Como usei a quarentena para retomar o hábito da leitura

por Giulia Coronato

Eu sempre amei ler, desde muito novinha meus pais me influenciaram a manter esse hábito da leitura vivo. E pra mim, sempre foi algo natural, nos meus aniversários, eu pedia livros e mais livros de presente e sempre fui uma dessas pessoas que passava horas dentro de uma livraria, se perdendo e se descobrindo entre os livros. Na época do vestibular, quando todos meus amigos reclamavam da quantidade de livros que tínhamos que ler, eu comemorava e ainda encontrava tempo para ler não só os livros obrigatórios, como também os que estavam na minha wishlist. E com tamanha paixão, vocês imaginavam que esse hábito iria me acompanhar em todas as fases da minha vida, né? Mas não foi isso que aconteceu. 

Quando entrei na faculdade e me mudei para São Paulo, não demorou muito para eu começar a trabalhar e todo mundo sabe como a rotina de quem estuda e trabalha pode ser cansativa. Com essa nova rotina, o único tempo que eu tinha livre, eram as horas que passava dentro do transporte público. A nova rotina, combinada com o tempo de uso do celular que só aumentava, foram me fazendo deixar de lado o hábito da leitura de lado e quando vi, passaram-se 4 anos e eu não li um livro sequer. 

Esse "abandono" sempre me incomodou e era algo que vivia na minha mente como uma pendência. Eu tentei várias vezes retomar o hábito, tentei começar diversos livros, mas vivia tão cansada que não conseguia passar da primeira página e isso só me deixava mais frustrada. Essas tentativas falhas rolaram durante 4 anos, até que eu março desse ano, quando começou a pandemia e entramos em quarentena eu achei que era a hora de tentar de novo e dessa vez, insistir. 

O home office me proporcionou mais tempo livre do que antes, o que era perfeito para retomar o hábito da leitura, além disso, livros são um ótimo escape da realidade e como sempre me fizeram bem, dessa vez não seria diferente. Então, bolei uma fórmula, com alguns truques e dicas para voltar a ler e o resultado tem sido surpreendentemente bom. Já se passaram 6 meses e já estou entrando no meu décimo primeiro livro. Por isso, resolvi compartilhar essas dicas e fazer você finalmente voltar, ou criar, o hábito da leitura. Vem comigo: 

It girls - Leitura - Hábito da leitura - Primavera - Em casa - https://stealthelook.com.br


_releia seus livros favoritos

Quando quis voltar a ter o hábito da leitura, o primeiro passo que dei foi voltar aos meus livros favoritos. Reler os livros que fizeram eu me apaixonar pela literatura há anos atrás me relembrou o quão bom é ler e o quanto eu senti falta dessa prática. Além disso, ao ler um livro que li há 10 anos atrás, eu absorvo e entendo coisas completamente diferentes, porque sou uma pessoa completamente diferente. 

_tenha uma hora certa estipulada para leitura

Se você quer que a leitura vire um hábito, no início é necessário ter regras. Defina um horário certo para ler e cumpra isso todos os dias. Eu, por exemplo, estipulei que vou ler todo dia às 21h, mesmo que às vezes eu não esteja afim, pelo menos 10 páginas eu me forço a ler. É assim que criamos hábitos e, com o decorrer do tempo, isso irá se tornar natural. 

_quando for ler, mantenha o celular longe

A leitura necessita de atenção, então não adianta ficar mexendo no celular ou assistindo TV enquanto mergulha num livro. Mantenha as distrações longe e direcione todo o seu foco para o livro em suas mãos. 

_defina um lugar para a leitura

Outro truque que nos ajuda a criar o hábito da leitura é definir um local para ler. Ao criarmos pequenos rituais em torno do ato de ler, o hábito se torna mais fácil e mais natural. 

_crie metas

Ter metas é uma forma certeira de impulsionar algo e na leitura não é diferente. Por exemplo, minha meta é ler 10 livros até dezembro. Quando criamos uma meta, a cada passo que damos em direção a ela, tornamos a prática mais prazerosa e mais recompensadora. 

_leia com alguém

Como tudo na vida, quando algo é compartilhado, é muito mais gostoso. Não precisa começar já se escrevendo em um clube do livro, mas convide um amigo para ler o mesmo livro junto com você e combinem um horário da semana para se ligarem e conversarem sobre o que estão achando. Ter com quem discutir o livro faz a leitura ficar mais prazerosa e dinâmica, já que vocês podem falar de pontos de vistas diferentes sobre a narrativa.

_não se cobre tanto

Não é do dia para noite que você vai começar a ler e devorar um livro de 600 páginas. A leitura leva tempo. Graças às redes sociais e ao WhatsApp, nossa geração está acostumada com mensagens curtas e objetivas, por isso, quando encaramos um texto ou um livro, nossa mente se cansa logo de cara. Então não se cobre tanto caso não consiga ler muito de início! Comece aos poucos, leia 5, 10 páginas por dia, já é alguma coisa. E quando você menos esperar, já vai estar terminando um livro em uma noite.
Você também vai gostar