6 truques para conseguir dormir melhor e mais cedo

por Giulia Coronato

Nossa rotina de sono pode ser um ciclo vicioso e cansativo. Tentar dormir melhor e mais cedo, muitas vezes é frustrante e angustiante, principalmente quando bate a cobrança e precisamos acordar cedo no dia seguinte. Muitas vezes passamos horas deitada na cama mexendo no celular e quando vemos já é madrugada, custamos a adormecer e acordamos mais cansadas do que fomos dormir, ao invés de deixar que nossa mente vagueie por um descanso completo e feliz. 

Se você se identificou e custa a ir para a cama cedo ou não sabe como fazer para dormir melhor, essa é pra você. Abaixo você irá encontrar 6 truques e dicas de como melhorar suas noites de sono, dormir mais rápido e acordar mais descansada e disposta do que nunca. Fique aqui que você não irá se arrepender: 

It girls - cama branca, dormir melhor, máscara facial, iphone - dormir melhor - Primavera - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Hanna Schonberg (Reprodução/Instagram)

pegue leve na cafeína

O excesso de cafeína no corpo é um dos maiores culpados e responsáveis por uma má qualidade de sono. A maioria das pessoas ingere cafés, chás e outras bebidas ricas em cafeína durante todo o dia, pensado que não influencia na hora de dormir, o que é um super engano! O recomendado por nutricionistas e estudiosos do sono é parar de ingerir cafeína - principalmente café - por volta das 13h. Esse é um dos principais truques para dormir melhor e realmente descansar durante o sono. 

crie uma rotina noturna

Acenda uma vela, coloque algumas músicas relaxantes, aplique uma máscara facial ou assista a um vídeo de ASMR. Esta parte do dia é para ser tranquilizante, e não rígida e cheia de responsabilidade, então torne-a agradável! Um banho quente também sempre cai bem antes de dormir. Isso ajudará a relaxar a mente e o corpo e a deixá-lo com um clima aconchegante para pular na cama e descansar. 

não passe o dia na cama

Principalmente se você trabalha de casa! A cama tem que ser estritamente um local de descanso, então não faça nenhuma outra atividade deitada ou sentada na cama. O seu quarto deve ser seu santuário do sono, e pode acreditar, privar aquele espaço para o descanso e o relaxamento te farão associar o quarto ao sono, te fazendo dormir melhor e mais rápido!

controle seu tempo de tela

Esse é óbvio, mas super difícil de colocar em prática. Todo mundo ama deitar e ficar mexendo no celular até o olho pesar, mas esse hábito é super prejudicial para nossa saúde e para a qualidade do sono. Então, se discipline! Controle seu tempo de uso de telas, tanto do celular, como notebook, tablets e televisões, principalmente perto da hora de dormir. Se você precisa relaxar enquanto está na cama, tente ler um novo livro, ouvir um podcast, meditar...

se exercite

Ter uma rotina de exercícios e se exercitar todos os dias é uma das formas mais infalíveis que existem de dormir melhor e realmente descansar. Ao longo do dia, isso vai despertar uma energia extra no seu corpo, mas com a chegada da noite, você estará confortavelmente exausto dos exercícios e pronto para descansar.

medite ou faça exercícios de respiração

A meditação é uma forma infalível de relaxamento e funciona com precisão na hora de dormir. Se você se distrai meditando sozinha ou não consegue relaxar por completo, procure aplicativos de meditação guiada ou vídeos no Youtube que te guiam ao relaxamento somente com áudio. Feche os olhos, foque na respiração e tranquilize sua mente até cair no sono, pode acreditar, você nem notará a transição.

Você também vai gostar