O cabelo poroso é aquele que apresenta muito frizz, ressecamento, falta de brilho e definição no caso dos fios crespos e cacheados. Esses sinais se dão pelo fato do cabelo estar com as cutículas totalmente abertas, assim, fica áspero e embaraça com facilidade.
Existem alguns fatores que deixam o cabelo poroso como coloração, procedimentos químicos ou uso constante de ferramentas de calor. Assim, o cabelo não consegue reter muita água, podendo chegar à porosidade em até três estágios: baixa, média e alta.
Apesar de sentir os sinais citados acima, você ainda não tem certeza se o seu cabelo está poroso? Então, calma que te ensinamos como descobrir. Encha uma tigela de água e coloque um fio de cabelo limpo, para não ter o acúmulo de nenhum produto. Em seguida, observe se ele afunda ou flutua no topo da tigela. Se ele flutuar, é sinal que a sua porosidade está baixa, se ele afundar, o cabelo está com a porosidade alta, logo, precisa de um cuidado especial. Abaixo, nós te contamos quais são esses cuidados e como dar adeus ao cabelo poroso. Vem ver:
antes de tudo, faça um corte
A gente sabe, nem sempre queremos ouvir a indicação de um corte de cabelo, mas se o seu fio está muito danificado, não há nada melhor do que aparar as pontinhas. Esse passo vai ser a melhor maneira de começar o caminho para ter um cabelo saudável e forte.
minimize - ou abandone - o secador e chapinha
As ferramentas de calor são algumas das causas do cabelo poroso, então, enquanto você deseja revitalizá-lo, minimize drasticamente o uso do secador, chapinha e qualquer outro produto de calor. Nos dias que você for secar o cabelo, não se esqueça de caprichar no protetor térmico para minimizar os danos da ferramenta de calor nos fios.
adote produtos que devolvem a umidade
Depois, dê uma olhada nos produtos que você usa e veja quais pode mudar. Se utiliza algum com sulfato, a nossa recomendação é dar uma pausa, pois esse ingrediente é altamente agressivo e secante, algo que seu cabelo poroso deve fugir.
Invista naqueles hidratantes que vão devolver a umidade ao fio, reduzindo o frizz. Cremes, óleos e manteigas são capazes de hidratar e fortalecer seu cabelo poroso. Abaixo, nós te indicamos alguns deles:
e proteína
Além dos produtos que devolvem a umidade, adote também uma dose de proteína. O ingrediente pode fortalecer o cabelo, mas deve ser usada com cuidado porque também pode ressecar. Por isso, siga as recomendações do produto escolhido.
e uma máscara hidratante
O cabelo poroso precisa de muita hidratação, então invista em um cuidado semanal, afinal, o nosso objetivo é controlar as madeixas danificadas e, ao mesmo tempo, promover um crescimento saudável. Para isso, adote máscaras hidratantes semanalmente, seguindo sempre a recomendação de uso.
que tal testar o acidificante?
Como falamos lá no início do texto, o cabelo poroso é aquele que possui as suas cutículas abertas, por isso, o acidificante pode ser um excelente tratamento. O produto ajuda a fechar as cutículas, garantindo fios mais saudáveis, bonitos, macios e fáceis de pentear. Algumas marcas recomendam trocar o condicionador pelo uso do produto, mas a dica é ler as instruções do acidificante que você escolheu.
adote alguns mimos
Por ser super frágil, o cabelo poroso precisa de alguns cuidados - e mimos. Primeiro, desembarace seus fios com um pente de dentes largos, começando das pontas até a raiz. Além disso, vale também trocar suas fronhas, escolhendo uma de seda ou cetim, pois ela é capaz de manter a umidade que o algodão absorve dos seus fios.
Se quiser proteger ainda mais, invista na touca do mesmo material e voilá.
Nós sabemos que a ansiedade para ter o cabelo recuperado e saudável é grande, mas tenha paciência. Pode levar semanas ou até meses para que você note a diferença nos fios. O importante é se manter firme no cuidado para em breve poder exibir por aí o seu cabelão.