7 erros que comprometem a saúde do cabelo

por Graucianna Santos

Se o nosso cabelo falasse, será que estaria morrendo de amores por nós ou pediria socorro? Muitas vezes, comprometemos a saúde do cabelo com pequenos erros feitos com frequência no dia a dia, e isso pode interferir até mesmo em nossa autoestima. 

Se torna um verdadeiro paradoxo fazer tratamentos, cronogramas, produtos de luxo e usar todos os dias ferramentas térmicas (pranchas e modeladores). A saúde do cabelo não aguenta e com isso pecamos na hora de cuidar dos fios. Mas, como boas amigas que somos, reunimos 7 coisas que provavelmente você faz no seu cabelo e que podem ser um grande erro, vem ver:

_lavar demais ou de menos

saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - https://stealthelook.com.br
Foto: Cabelo molhado (Reprodução/Pinterest)

É importante dizer que tudo depende de cada tipo de cabelo, claro. Por exemplo, alguns podem ser muito secos e precisam ser higienizados com frequência para que não haja perda da oleosidade natural, que nesse caso é produzida em menor quantidade. Enquanto outros que produzem oleosidade na medida, não há necessidade de higienização diária.

Vale lembrar que, dias quentes, úmidos, prática de esportes e excesso de produtos são alguns dos fatores que influenciam na produção de oleosidade.

SOLUÇÃO: não existe um ideal de vezes para a higienização, o correto para a saúde do cabelo é que ele seja lavado de acordo com o couro cabeludo e os fios de cada um, pois isso vai de cabelo para cabelo.

_uso excessivo de secador e modeladores

O calor excessivo gerado pelas ferramentas térmicas, em pouco tempo pode deixar o cabelo opaco e sensível. E a longo prazo, pode modificar a textura natural e reduzir a saúde do cabelo. Nesse caso, não faz muita diferença a qualidade do protetor térmico que você optar em usar.

SOLUÇÃO: evitar o uso dessas ferramentas (sorry, é para o seu bem amiga!) e para que a saúde do cabelo seja recuperada, é bom investir em uma cauterização, que devolverá toda massa perdida.

saúde do cabelo - saúde do cabelo - saúde do cabelo - saúde do cabelo - saúde do cabelo - https://stealthelook.com.br
Foto: Turbante de toalha (Reprodução/Pinterest)

_enrolar a toalha na cabeça

Quem nunca usou a toalha enrolada na cabeça e se sentiu a cantora de festivais no banheiro? Essa é uma ação quase automática após o banho que pode comprometer a saúde do cabelo. Quando deixamos a toalha por muito tempo na cabeça, os fios permanecem úmidos e podem causar dermatite, caspa, proliferação de fungos e fragilidade dos fios. 

SOLUÇÃO: manter a toalha por pouco tempo na cabeça, não torcer tanto para evitar a quebra dos fios e o principal, ela [toalha] precisa está sempre limpa e seca para não se tornar um propagador de fungos para sua cabeça.

_dormir com o cabelo molhado

Quando dormimos com o cabelo molhado, a elasticidade do fio diminui, devido ao atrito com a cama e o travesseiro. Por isso, dormir com o ele úmido ou penteá-lo molhado pode ser prejudicial à saúde do cabelo. Outra coisa comum que acontece é a vulnerabilidade a bactérias e fungos, por conta do calor e da umidade na região. Pessoas que são propensas a terem caspa, podem ter um aumento na descamação ao dormirem de cabelo molhado.

SOLUÇÃO: deixe os fios secarem naturalmente, penteie no banho e seque com secador de jato frio, com cerca de 30cm de distância da cabeça.

saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pente ideal (Reprodução/Pinterest)

_usar pentes inadequados

Você sabe pentear seu cabelo corretamente? Para evitar que a sua madeixa seja danificada, escolher a escova ou pente ideal para seu tipo de cabelo é um fator importantíssimo. 

SOLUÇÃO: depois que você já estiver com o "escolhido" em mãos, vem penteado os fios das pontas para a raiz (isso mesmo). Assim o cabelo não fica embolado e a raiz não é comprometida.

_cortar as pontas

Se seu cabelo está sem vida, é provável que ele esteja com saudade do cabeleireiro. Cortar regularmente vai ajudá-lo a crescer mais saudável, hidratado e feliz. Buscar um profissional a cada 6 meses, por exemplo, é essencial para a saúde do seu cabelo.

SOLUÇÃO: faça uma visita a seu cabeleireiro de confiança regularmente.

saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - saúde do cabelo  - https://stealthelook.com.br
Foto: Alimente-se (Reprodução/Pinterest)

_alimentação incorreta

Posso começar e finalizar com a água como principal nutriente que nosso corpo precisa, higienizar o cabelo com produtos corretos, pentear certo, ir no cabeleireiro, tudo isso é importante, mais se não tiver um corpo hidratado e bem alimentado, não há produto que segure a onda. 

Muitas não fazem ideia, mas a água representa 15% da composição da massa total do nosso cabelo, ou seja, isso significa que nosso cabelo precisa de água para crescer. Já bebeu sua água hoje? 

SOLUÇÃO: correr pra cozinha e pegar um copo de água; entender com o seu médico quais os suplementos mais indicados; se alimentar de forma saudável. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar