7 Dicas Práticas Para Dar Um Boost no Seu Instagram – Segundo a Nossa Social Media

por Carol Carlovich

Ah, o Instagram! A rede social mais amada (e odiada por alguns, claro!) do momento pode significar muitas coisas diferentes para muitas pessoas diferentes. Para mim, uma estagiária de social media, a rede é o "lugar" em que mais gasto meu tempo: seja procurando referências de fotos, legendas, feeds interessantes, stories diferentes, ou até sendo influenciada a querer comprar algumas coisas... Como passo todo esse tempo por lá, adquiri uma certa maestria (e, como podemos ver, nenhuma modéstia) na arte de Instagramar.

Não importa para qual fim você use a rede: se você quer crescer com a sua marca, quer se firmar como influencer digital ou só quer compartilhar algumas fotos com legendas sem sentido e uma estética bacana - esse post contém um total de 0 (zero) regras e 7 (sete) sugestões - baseadas na minha experiência - de como você pode tornar seu perfil AINDA melhor e se conectar com o maior número de pessoas. Mas sem neura, afinal, apesar de poder ser muitas coisas, o Instagram continua sendo só uma rede social. Vem comigo:

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1 - EDIÇÃO

Se você curte tirar fotos e faz isso regularmente no seu dia a dia, sabe que o modo como você as trata depois de tirá-las é muito importante. Muita gente acha que pra compor um feed lindo, é necessário se manter no mesmo filtro sempre, mas esse pensamento é um tanto quanto equivocado. Primeiro porque você pode simplesmente não querer adicionar filtro algum às suas fotos: sim, essas pessoas existem e geralmente são adeptas de uma estética super cool, que eu particularmente adoro! Um exemplo é a Julia Levenstein, uma das nossas fashion girls favoritas, que usa nada ou quase nada de filtro! Mas se você, assim como eu, gosta de acentuar algumas cores e dar um tchans a mais às suas fotos, o VSCO é a ferramente perfeita. Para os fotógrafos amadores, o app é ideal porque tem vários recursos de correção de cor, saturação, balanço de branco, claridade, foco etc. Apesar de muitos filtros serem pagos, o VSCO fornece algumas opções básicas de graça e faz o trabalho muito bem! No STL, sempre usamos os filtros da família "E", que são quentes e destacam vermelhos, rosas, laranjas e amarelos (mas nunca deixamos o nível no 100%) e adicionamos um pouco de granulado. No meu instagram pessoal, prefiro os filtros das famílias "J" e "A", filtros frios (que destacam verdes, azuis e neutros). Na hora de editar, não se preocupe em sempre manter o mesmo padrão. Procure, sim, manter a sua linguagem: filtros frios com filtros frios e quentes com quentes!

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2 - COMPOSIÇÃO

Na hora de juntar várias fotos em um board, é fato que algumas ficam melhores ao lado de outras. Mas por que? A composição de imagens faz parte da teoria da comunicação visual - mas como esse papo é muito profissa e sério pra um guia rápido e prático, eu só vou te dizer que nosso olho "aprecia" composições em que há harmonização e descanso. É como se o nosso olhar precisasse de algumas imagens mais "limpas" entre outras mais "intensas" para assimilar bem uma estética. Claro que o seu objetivo pode ser passar outra imagem que não a harmônica, mas se você deseja manter um feed minimamente organizado, a dica é simples: tente intercalar pessoas, objetos, paisagens e detalhes de tal forma que esses elementos não se repitam um ao lado do outro. O UNUM, aplicativo que uso tanto pro STL, quanto para o meu instagram pessoal, me ajuda a verificar e planejar o feed antes de postar. Desse jeito, consigo visualizar na prática como as fotos se comportam uma ao lado da outra - e você se surpreenderia como a regra é quase sempre quebrada, já que o nosso olhar funciona bem diferente na prática do que na teoria! 

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Foto: Carol Carlovich (Instagram)

3 - FEED POR PALETA DE CORES

Nesse esquema de composição, você pode selecionar inúmeros padrões, estéticas e critérios que cabem somente a você. Um deles é a composição a partir de uma paleta de cores. Ultimamente, no meu instagram pessoal, tenho repetido bastante as cores preto e branco - sempre presentes nas minhas fotos, porque amo e sinto que me representam esteticamente - e vermelho e azul. Mas como eu disse, isso vai muito do que você deseja transmitir, do seu gosto particular e de como as suas fotos se comportam juntas. As cores são apenas um dos inúmeros critérios que você pode adotar na hora de compor o seu feed.

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Foto: Steal The Look (Instagram)

4 - FEED POR HARMONIZAÇÃO

No STL, usamos outros critérios, já que não produzimos 100% do conteúdo que estará lá e priorizamos, sempre, veicular as últimas notícias e tendências do mundo da moda e da beleza. Não dá pra controlar a cor de tudo desse jeito, né? Mas dá sim pra compor o feed de tal forma que o colorido se complemente e que as fotos tenham "respiros" entre si. É aqui que entram as frases inspiracionais, fotos de detalhes e #moods que a gente tanto gosta de usar no perfil do @stealthelook. Além de trazerem um toque fun - super característico da nossa equipe e plataforma - essas imagens funcionam como um descanso para quem olha o feed como um todo. O resultado? Todas as cores possíveis e imaginárias em uma composição, sem perder a organização.

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Foto: Steal The Look (Instagram)

5 - LEGENDAS

Mas o instagram não é feito apenas de imagens! Como uma boa rede social que é, a plataforma nos permite expressar pensamentos e mensagens verbais através das legendas! Se você é do tipo que sempre escolhe uma letra de música ou uma palavra única e misteriosa para legendar suas fotos, não tem problema! Mas a gente descobriu por aqui que as legendas engraçadas e vida real são sempre as que as pessoas mais se identificam. Então fica aqui a sugestão: dá super pra bombar no instagram sendo você mesmo e soltando uma piada aqui ou acolá, viu?

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Foto: Carol Carlovich (Instagram)

6 - DIAS E HORÁRIOS

Uma das coisas que sempre me perguntam é: "Carol, qual é o melhor horário para postar no Instagram?" e a resposta é sempre "Querida, depende!" Mas depende do que, afinal? Do seu público, é claro! Se você tem uma conta business, é super fácil descobrir qual dia e horários os seus seguidores estão mais ativos. Segue o fio: Estatísticas > Público > Seguidores! No geral, os melhores horários são quando as pessoas estão fora do trabalho, faculdade ou escola, na hora do almoço e da janta. Mas com esse recurso, você consegue conhecer muito melhor o seu horário de postagem perfeito.

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Foto: Carol Carlovich (Instagram)

7 - COMENTÁRIOS E RESPOSTAS

Por último, mas definitivamente não menos importante, depois de postar a sua foto é super importante que você se CONECTE com os seus seguidores. Afinal, o instagram é uma rede SOCIAL e está lá justamente pra isso: pra criar conexões entre pessoas. Por isso, se um seguidor comenta algo na sua foto, é importante que você responda - com um emoji, um conselho, um agradecimento - para que o Instagram entenda que você está disposto a ENGAJAR. Dessa forma, aquela foto aparece para um maior número de pessoas e o seu engajamento sobe. A lógica, né menina? 

 

Depois de todas essas dicas, é importante mencionar de novo que tudo isso são apenas sugestões! Cada um de nós gosta de uma coisa diferente e tem objetivos diferentes. O legal da rede social é juntar todos esses @s completamente diversos e fazer com que eles convivam entre si, trocando informações e experiências. Use a sua rede social para transmitir exatamente quem você é - porque quem você é já é lindo e transmite uma mensagem única e importante ao mundo! 

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