7 rituais para descansar a mente durante o dia

por Aline Santos

Muitas de nós estamos há alguns meses trabalhando de forma totalmente remota dentro de casa e o que para algumas pode ser uma vantagem e experiência positiva, para outras pode aflorar sentimentos e sensações que acabam afetando a nossa saúde mental - e não estamos falando sobre demandas e cobranças, mas sim sobre a quantidade de informações e tarefas pessoais e profissionais que se juntam no mesmo espaço, tornando o hábito de descansar a mente, quase impossível. Sabe aqueles minutos no trajeto até o escritório ou aquele horário de almoço com as amigas? Nos últimos meses tudo isso mudou e não tivemos mais "tempo" para relaxar a cabeça. O nosso próprio corpo acaba reagindo e isso influencia de uma maneira involuntária a nossa mente, causando estresse, cansaço físico e psicológico, e falta de produtividade.

Depois de meses em quarentena, descansar a mente dentro de casa pode não parecer algo fácil e eficaz, mas te garantimos que com algumas dicas valiosas é possível recuperar o ânimo antes mesmo do fim do expediente. É importante ressaltar que nem todos os dias são de glória, mas, em muitos dos casos, existe uma alternativa para reverter o cansaço mental.

Pedimos boas dicas para o time do STL, reunimos alguns truques de wellness e também pesquisamos a fundo sobre alguns rituais básicos e práticos, que vão te ajudar a descansar a mente no meio da tarde. Se você já sentiu o ponto de tensão fazendo uma visita diária no seu dia a dia ou não conseguiu terminar um trabalho por falta de inspiração, continue com a gente porque essas 7 dicas prometem mudar a sua rotina, vem ver:

Delfi Carmona - descansar a mente - dicas de wellness - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Delfi Carmona (Reprodução/Instagram)


_pare para respirar

Primeiro, se a sua cabeça estiver a milhão e você sentir uma crise de ansiedade vindo por aí, pare tudo e comece a trabalhar a sua respiração. Perceba o ar entrando e saindo e, aos poucos, vá recuperando o ritmo normal. Pode parecer bobo, mas é comprovado que os exercícios de respiração são ótimas atividades terapêuticas. 

_alongue o seu corpo

Uma das dicas para descansar a mente no meio do dia é levantar da cadeira e alongar o corpo. Essa prática traz diversos benefícios para a saúde física e mental, e está ligada diretamente ao bem-estar, proporcionando um alívio imediato e uma sensação de relaxamento. Em outras palavras, sempre que se sentir estressada, opte por tirar uns minutos do seu dia para um alongamento. 

_prepare um chá

Em dias agitados e difíceis mentalmente, procure deixar o cafézinho de lado e dê preferência para bebidas quentes e leves como muitos tipos de chá, que possuem propriedades calmantes, estimulam o sistema digestivo e trazem uma sensação de relaxamento que age no corpo, na mente e reduz o estresse. Os chás naturais mais indicados para isso são Camomila, Melissa, Tília e Passiflora.

_dê uma volta na rua com o seu pet

Para as mães de pet, uma boa dica para descansar a mente no meio da tarde e, de quebra, levar o seu bichinho para caminhar, é sair por alguns minutos com ele na rua. Seja um passeio na pracinha ou apenas dar umas voltas na calçada de casa, te garantimos que esse mini ritual fará toda a diferença na sua produtividade - e na vida do seu cachorro. 

_tome um banho gelado

Sentiu a cabeça fervendo de estresse após um trabalho difícil? Dê um tempo do computador e vá para o chuveiro. O banho gelado melhora a circulação sanguínea, trata as dores musculares (alô, pontos de tensão!) e traz uma sensação imediata de bem-estar, ativando o neurotransmissor responsável pela endorfina. 

_assista uma série

Não se sinta culpada por não estar conseguindo focar no meio do dia. Tire um tempo para ver algum programa leve na tv ou um novo episódio da sua série favorita. Também vale colocar uma música gostosa e nostálgica para relaxar por alguns minutos. Temos certeza que logo a sua produtividade voltará e a sua cabeça estará mais tranquila. 

_está tudo bem chorar

Por fim, saiba que chorar faz parte e ajuda a liberar todo o estresse, ou seja, deixe as lágrimas escorrerem, pois elas são totalmente necessárias para a nossa saúde mental. Afinal, chorar não te deixa mais fraca e pode, inclusive, te deixar mais calma e trazer uma sensação imediata de alívio. 

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar