9 celebridades que desafiam as normas de gênero na moda

por Giulia Coronato

Quando falamos de normas de gênero, estamos falando de regras impostas pela sociedade a partir do gênero de nascimento de alguém, que influenciam o comportamento de homens e mulheres, regulando suas relações, sua aparência e seus trejeitos. Essas normas estão cada vez mais perdendo seu valor e sendo desafiadas e questionadas, principalmente por pertencentes da comunidade LGBTQIA+.

Na moda, ainda vemos claramente uma divisão e uma segmentação por gênero, tanto nas semanas de moda, como nos tapetes vermelhos e principalmente nas vitrines. O que nos faz questionar, como podemos caracterizar o que é masculino e feminino? Quem disse que um homem não pode usar um vestido? Ou que uma mulher deve usar um para atravessar um red carpet? Estamos em uma época em que essas padrões, criados originalmente para nos aprisionar, não fazem mais sentido e pessoas dispostas a desafiar as normas de gênero, estão se tornando mais frequentes e ganhando uma maior visibilidade. 

Por isso, hoje, nesse mês do Orgulho LGBTQIA+, viemos te mostrar algumas das celebridades que constantemente desafiam as normas e nos provam que estamos sim caminhando para uma sociedade mais livre e diversa: 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Billy Porter (Reprodução)

_billy porter

O rei dos tapetes vermelhos é o primeiro da lista de celebridades que merecem destaque por desafiarem as normas de gênero. O ator e cantor Billy Porter, mais conhecido por seu papel na série Pose é referência quando falamos de fluidez de gênero, comprovando ano após ano que as normas e restrições dentro da moda só nos prejudicam e controlam nossa criatividade. 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Red Carpet - https://stealthelook.com.br
Foto: Harry Styles (Reprodução)

_harry styles

Harry Styles é outro que de alguns anos pra cá, vem se mostrando um avanço na moda genderless. O cantor britânico de 27 anos pouco fala sobre sua orientação sexual, mas constantemente se posiciona e luta a favor dos direitos LGBTQIA+. Na moda, Styles deixa claro que suas roupas não têm gênero e já foi visto diversas vezes usando peças de coleções femininas em tapetes vermelhos e sessões de fotos. 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Janelle Monae (Reprodução)

_janelle monae

Quando falamos de mulheres que desafiam a normas de gênero, Janelle Monae é praticamente autoridade. A cantora e atriz americana se identifica como pansexual e usa seu estilo e suas roupas para retratar o fato de ser não-binária. Janelle transita entre itens super femininos e glamourosos, para ternos estruturados e sóbrios com facilidade. 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Jonathan Van Ness (Reprodução)

_jonathan van ness

O apresentador do reality show Queer Eye que roubou nossos corações desde a estréia da produção na Netflix em 2018, se tornou um dos porta-vozes do amor próprio e da auto-expressão com seus looks statement em tapetes vermelhos. Em uma entrevista recente, Jonathan revelou que quanto mais velho fica, menos se identifica com somente um gênero. "Alguns dias me sinto como um homem, mas em outros dias me sinto como uma mulher. Acho que muitas vezes o gênero é usado para separar e dividir. E é essa construção social que eu realmente não sinto que me encaixo da maneira que costumava."

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Sam Smith (Reprodução)

_sam smith

“Depois de uma vida inteira em guerra com meu gênero, decidi me abraçar por quem eu sou, por dentro e por fora." Foi assim que Sam Smith começou sua jornada pública com a fluidez na moda. Desde 2019, o cantor se libertou das normas de gênero e vem apostando em roupas e produções genderless“Gênero, para mim, não foi nada além de traumatizante e desafiador ao longo da minha vida. E agora, sinto que esse peso foi tirado de mim."

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Red Carpet - https://stealthelook.com.br
Foto: Lil Nas X (Reprodução)

_lil nas x

Lil Nas X não tem medo de ultrapassar limites, sejam eles normas de gênero ou classificações impostas pela moda. O rapper e cantor de somente 22 anos de idade, se tornou em pouco tempo um porta-voz de comunidade LGBTQIA+, com sua moda ousada e escolhas nada óbvias. 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Miley Cyrus (Reprodução)

_miley cyrus

Miley Cyrus sempre foi um defensora assídua dos direitos LGBTQIA+, possuindo até uma fundação para jovens vulneráveis da comunidade que são expulsos de suas casas. Desde 2015, quando a cantora revelou se identificar como pansexual, seu estilo foi mudando e amadurecendo, se mostrando cada vez menos imposto por regras da sociedade e virando cada vez mais algo genuíno e um reflexo de si mesma. 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Machine Gun Kelly (Reprodução)

_machine gun kelly

Apesar de ser um homem hétero e não se identificar como gênero fluído, Machine Gun Kelly vem cada vez mais apostando em produções fora das normas de gênero e se mostra constantemente disposto à desafiar regras impostas pela heteronormatividade. 

It girls - normas de gênero - normas de gênero - Outono - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Ruby Rose (Reprodução)

_ruby rose

A modelo australiana Ruby Rose foi uma das primeiras a desafiar as normas de gêneros no main stream, há anos atrás. Quando soltou em seu canal no Youtube um vídeo descrito como: "um curta-metragem sobre papéis de gênero". Agora, Ruby diz que não se identifica com nenhum gênero, apesar de usar pronomes femininos. "Eu me sinto um homem, mas não acho que deveria ter nascido com diferentes partes do corpo", disse ela. "Sinto que tudo depende de como me visto, como falo, como pareço e me sinto, e isso me deixa feliz. Realmente me encontro em um lugar mais neutro, pelo qual sou extremamente grata."

Deixe um Comentário
Você também vai gostar