Bateu a insônia? 6 rituais básicos para dormir melhor

por Giulia Coronato

Tenho certeza que não falo por mim quando digo que estou notando uma frequente dificuldade em pegar no sono e dormir a noite inteira durante esse período conturbado. Relaxar e dormir melhor está sendo um desafio e tanto para todos. 

Nossa saúde mental e nossa alma estão ansiosas e angustiadas e todos estão preocupados com a situação, isso afeta diretamente a qualidade do nosso sono! Descansar é uma parte tão essencial quanto qualquer outra e precisamos nos permitir se desligar. 

Se você, assim como eu e possivelmente o mundo inteiro, também está com uma insônia chata e persistente, vem comigo que eu te mostro como driblar isso: 

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Foto: Foto: ((Reprodução/Pinterest))

BEBIDAS CALMANTES

Acredite se quiser, mas essa dica de vó pode te dar um empurrãozinho na hora de dormir. Chás calmantes como camomila, erva cidreira e erva doce contribuem (e muito!) para dormir melhor, ajudando no relaxamento e na qualidade do sono. O leite morno também pode ser uma ótima alternativa, por conter triptofano, um aminoácido precursos da serotonina. 

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Foto: Foto: (Reprodução/Pinterest)

EVITE ELETRÔNICOS NA CAMA

É comum ficarmos na cama mexendo no celular ou colocar algo na TV para adormecer. Mas, por mais corriqueiro que esse hábito seja, ele pode ser muito prejudicial para a qualidade do seu sono. Para quem sofre de insônia e busca dormir melhor, é recomendado se afastar dos eletrônicos uma hora antes de se deitar, principalmente do celular. As mídias sociais e as notificações recorrentes em nosso celular é um enorme gatilho para ansiedade e angústia, e se desligar disso um tempo antes de ir dormir pode ajudar a relaxar e facilitar na hora de desligar a mente.

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Foto: Foto: (Catharina Dieterich (Reprodução/Instagram))

REDUZA A ANSIEDADE

É impossível não ficar ansiosa durante esse período conturbado, nossa cabeça está a mil, cheia de preocupações e angustias, e essa inquietação dificulta muito relaxar e desligar a mente para poder dormir. Por isso, é de extrema importância que façamos o possível para diminuir nossa ansiedade. Meditar, praticar yoga ou fazer práticas de relaxamento guiadas são certeiras e podem nos ajudar imensamente na missão de dormir melhor. 

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ASMR

ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) é uma sensação prazerosa e relaxante obtida principalmente através de vídeos que associam barulhos, sussurro, e movimentos leves. A prática é conhecida como "massagem cerebral" e cada vez mais praticantes do ASMR aparecem com a intenção de acalmar, melhor a concentração e dar sono para seus telespectadores. Não são todas as pessoas que conseguem obter essa sensação relaxante (chamada de tingle), mas aqueles que possuem, há uma melhora imensa na insônia, no relaxamento e na qualidade do sono. Vale a pena tentar, não? 

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Foto: Foto: (Lauren Johnson (Reprodução/Instagram))

ASSOCIE A CAMA AO SONO

Nossa cama deve ser restrita ao sono e é de extrema importância que não pratiquemos nenhuma outra atividade na cama, como refeições e trabalho. Quando nosso cérebro entende que a cama é um local para dormir, o processo fica muito mais fácil e o sono vem de forma natural.

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Foto: Elegan Theater (Reprodução/Instagram)

AUTO HIPNOSE

A auto hipnose é a prática de hipnotizar a si mesmo com a intenção de alcançar um estado de relaxamento profundo, melhorando a qualidade de vida em geral e principalmente a qualidade do sono. Para quem não tem conhecimento em hipnose ou nunca praticou antes, existem diversos vídeos e práticas on line que você pode fazer e, acredite, elas ajudam muito! A auto hipnose constantemente me ajuda a dormir melhor e cair em um sono mais profundo e relaxante e as práticas são extremamente simples de se fazer. 

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