Porque você deveria lavar suas roupas novas antes de usá-las

por Izabela Suzuki

Ao comprar aquela camisa social impecável que você estava sonhando há meses, é normal ter aquela vontade de usá-la no mesmo dia — e até mesmo sair da loja com ela no corpo —, parece ser inevitável, certo? Pelo menos, comigo, é assim, e acredito que com você, cara leitora, não deva ser tão diferente. Por serem peças novas, é comum imaginar que são roupas limpas, mas ambas sabemos que ela pode ter sido experimentada por várias outras pessoas, e mesmo que compradas on-line, possivelmente passaram meses dentro de caixas e em estoques. Por isso, sim, você deve lavar suas roupas novas antes de usá-las. 

E não somos só nós que estamos dizendo isso, essa prática é recomendada por dermatologistas também, já que ela remove agentes irritantes das roupas — e dessa forma você evitar possíveis alergias no corpo —, além de prevenir, até mesmo, de condições mais graves. Bom, se você ainda não adquiriu esse hábito, continue lendo para descobrir mais sobre o porquê de lavar suas roupas novas.

@lisasaysgah - roupas penduradas em uma arara vermelha - lavar as roupas novas - Inverno  - roupas penduradas - https://stealthelook.com.br
Foto: @lisasaysgah (Reprodução/Instagram)

remoção de agentes irriantes

Algumas roupas são frequentemente tratadas com repelentes para manchas, fixadores de cor ou intensificadores de maciez. Claro que esses agentes podem não causar nenhum dano a maioria das pessoas, no entanto, para quem possui a pele sensível, muitos desses produtos são responsáveis por causarem alergias como dermatite e, de acordo com artigos do National Academies Press dos Estados Unidos, até mesmo erupções cutâneas em casos mais graves. 

Isso é válido tanto para roupas novas compradas pela internet ou pessoalmente, até para aquelas peças vintage que garimpamos nos nossos brechós favoritos, que apesar de todo cuidado que as envolve — trabalhei por um ano em um, por isso, sei que são bem tratadas! -, não impede de terem sido provadas anteriormente. 

elas são mais manuseadas do que você pensa

Pense que é bem provável que a sua peça tenha passado por muitas mãos antes de chegar a sua, desde o início da produção, até finalmente ir para as araras das lojas ou estoques. Sem mencionar as inúmeras provas, por isso, por que arriscar, né? Bom, e você não precisa ter medo de desgastar suas roupas novas ao lavá-las, basta se atentar aos símbolos das etiquetas — se é indicado uma lavagem mais delicada, à mão ou se ela aceita ou não alvejantes. 

LEIA MAIS: Para lavar roupa direito: o que significam os símbolos de lavagem

A boa notícia é que boa parte dos ácaros, fungos ou substâncias químicas vão embora na primeira lavagem. E, de acordo com uma matéria no UOL, assim que concluída a etapa da lavagem, também é super válido estender as roupas em um local arejado ou no sol.

@lisasaysgah - coletes de tricô variados - lavar as roupas novas - Inverno  - estendidos no chão - https://stealthelook.com.br
Foto: @lisasaysgah (Reprodução/Instagram)

dicas de lavagem

Em uma entrevista ao portal Byrdie, o colecionador e designer, Greg Armas, disse que “quanto mais água quente, melhor. A maioria das roupas pode lidar com água quente — lembre-se de checar o rótulo de cada uma. É a secadora quente que normalmente danifica as roupas e não teria nenhum efeito na esterilização, pois isso aconteceria na lavagem.” Para ele, o sol também é um aliado na hora de pendurar as peças. 

Greg finaliza dizendo que uma lavagem suave é sempre a melhor opção para garantir longevidade às peças, e que ambos princípios se aplicam tanto às roupas novas, quanto às vintage.

resultado final

Cara leitora, não se preocupe se surgir algo de última hora e você não tiver tempo para lavar aquela peça nova que você garantiu no caminho de casa. Sem neuras, fazer isso uma vez ou outra não é motivo para ficar preocupada — a não ser que você tenha uma pele muito sensível, nesse caso, lembre-se sempre de procurar um médico, ok? Porém, a conclusão é clara, dos dermatologistas aos fabricantes e comerciantes de peças de segunda mão, é sempre uma boa ideia — e recomendado — lavar suas roupas novas antes de serem usadas, amadas e cuidadas por você! 

LEIA MAIS:

Descobrimos a melhor maneira de cuidar das suas roupas

Como renovar peças antigas e garimpadas

Como deixar suas roupas perfumadas e fazer com que elas durem mais

Você também vai gostar