Como identificar o que seu cabelo precisa

por Lara Lincoln

Já aconteceu de te indicarem um produto milagroso e ele não funcionar no seu cabelo? Provavelmente sim, né? E a resposta para o dilema é simples: existem vários tipos e estruturas diferentes de fios, e cada um deles pedem por cuidados específicos. Por isso, é super importante entender o que o seu cabelo precisa - hidratação, nutrição ou reconstrução - antes de investir em algum produto poderoso, entendeu? Além disso, existem os cronogramas capilares, que são uma sequência de cuidados que ajudam a dar vitalidade aos fios, o segredo é organizar os seus produtos de acordo com a função e montar uma agenda de cuidados.

E se você não consegue identificar o que as suas madeixas precisam, uma das formas de descobrir é fazendo um teste de porosidade que é super fácil. Você coloca um fio de cabelo em um copo d'água, se ele afundar, aposte nas reconstruções, se ficar no meio do copo, vá de nutrição, mas se boiar, você só precisa de hidratação. Assim fica muito mais fácil na hora de apostar em tratamentos ideais para as necessidades do cabelo.

Whitney Peak - Cabelo  - cuidados com o cabelo  - verão  - street style  - https://stealthelook.com.br
Foto: Pinterest (Reprodução)

Mas não para por aí, viu? O Felipe Katemani, profissional do Estúdio Glória, nos contou que existem outras 3 formas de descobrir o que o cabelo precisa:

- Teste de resistência: que e segurar o fio pela raiz e dar leves puxões pra verificar a "força" do fio;
- Teste de opacidade: onde você coloca a do cabelo próximo a raiz e vê a diferença entre uma parte e outra;
- Teste do toque: pra ver se estar com cutícula aberta, se tiver áspero, é sinal que precisar de tratamento.

hidratação

Se o seu cabelo está sem brilho, com as pontas ressecadas e embaraça fácil, você precisa de hidratação! Basicamente, hidratar é devolver água aos fios. Isso ajuda na vitalidade, deixa os fios mais macios, brilhantes e fortes. Aposte em produtos com vitaminas, panthenol e aloe vera. Esses ingredientes garantem uma hidratação poderosa! 

nutricao

Fios porosos, com excesso de frizz e sem vida? O seu cabelo precisa de nutrição - ou umectação. O que chamamos de reposição lipídica, pois é uma ação que repõe a gordura, oleosidade e vitaminas do interior dos fios e ajuda na definição do cabelo. As que tem cabelos crespos e cacheados podem apostar em bastante umectação, pois a curvatura do fio cacheado é em "s'" e do crespo  é em "z ", isso dificulta a oleosidade que o próprio couro cabeludo produz de chegar ao comprimento do fio, então é necessário a adição de óleo externo. 

cabelo

Se o seu cabelo está elástico, quebradiço, com queda excessiva e aspecto danificado, provavelmente ele precisa de reconstrução. O tratamento repõe a queratina e a massa dos fios e é um cuidado mais power, sabe?  No cabelo crespo e cacheado por exemplo, existe um "ponto de torção", onde o fio forma a curvatura, e ali é naturalmente um ponto com deficiência de queratina, que necessita de reconstrução pra repor massa ao fio. Os produtos para essa necessidade possuem queratina, proteína, colágeno e arginina. Mas cuidado: aposte no tratamento no máximo 2 vezes por mês.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar