Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez a frase “a gente é o que a gente come”, certo? E apesar do clichê e do significado simbólico, a expressão é uma grande verdade. Os cuidados com a alimentação são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, e o que ingerimos diariamente faz toda a diferença em como nos sentimos e agimos em nosso cotidiano. Então, se você anda se sentindo pra baixo e desanimada, talvez, incluir ingredientes e alimentos que dão energia na sua rotina, sejam a solução.
Então, para te ajudar a ter uma vida mais saudável, listamos alguns alimentos que dão energia - e não são um café expresso - que vão beneficiar muito o seu organismo. Confira:
açaí
Rico em carboidrato, a fruta típica brasileira é uma super forma de obter a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, o ingrediente é uma rica fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol, e rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.
aveia
A aveia é um ingrediente poderosíssimo, né? Além de ser um curinga na culinária saudável, o cereal é um dos alimentos que dão energia sem sobrecarregar o corpo. Rica em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, e fonte de fibras solúveis. Estudos mostram que esses nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.
salmão
Além de saboroso e versátil, o salmão é um peixe poderoso para nossa saúde! Grande fonte de ômega 3, o salmão ajuda a reduzir o colesterol e diminui o risco de doenças cardíacas. Além de ser rico em proteínas, vitamina B6, niacina e riboflavina, que ajudam a converter os alimentos em energia. Prepare ele no forno ou coma cru para não remover os nutrientes.
chocolate
Possivelmente o mais amado na lista de alimentos que dão energia. O chocolate - principalmente o meio amargo - pode ser super benéfico para nosso corpo e organismo. O chocolate contém um estimulante natural chamado teobromina (similar à cafeína) que nos fornece energia e melhora nosso humor. Além disso, o chocolate amargo é rico em flavonoides, que são ótimos para a saúde do coração e antioxidantes. Mas claro, evite exageros e opte por um chocolate de qualidade.
maca peruana
A maca peruana é um superalimento que cada vez mais ganha espaço nas dietas e na vida dos gurus de wellness. E não é à toa! Entre os diversos benefícios da raiz, está a diminuição do cansaço e da fadiga. Além de ser um dos alimentos que dão energia ao nosso corpo, ela é uma super fonte de vitaminas do complexo B, selênio, vitaminas C e E, que possuem ação antioxidante. Vale a pena começar a consumir!
oleoginosas
As oleaginosas - nozes, castanhas e amêndoas - são outro ingredientes poderoso e cheio de benefícios para nosso organismo. Boas fontes de proteína vegetal, gorduras insaturadas e nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, colesterol e dos triglicérides, as oleaginosas também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse e aumentam a produção de energia.
LEIA MAIS
Shot de imunidade: o que é, quais os benefícios e como preparar
6 receitas fáceis e gostosas para você testar no café da manhã
Como preparar um bowl de salada digno das Kardashians