6 dicas de lavagem para não desbotar suas roupas pretas

por Giulia Coronato

Eu sou suspeita para falar de roupas pretas e looks all black. Desde que me conheço por gente, sou fã de produções sóbrias e monocromáticas, e acredito que poucas coisas são tão sofisticadas, descoladas e versáteis como um look inteiro preto. É claro que essa paixão pede um certo cuidado, principalmente quando falamos na manutenção das peças pretas, que tendem a desbotar e perder a tonalidade rapidamente. Mas acredite, depois de anos tentando aumentar a vida útil de minhas roupas dessa cor, tenho muitas dicas de lavagem na manga. 

Então, se você sempre acha que suas peças pretas ficam esverdeadas ou azuladas em poucos meses, continue aqui que eu vou te mostrar alguns truques de como evitar que isso aconteça, e como fazer com que elas continuem com a cor original por toda sua vida útil! Confira:

It girls - dicas de lavagem, roupas preta, all black - dicas de lavagem - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Anouk Yve (Reprodução/Instagram)

não use água quente

O ideal é sempre seguir as normas de lavagem da peça, mas, no geral, evite usar água quente na lavagem de roupas pretas e coloridas, pois as altas temperaturas contribuem para o desbotamento das mesmas. Então, nada de colocar água fervendo ou deixar sua máquina no modo água quente. A água gelada é sua grande aliada! 

evite deixar de molho

Normalmente, quando uma peça tem alguma mancha, o primeiro pensamento que temos é colocá-la de molho. Mas é importante evitar deixar suas roupas pretas imersas por muito tempo, principalmente quando for só na água ou sabão. Existem outras formas de remover manchas e sujeiras, e essa técnica só vai soltar cada vez mais a tinta do tecido. 

It girls - dicas de lavagem, roupas preta, all black - dicas de lavagem - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Maria Alia Al Sadek (Reprodução/Instagram)

lave as peças do avesso

Essa é uma das dicas de lavagem mais valiosas que já recebi, e serve tanto para roupas pretas, como para calças jeans. Lavar as peças do avesso vai garantir que elas fiquem limpas e cheirosas, sem prejudicar a aparência e a cor da frente do tecido. 

adicione um pouco de sal na água

O sal funciona como um fixador de cores, é normal por exemplo, quando tingimos alguma peça, deixarmos ela de molho no sal e no vinagre para ajudar na fixação da tintura. Por isso, uma das dicas de lavagem para suas roupas pretas se manterem pretas com o tempo, é colocar um pouco de sal na água, seja jogando um pouco na máquina ou esfregando nas mãos com um balde. Apesar de não parecer, faz toda a diferença! 

It girls - dicas de lavagem, roupas preta, all black - dicas de lavagem - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Vivian Hoorn (Reprodução/Instagram)

use vinagre

O vinagre é um excelente produto para tirar manchas das roupas pretas e coloridas, pois, além de eliminar por completo a sujeira, ele não prejudica a tonalidade do tecido. Pegue a roupa manchada, ensaboe com sabão em barra neutro e pingue três gotas de vinagre branco sobre a mancha. Aguarde cerca de uma hora e prossiga com a lavagem como de costume. Outra dica super legal para evitar a descoloração indesejável de uma peça preta, é acrescentar uma colher de chá de vinagre durante o enxágue. Com esse processo, as manchas saem e a roupa continua com a sua coloração intacta!

It girls - dicas de lavagem, roupas preta, all black - dicas de lavagem - Inverno - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Chanel McKinsie (Reprodução/Instagram)

seque na sombra e não use pregadores

Não é só com dicas de lavagem que você vai proteger suas peças pretas, temos que nos atentar também à secagem. Por exemplo, não seque a roupa no sol. Expor as peças ao calor e a luminosidade excessiva, desbotam e tiram o brilho natural do tecido. Prefira secar sempre na sombra e num local bem ventilado e arejado. 

Ainda falando de secagem, evite pregadores na hora de estender suas peças! A cor preta é mais suscetível a marcas. Por isso, evite encher suas roupas de pregadores. Um truque que funciona é estender a roupa ao meio e do lado avesso, protegendo a aparência e a tonalidade do tecido. 

LEIA MAIS:

Porque você deveria lavar suas roupas novas antes de usá-las

Para lavar roupas direito: o que significam os símbolos de lavagem

O guia de como lavar o sutiã

Você também vai gostar