Como renovar peças antigas e garimpadas

por The Look Stealers

Quem gosta de garimpar peças vintages e achados únicos, sabe o quão desafiador pode ser. Além do desafio de encontrar o item ideal, muitas vezes nos deparamos com peças furadas, manchadas ou danificadas e trazer elas para um contexto mais contemporâneo e deixá-las com cara de nova pode ser complexo. Por isso, saber renovar peças antigas é uma habilidade valiosa. 

Para nos ajudar nessa missão e deixar nossos achados de brechó com aspecto renovado e estiloso, convidamos a Rayssa Esteves, dona do brechó ESTEVES CLUB, para compartilhar conosco alguns truques de como higienizar, reformar e renovar peças antigas garimpadas. Confira:

It girls - renovar peças antigas, brecho esteves - como renovar peças antigas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: ESTEVES CLUB (Reprodução/Instagram)

primeira, conta um pouco pra gente de você, do seu trabalho e do seu brechó!

"Eu sou a Rayssa, tenho 22 anos, trabalho com brechó desde 2019 porém sempre estive ligada a esse mundo de peças de segunda mão. Desde pequena ia com meus pais em bazares comprar roupas e móveis, isso acabou se tornando uma paixão e quase um vício. Comecei a vender minhas próprias peças como desapego no meu Instagram pessoal e meu público acabou se identificando muito com meu estilo, pedindo cada vez mais peças. A partir daí comecei a ver isso como uma oportunidade de ter o meu próprio negócio, então criei o perfil do ESTEVES CLUB brechó e desde então não parei mais.

qual o primeiro passo para a higienização de uma peça garimpada?

"Eu sempre começo fazendo a triagem de todas as peças, separo por cores e por estado que cada uma se encontra. As peças mais danificadas têm um cuidado maior. Por exemplo, essas mais danificadas uso produtos mais específicos e começo a higienizar com a peça seca mesmo. Produtos como Semorin, clorox, vinagre e álcool."

a lavagem tem que vir antes dos possíveis consertos?

"Sim, depois do garimpo a primeira coisa que eu faço é higienizar todas as peças, depois que estão limpas começa a segunda parte da curadoria que são os  concertos, tirar pelinhos, bolinhas e possíveis remendos.” 

existe algum truque para removar manchas?

"Demais! Eu sempre brinco que crio diversas poções! Faço vários tipos de combinações com produtos de limpeza diferentes. O que eu mais uso é a dupla de Semorin tira ferrugem + clorox. Aplico os dois juntos, com a peça ainda seca, a mistura vai formar uma espuma, após a aplicação deixo cerca de 20 minutos no sol e pode acreditar que tira todas as manchas!” 

It girls - renovar peças antigas - renovar peças antigas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: ESTEVES CLUB (Reprodução/Instagram)

qual a melhor forma de tirar aquele cheirinho de roupa guardada?

"O álcool ajuda muito a tirar o odor das peças! Você pode usar ele junto com o amaciante na hora de bater as roupas na máquina de lavar. Se a peça ainda assim apresentar um cheiro forte, aconselho deixar de molho com água + álcool + vinagre de limão e sabão em pó."

e quando falamos de peças brancas, que normalmente ficam amareladas, como higienizá-las da melhor forma?

"Sinceramente, hoje em dia eu só uso o sabão líquido de coco que eu mesma faço em casa, super caseiro e eficiente. Dentro dele tem sabão de coco em pedra, detergente de coco, clorox, anil líquido, bicarbonato e sal. Sempre deixo as peças brancas de molho com essa misturinha no sol, isso ajuda MUITO a tirar as manchas amareladas, depois disso esfrego bem elas e finalizo mais uma vez deixando de molho com água e anil líquido."

It girls - renovar peças antigas - renovar peças antigas - Verão - Street Style  - https://stealthelook.com.br
Foto: ESTEVES CLUB (Reprodução/Instagram)

qual passo a passo que você faz com as roupas do seu brechó?

1 - separo todas as peças por cor;

2 - bato as peças no tanque com sabão em pó e álcool; 

3 - tiro elas do tanque e esfrego no chão com sabão de coco;

4 - as peças mais sujas deixo de molho com as poções;

5 - finalizo as peças na máquina de lavar, fazendo todo o processo da máquina. 

e por último, existe alguma dica valiosa que você queira compartilhar?

"Sim, um produto que algumas pessoas ainda não conhecem e eu uso ele há muito tempo é o clorox, ele tira todo tipo de mancha, e pode ser usado em peças coloridas também! Outra dica que eu sempre indico fazer é o sabão de coco caseiro que citei acima, sai muito mais barato, rende mais e tira tudo que é mancha.”

Leia mais

Dicas de como garimpar roupas em brechó 

O que é upcylcing na moda e quais marcas se destacam nesse meio

Para lavar roupa direito: o que significa os símbolos de lavagem 

Você também vai gostar