6 dicas para quem quer começar a meditar

por Giulia Coronato

Apesar de estar cada vez mais em alta e cada vez mais fazendo parte da rotina e do cotidiano de pessoas ao redor do mundo, a meditação é uma prática ancestral, com raízes nas sociedades orientais. E não é à toa, meditar é um dos hábitos mais saudáveis que podemos ter, a técnica desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade, foco e inteligência emocional, além de diminuir a ansiedade e ajudar no tratamento de doenças psicológicas. 

É impossível negar que a pandemia e o contexto atual que estamos vivendo tenha impactado a saúde mental de todos nós. Com o passar dos dias e dos meses, o desgaste físico e mental tomaram conta e muitas pessoas recorreram à Internet para encontrar soluções. As buscas por meditações e dicas de como começar a meditar aumentaram quase 50% no Pinterest desde o início da pandemia, e a procura pelo termo "meditação" bateu o recorde de interesse dos últimos cinco anos no Brasil, segundo dados do Google Trends.

Aqui mesmo, em nosso time, tivemos diversas pessoas que nunca tinham dado uma chance a meditação e finalmente começaram e se surpreenderam com os resultados e com a melhora da saúde mental desde então. Por isso, para ajudar você aí do outro lado que quer melhorar sua qualidade de vida e se sentir melhor no seu cotidiano, vem ver as 6 dicas para finalmente começar a meditar

It girls - Meditação - Wellness - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Catharina Dieterich (Reprodução/Instagram)


_reserve um horário

Para vermos os benefícios da meditação a longo prazo, é necessário que o a prática vire um hábito e faça parte de sua rotina. Escolha o momento mais calmo do seu dia e reserve alguns minutinhos para sentar em silêncio consigo mesma. Pode ser assim que acorda, antes de dormir, no horário de almoço, escolha aquilo que for melhor para você e para sua agenda. O mais importante é ter em mente que essa hora é para meditar e cumprir essa "tarefa" todos os dias da semana. 

_vá para um lugar silencioso

A meditação necessita de concentração, por isso é ideal ter um lugar silencioso e que você se sinta confortável para começar. O silêncio ajuda na concentração e não permite que distrações apareçam. Então, não tente meditar no sofá da sala com a família por perto, isso só irá te desgastar e te frustar, pois você não vai conseguir se concentrar. 

_conforto em primeiro lugar

A meditação envolve um profundo estado de relaxamento e, para relaxarmos, precisamos estar confortáveis. Então esteja em roupas confortáveis e, o mais importante, esteja em uma posição confortável. Não há posição certa para meditar, a posição certa é a que te deixa mais a vontade. 

_começe com a meditação guiada

Para a maioria das pessoas, a concentração inicial é extremamente difícil e muitos de nós, que estão só começando a prática da meditação, ficamos perdidos quando sentamos para meditar pela primeira vez. Graças à tecnologia esse problema foi resolvido e hoje existem diversas meditações guiadas, em aplicativos, vídeos no youtube e streamings. Outra plataforma que tem muito conteúdo bom sobre meditação para iniciantes é o Pinterest, aqui em baixo selecionamos 3 das nossas favoritas:

Meditação diária

Mantras pela manhã 

Meditação para iniciantes 

A musa Gisele Bündchen lançou em parceria com o Insight Timer, um dos maiores e mais conhecidos aplicativos de meditação, sua primeira meditação guiada "Esperança em Tempos de Incerteza". A meditação está disponível gratuitamente no aplicativo e todos os meses serão liberadas novos áudios guiados pela modelo. 

_atenção à respiração

A respiração é um dos passos mais importantes da meditação e em toda prática devemos nos atentar ao ritmo e o fluxo de nossa respiração. Pois é quando finalizamos o ciclo da respiração que conseguimos nos tranquilizar, relaxar e absorver muitos benefícios. Existem diversas respirações que podem ser feitas durante a meditação, algumas delas são: Pranayama, Ujjayi, Kapalabhati, entre muitas outras. 

_persista e insista

Assim como todo hábito que queremos criar, quando queremos começar a meditar, no início é necessário ser regrada, insistir e persistir. Não adianta meditar 5 minutos no primeiro dia e depois ficar vários dias sem meditar. A meditação precisa ser constante e precisa ter uma frequência. Por mais difícil que seja no começo, insista! No futuro você não irá se arrepender e vai agradecer por ter persistido.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar