Uma dermatologista explica quais são os cuidados com os cabelos grisalhos e brancos

por The Look Stealers

Por pressão estética, social ou vontade própria, há quem procure mil maneiras de disfarçar os fios brancos quando eles aparecem. Mas, não precisa ser assim sempre. Hoje, muitas mulheres abrem mão de se esconder e exibem orgulhosamente a beleza de seus cabelos grisalhos por aí - algumas pessoas até pintam o cabelo de branco ou cinza!  "Tendência" para uns, liberdade para outros, fato é que esses fios ao natural são lindos, mas, como quaisquer outros, têm as suas particularidades e, sim, existem certos cuidados com os cabelos grisalhos e brancos. 

Se você está cheia de perguntas, saiba que é normal que existam tantas dúvidas quando falamos de cuidados com essas madeixas. Afinal, elas podem ter mudado bastante ao longo do tempo em termos de textura, aparência, comprimento, força, etc. Para entender melhor essa transformação, conversamos com a dermatologista Silvia Quaggio e descobrimos quais são os cuidados com os cabelos grisalhos e brancos. Ela nos ajudou respondendo as perguntas mais frequentes que escuta no consultório, esclareceu porquê o cabelo muda tanto e como cuidar bem dos fios nesse momento.

Grece Ghanem - blazer lilás  - cuidados com os cabelos grisalhos  - verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Grece Ghanem (Reprodução/Instagram)


_Por que os fios de cabelo perdem a cor?

Dra. Silvia Quaggio: A intensidade da cor do cabelo depende da presença de melanina e a capacidade de produção dessa pigmentação é determinada geneticamente. Porém, existem outros fatores que podem levar aos fios grisalhos ou brancos como alterações hormonais provocadas por estresse, medo e ansiedade - aliás, isso pode até acelerar o processo da despigmentação. Mas, no geral, a principal causa é o envelhecimento. Com a idade, os melanócitos perdem a capacidade de produzir a melanina.

Eles podem mudar a textura? ficando mais fino ou grosso?

SQ: Sim, os cabelos grisalhos e brancos, devido à falta da melanina, perdem a capacidade de se nutrir, o que os torna mais finos, ressecados e rebeldes.

Arrancar um fio branco faz mais fios brancos nascerem no lugar?

SQ: Não tem embasamento dizer que arrancar os fios brancos leva ao surgimento de mais fios brancos ainda. O máximo que pode acontecer é recidivar, ou seja, fazer com que o mesmo fio branco renasça no folículo. 

Tennille Murphy - regata branca - cuidados com os cabelos grisalhos  - verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Tennille Murphy (Reprodução/Instagram)

Por que o cabelo fica amarelado com o tempo?

SQ: Mais uma vez, o principal motivo é a ausência de pigmentos. Só que nos cabelos brancos, essa despigmentação pode deixá-los amarelados e essas são algumas causas comuns:

- Acúmulo de resíduos no dia a dia (poluição, areia, água salgada, cloro, e resíduos de produtos de limpeza.);

- Exposição ao sol. Essa é uma das principais causas, pois a radiação ultravioleta tende a causar mais ressecamento e oxidar os fios devido a ausência de melanina;

- Secador, babyliss e chapinha podem também ressecar a fibra capilar e acelerar o processo do amarelamento nos fios brancos.

Os cabelos brancos são mais sensíveis?

SQ: Sim, os cabelos brancos são mais sensíveis a agentes agressores como secador, chapinha, cloro, metais (presentes até mesmo na água do chuveiro) e exposição solar, pois a ausência de melanina faz com que a fibra capilar tenha menor capacidade de se nutrir e produzir o pigmento, portanto, o folículo fica mais fino e mais propenso ao ressecamento.

Os cabelos brancos são mais sensíveis, pois a ausência de melanina faz com que a fibra capilar tenha menor capacidade de se nutrir.

Quais são os cuidados necessários com cabelos grisalhos?

SQ: Para evitar o tom amarelado, um dos cuidados com os cabelos grisalhos que devemos ter é usar um shampoo neutralizador uma vez por semana, mas atenção: o uso excessivo pode ressecar os fios e deixá-los azulados. É importante também hidratar os fios semanalmente com produtos de alto poder de hidratação, e outra boa opção é revezar essa alternativa com máscaras de hidratação e reconstrução.

cuidados com os cabelos grisalhos - cuidados com os cabelos grisalhos - cuidados com os cabelos grisalhos - cuidados com os cabelos grisalhos - cuidados com os cabelos grisalhos - https://stealthelook.com.br
Foto: Rosa Saito (Instagram)

Existem produtos próprios para cabelos grisalhos ou cabelos brancos além desse shampoo? se sim, qual?

SQ: Sim, para amenizar o ressecamento e a quebra dos cabelos, os tornando mais saudáveis, macios e resistentes, vale apostar em uma reconstrução capilar através de hidratações semanais. Para uso domiciliar, as máscaras concentradas são uma boa opção para os cuidados com os cabelos grisalhos. Além disso, produtos capilares com fotoproteção, como leave-in, chapéus com proteção UV, óleos e brumas devem ser usados também.

Por que pessoas mais novas também têm fios de cabelo brancos?

SQ: O surgimento de cabelo branco em jovens pode estar relacionado a fatores externos como a poluição, alimentação desequilibrada, radiação solar e até estresse. 

Jojo - @mourajo - gola alta - cuidados com os cabelos grisalhos  - verão - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: Jojo - @mourajo (Reprodução/Instagram)

Leia Mais

O que comprar para cuidar do seu cabelo grisalho

A libertação de assumir os cabelos brancos e grisalhos

Cabelos grisalhos, tudo o que você ainda não sabe

Agora confira uma seleção de produtos que vão te ajudar nos cuidados com cabelos grisalhos:

Você também vai gostar