8 lugares não turísticos e muito legais para conhecer em São Paulo
Hoje é dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo e, com isso, se você mora na capital que não dorme, já deve ter pensado nos mais diversos planejamentos. Se você não chegou em nenhuma conclusão, ainda há tempo para se organizar para fazer alguma coisa fora do convencional.
São Paulo tem os mais diversos tipos de programações desde as mais conhecidas, como uma caminhada na avenida Paulista, como alguns planos que fogem um pouco do mainstream, então se você quer conhecer alguns lugares não turísticos na capital paulista, vem com a gente:
Quer ter contato com a natureza, mas está saturada de lugares cheios como o icônico Parque Ibirapuera ou o Villa-Lobos? Então aposte em lugares mais contemplativos, como o Parque Burle Marx, que não foca apenas em lazer e diversão.
O Bom Retiro é um bairro conhecido pela forte ligação com a moda, principalmente quando falamos sobre noivas e trajes de festas. Mas, neste feriado, experimente almoçar em algum dos diversos restaurantes de culinária coreana que estão espalhados pela região. Se a Liberdade tem um forte vínculo com a culinária japonesa, o Bom Retiro tem com a coreana.
A Pinacoteca - também chamada apenas de Pina - é um museu com um dos acervos mais importantes do Brasil. Com 19 salas expositivas, o local ainda conta com exposições temporárias. Tenho certeza que, rolando pelo seu feed, você passou por alguma foto de "Suturas, fissuras, ruínas" de Adriana Varejão, que foi um sucesso absoluto, ou quem sabe até pelo "Mestiço" de Portinari - um clássico óleo sobre tela que faz parte do acervo da Pina.
Se você ama um bom misticismo, precisa conhecer Paranapiacaba! O distrito, que faz parte da cidade de Santo André, é cheio de lendas que prendem a atenção de todos os visitantes. Tendo crescido na região metropolitana de São Paulo e sempre ouvindo os contos da vila, eu garanto que vale a visita, você vai sair de lá cheia de histórias fantásticas e místicas.
Voltando para o centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa foi reaberto em 2021, após o trágico incêndio que comprometeu boa parte do acervo. Situado no edifício histórico da Estação da Luz, centro de São Paulo, o acesso de visitantes é pelo Portão A – em frente à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Se você já conhecia o Museu da Língua Portuguesa, vai perceber que boa parte do conteúdo foi renovado e passou a refletir criticamente sobre a sociedade, seus conflitos e suas novas perspectivas, traduzidas em experiências inéditas e inquietantes.
O Instituto Butantan é um destacado centro de pesquisa biológica localizado no bairro do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo, adjacente ao campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo. Além disso, o espaço também conta com um quatro museus (Museu Biológico, Museu de Microbiologia, Museu Histórico e Museu Emilio Ribas), além de um macacário, um serpentário, um reptilário, além do parque.
A Casa Elefante é uma loja de discos, livros, acessórios, roupas e artes, além de uma cafeteria no bairro Bela Vista. O espaço ainda abriga alguns shows, apresentações de teatro, saraus, oficinas e exposições.
Além de ser um marco na história arquitetônica da capital paulista, o Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, conta com um centro comercial ótimo, como o Bar da Dona Onça, a galeria Pivô, a livraria Megafauna, junto ao Cuia café, o bar Fel entre outros.