8 dicas para garantir o platinado perfeito

por Andressa Almeida

Nós amamos mudar o cabelo, apostar um novo corte e, principalmente, assumir uma cor poderosa. E é aí que o platinado entra, o tom é um dos favoritos das brasileiras e mesmo com a nova onda de fios morenos e dourados, o loiro acinzentado ainda é uma das cores mais pedidas no salão e marca presença nas madeixas de várias celebs - a Katy Perry entrou para o time das loiraças e ainda radicalizou no corte. Mas como já sabemos, o platinado perfeito requer muitos cuidados e hidratações, assim como todo processo químico e descoloração, os fios sofrem a agressão de vários ingredientes e precisam de uma força para repor nutrientes e vitaminas. 

Mas isso não significa que você precisa deixar a inspiração de lado e abrir mão do loiro favorito das brasucas, o segredo é não ter preguiça e investir em muitas hidratações e cronogramas capilares. Se você for do time que só usa uma máscara e olhe lá, melhor pensar em um tom mais discreto que não seja tão agressivo aos fios, porque, sim, o platinado vem acompanhado de várias necessidades especiais. O mais importante é entender a estrutura do seu cabelo e de quais tratamentos ele precisa - pode ser uma simples hidratação ou até mesmo uma reconstrução. Assim, dá para unir fios poderosos + saudáveis. A missão não é impossível e a gente te mostra como: 

Katy Perry
Foto: Katy Perry
hidratação

A hidratação será a sua melhor amiga. O cuidado ajuda a repor a água da estrutura capilar e devolve a elasticidade aos fios, que podem ficar quebradiços e fragilizados. Dá para apostar em ampolas ou até em máscaras práticas, assim, você não perde tanto tempo com processos muito longos. Faça o procedimento, pelo menos, duas vezes por semana. 

shampoo sem sal

Isso vale para todos os tipos de fio, mas, principalmente, os platinados. Os shampoos com sal são muito agressivos ao cabelo, o resultado? Madeixas sem brilho, porosas e sensibilizadas. Isso acontece porque o sal presente nesses shampoos se acumula na estrutura capilar e, quando em contato com as agressões externas como sol e vento, deixam o cabelo ainda mais ressecado. 

desamarelador

A cor pós-salão não é a mesma que vai ficar no seu cabelo pelas próximas semanas. É normal os fios amarelarem e perderem o platinado poderoso, por isso, é importante investir em produtos desamareladores. São eles os responsáveis por neutralizar o tom e ajudar a manter o platinado sem precisar de retoques. A ideia é usar esses produtos - que geralmente são roxos - sempre que sentir necessidade e tomar cuidado para não exagerar. 

cronograma

Hidratação, nutrição e reconstrução precisam estar na sua agenda de cuidados. O chamado cronograma capilar envolve esses três passos e ajuda na recuperação de danos extremos. A nutrição ajuda a devolver água aos fios, a hidratação melhora o brilho, a força e a reconstrução repõe queratina, fortalece e melhora o efeito poroso dos fios descoloridos. Os óleos naturais - como o de coco e abacate - são ótimos para nutrir e possuem muitas vitaminas essenciais. 

pressa

Nada de querer descolorir de uma vez, vá com calma! Ficar 30 minutos com descolorante é totalmente diferente do que duas sessões de 15 minutos. Os fios sofrem muito mais o efeito da química e ficam extremamente sensibilizados depois. Vá com calma até chegar no efeito desejado, mas sempre, respeitando a sua estrutura capilar. Quem sabe o dourado não é uma boa opção? 

sele

Você vai sentir as pontinhas do seu cabelo muito mais ressecadas, com frizz e abertas. Mas calma! Os reparadores de pontas ajudam na missão e dão uma força na nutrição. Eles vão melhorar as pontas duplas e ainda dar brilho às madeixas. 

proteção

Se a proteção térmica já é importante no cabelo natural, imagine nos fios descoloridos. Leave ins são ótimos porque criam uma camada protetora em toda a extensão do cabelo e ajudam a proteger a estrutura dos danos externos - chapinha, secador, sol, sal e até vento. 

receita

Anota essa: no banho, borrife um pouco de vinagre de maçã em todo o comprimento dos fios. Ele tem efeito antioxidante, equilibra o pH e ainda limpa profundamente os fios e couro cabeludo. Misture duas colheres de sopa de vinagre para um litro de água e deixe agir nos fios. Dê o truque e aplique o condicionador logo em seguida. O resultado são fios mais macios e brilhantes. 

Você também vai gostar