A evolução de estilo de Lily Allen

por Beta Weber

Dos vestidos rodados usados com tênis no início da carreira, passando pela fase de garota Chanel, até o atual revival impulsionado pelo sucesso do álbum "West End Girl", Lily Allen sempre foi fonte de inspiração graças aos looks interessantes e autênticos. A seguir, a gente conta mais sobre seu estilo. 

tudo sobre o estilo de Lily Allen

Em comum, todas as suas eras revelam um desejo de se divertir com a moda, evitando se levar muito a sério. A feminilidade é outro ponto em comum, presente desde o princípio, mas evoluindo em sintonia com cada momento de vida. Para completar, o apreço por vintage é outro fator recorrente, com elementos retrô invariavelmente surgindo em suas produções. As décadas mais revisitadas? As de 50, 60 e 80, referências constantes que seguem aparecendo em seu armário até hoje.

Mas vamos voltar ao início. Em 2006, aos 21 anos, o hit "Smile" catapultou a britânica para a fama. Além da voz e das letras inteligentes e repletas de sarcasmo, os vestidos de cintura marcada e saia bem rodada, sempre usados com tênis, se tornaram marca registrada. 

Lily Allen canta no palco com vestido rodado xadrez azul e vermelho, moletom cinza oversized e salto alto vermelho, em
Foto: Lily Allen (Reprodução/Justin Goff Photos/Getty Images)


O visual assinatura também contava com delineador, bijuterias maxi, além de complementos inesperados como bonés e casacos de moletom. O mix com peças esportivas sempre foi uma constante e o contraste do clima ultra girly com itens mais casuais criava uma tensão que agradou em cheio e foi reproduzida por muita gente. 

Mais para o fim da década, Lily adotou a franja característica e se tornou embaixadora da Chanel, com direito a estrelar campanhas e se apresentar em um dos desfiles. A parceria foi responsável por introduzir um apelo mais luxuoso aos seus looks, adicionando uma camada rock’n’roll chique. 

Lily Allen posa na rua com jaqueta listrada vermelha e branca em tecido texturizado, regata branca, jeans e chapéu de pele
Foto: Lily Allen (Reprodução/@bri.lilyallen.t)

Ela soube bem integrar a marca ao seu guarda-roupa, sem comprometer seu estilo pessoal, incorporando peças e acessórios com zero preciosismo, resultando em flagras de street style que se tornaram icônicos. 

Estilo da Lily Allen com Indian Sleeves
Foto: Lily Allen (Reprodução/Pinterest)

A estética indie sleaze imperava na época e também influenciou suas composições.  

No início dos anos 2010, após casar e se tornar mãe, a carreira passou por uma breve pausa, mas em meados da década, ela voltou à ativa e também a uma faceta mais irreverente que se refletiu em seus looks. O período foi marcado por mais experimentação, demonstrando um gosto eclético, traduzido em cores vibrantes, inclusive nos cabelos, estampas e peças statement. 

Lily Allen posa com elegância em três looks: vestido preto justo com detalhes brilhantes, conjunto cropped azul com gola
Foto: Lily Allen (Reprodução/@bri.lilyallen.t)

Nessa década, após se reinventar como atriz no prestigiado West End londrino, o equivalente à Broadway no Reino Unido, Lily relembrou ao público seu status como fashion girl, ao transformar suas saídas do teatro em ocasião aguardada por fãs e paparazzi. Ela aproveitou o momento diário para exibir looks elaborados, trazendo uma dose de drama e brincando com tendências diferentes.

O período também chamou atenção para o amadurecimento do seu gosto, destacando um olhar mais refinado pontuado por cortes interessantes e peças de alfaiataria.

Lily Allen posa sorridente com vestido nude de tule e plumas, laço de cetim e brilho sutil, em clima festivo e elegante.
Foto: @lilyallen (Reprodução/Instagram)

A fase atual evidencia uma sofisticação ainda mais pronunciada. Tudo isso amarrado pela persona provocativa, que garante naturalmente um toque subversivo. A vibe 60s, o estilo pin-up e a influência boudoir têm papéis importantes, mesclando nostalgia com postura moderna. 

Glamour não pode faltar, mas é uma leitura old-school que lembra divas de Hollywood de outros tempos.

Lily Allen
Foto: @lilyallen (Reprodução/Instagram)

Os comprimentos curtos e as transparências são onipresentes, reforçando o lado party girl

As performances de divulgação do novo álbum têm sido dominadas por peças inspiradas em lingerie como slip dresses e corselets. 

Lily Allen posa com vestido longo justo de veludo preto, decote coração e fenda lateral, em clima sofisticado e elegante.
Foto: Lily Allen (Reprodução/Instagram)

Revenge dressing? O conteúdo de seu trabalho mais recente, super confessional, expõe os bastidores do fim do seu casamento com uma abundância de detalhes. Esse contexto, somado aos looks cheios de sex appeal e impacto que ela vem usando em tapetes vermelhos, rendeu a comparação com o famoso “revenge dressing” da Princesa Diana. Uma alusão ao momento gravado na cultura pop, quando Lady Di surgiu deslumbrante a bordo daquele inesquecível vestido preto ombro a ombro, após o anúncio de sua separação. Dá para argumentar que a versão de Allen é ainda mais ousada: Silhuetas ajustadas, pele à mostra e aquela atitude meio insolente, meio afrontosa que é sua cara.