à saciedade.
canela
Outro item da lista de alimentos e ingredientes que aceleram o metabolismo e melhoram a digestão, é a canela. Conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela promove uma ação termogênica no organismo ao ser consumida, principalmente quando acompanha chás ou frutas. Além disso, ela também ajuda a controlar o colesterol alto e o diabetes. Demais, né?
gengibre
Nós amamos superalimentos multifuncionais que agem como um elixir em nosso corpo, e o gengibre é literalmente assim. A raiz tem propriedades relaxantes, anti-inflamatórias, antioxidantes, vasodilatadoras e anti coagulantes, que melhoram a elasticidade e o relaxamento das artérias, facilitando a circulação e ajudando a equilibrar a pressão alta. No quesito metabolismo, o ponto alto do gengibre é sua função termogênica, que aumenta a produção de calor e, consequentemente, do suor por conter altas doses de 6-gingerol e 8-gingerol. Tanto o chá feito de gengibre quanto os sucos e as vitaminas em que ele é adicionado, dão um boom em nosso organismo!
LEIA MAIS
O que são superalimentos e por que você deve incluí-los em sua rotina?
brócolis
Tem quem diga que o brócolis é a supremacia das verduras e legumes, e não é à toa! Poderoso antioxidante, o brócolis traz muitos benefícios para nosso corpo, já que fortalece o sistema imunológico e fornece fibras importantes para ajudar no funcionamento do intestino. O metabolismo é acelerado por conta da quantidade de vitamina C e cálcio presentes no brócolis, o que promove uma queima de gordura. Já a clorofila, que também está presente em altas quantidades no vegetal, ajuda a desintoxicar o fígado e aumenta a produção de energia.
amêndoa
Além de ser rica em gorduras boas e conter altos níveis de magnésio e cálcio, as amêndoas ajudam o corpo a produzir mais melatonina. Isso, combinado com o fato de as amêndoas serem boas fontes de proteína, faz dela um ingrediente super poderoso. Mas, atenção! É necessário ter moderação na hora de consumi-las, já que são bem calóricas.