Exposições de moda são uma grande fonte de conhecimento para quem gosta do assunto. Elas mostram as mudanças não só da indústria, como também da cultura e comportamento da sociedade. Seja através da obra de artistas e estilistas ou da curadoria de peças de diferentes décadas, visitar essas mostras é uma forma de conhecer a origem do que vestimos e entender para onde estamos caminhando.
Por isso, selecionamos sete exposições de moda, presenciais ou on-line, que valem a pena serem vistas, discutidas e relembradas. E que podem ser grandes auxiliares na hora de estudar sobre a indústria. Vem ver:
Arte na moda: coleção MASP Rhodia
Começando com uma das exposições de moda que estão disponíveis on-line, a mostra do MASP (Museu de Arte de São Paulo) exibe o acervo das criações da Rhodia (empresa de fios têxteis) em parceria com artistas e estilistas da década de 1960. São 79 peças feitas sob medida, que fizeram parte dos desfiles promovidos pela marca exclusivamente para fins publicitários.
Dá para acessar por aqui.
Heitor dos Prazeres é Meu Nome
A exposição do CCBB/RJ mostra todas as facetas do multiartista Heitor dos Prazeres. Ele era pintor, sambista, estilista, poeta e carnavalesco. Heitor criou peças para a Rhodia e fazia os figurinos dos seus shows, tanto para ele, quanto para os outros integrantes do grupo. Além disso, também foi responsável pela concepção do figurino do espetáculo “O Guarda-Chuva”, de Oswald de Andrade Filho.
Exibição: Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
Todos os dias, 9h às 20h
Entrada gratuita
Mais informações e retirada dos ingressos aqui.
A Poética do Fazer: Moda e Arte
Com o objetivo de conectar moda e arte, a mostra apresenta 120 peças do acervo do museu, que reúne criações de estilistas e artistas visuais brasileiros. O fio condutor da exibição são as ações do fazer manual, através do uso do têxtil. É uma daquelas exposições de moda que te fazem ver o teor poético da criação.
Exibição: Museu de Arte Brasileira - São Paulo
Todos os dias, exceto às terças-feiras, das 10h às 18h, com última entrada às 17h30.
Entrada gratuita
Mais informações no site do museu.
Moda Impossível: moda de vanguarda no Museo del Traje
Com as criações mais inovadoras do último século, essa exibição on-line, do Museo del Traje, da Espanha, te guia pelas grandes revoluções na indústria da moda, de um período que vai de 1960 a 2010. Entre as peças da mostra está o vestido icônico de Paco Rabanne, feito de acetato, da imagem acima.
Disponível aqui.
Coleção do Traje e Têxtil
A coleção é uma das exposições de moda que contam a história do Brasil através da indumentária. Trajes de baile, acessórios e até roupas de cama compõem o acervo do Instituto Feminino da Bahia, que exibe de forma permanente grande parte das roupas que são preservadas no local.
Exibição: Instituto Feminino da Bahia - Salvador
De terça a sexta-feira, de 10h às 12h e de 14h às 18h
Entrada: R$5,00
Mais informações pelo site.
Acervo do Museu Nacional do Calçado
O acervo do Museu Nacional do Calçado tem mais de 45 mil peças que fazem parte da evolução da indústria de sapatos. Por lá, dá para ver os calçados que retratam a maneira de vestir de cada época. Também há réplicas de peças usadas há alguns séculos antes de Cristo. No site do museu, você encontra fotos de parte do acervo.
Exibição: Museu Nacional do Calçado - Novo Hamburgo, RS
De segunda a sexta-feira, de 9h15 às 11h30 e de 14h às 18h
Entrada gratuita
Outras informações aqui.
Sim, quero casar! Vestidos de Noiva de 1800-2000
Entre as exposições de moda que podem ser acessadas em qualquer lugar do mundo, está essa que é exclusiva sobre vestidos de noiva. Originalmente do Museu Nacional do Traje, de Portugal, ela conta com 200 anos de história através das peças, que mostram como a vestimenta de casamento mudou ao longo dos anos.
Acesse por aqui.