A história do bantu knots e como fazer em casa

por Inaê Ribeiro

As mulheres crespas e cacheadas possuem várias opções de penteados que ajudam a proteger e estilizar o cabelo. De tranças a bantu knots, eles contam com toda a força e ancestralidade da cultura africana para reproduzirem penteados históricos, e é sobre eles que vamos falar hoje. Os bantu knots são pequenos coques feitos por toda a cabeça e traz um visual super descolado.

Os proveitos dessa técnica não se resumem apenas ao estilo, o penteado também é ideal para quem busca algo prático, uma texturização ou até mesmo uma forma de proteger os fios. Com origem de uma tribo da África, o hairstyle traz até mesmo um apelo sentimental, já que muitas mulheres negras possuem memórias de suas mães fazendo os coques em seu cabelo quando criança. Então, se você está em busca de um penteado que irá tornar os seus dias mais leves, fique aqui eu te contamos mais sobre os bantu knots e, claro, te mostramos o passo a passo de como fazê-lo. Vem com a gente:

Rihanna - bantu knots-cabelo-crespo-cacheado-atriz-penteados - bantu knots - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Rihanna (Reprodução/ Getty Images)


o que é

Os bantu knots, como já adiantamos, são coques feitos por toda a cabeça que resultam em uma proteção dos fios contra o vento, a chuva e o sol. O contato frequente com esses fatores causa quebra e leva o cabelo ao ressecamento, e por isso, o penteado é tão amado.

Uma realidade presente na vida de muitas mulheres cacheadas e crespas é a transição capilar, onde elas deixam de fazer química para abraçarem os seus fios em sua forma natural. O processo é repleto de desafios, já que no cabelo estão presentes duas texturas, isso leva a busca por formas de contornar a situação, e os bantu knots é uma delas. Além de uniformizar todo o cabelo no penteado, depois de soltos, os coques formam ondas que permitem utilizar o cabelo solto. 

Diversas celebridades, como Rihanna e Yara Shahidi, já utilizaram o penteado em eventos, premiações e sessões de fotos, provando a versatilidade do mesmo.

thehairprofit - bantu knots-cabelo-crespo-cacheado-atriz-penteados - bantu knots - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @thehairprofit (Reprodução/Instagram)

como fazer

Para você que se interessou e deseja reproduzir o penteado, o primeiro passo é lavar o cabelo, e com ele ainda úmido, dividir em mechas iguais por toda a cabeça com o auxílio de um pente com ponta fina. Essa divisão pode ter a forma que você deseja, desde os clássicos quadrados até triângulos, e o que mais sua criatividade permitir.

Divisão feita, passe o creme, gel ou óleo por todo o cabelo, cada produto irá oferecer um efeito e cabe a você escolher aquele que deseja. Mas atenção, é importante que o cabelo não esteja muito molhado, pois, caso contrário, o processo de fazer os bantu knots pode ser mais difícil, além de aumentar as chances dos fios serem danificados.

Passada essa etapa é chegado o momento de torcer as mechas até formar os coquinhos, caso você não queira os bantu simples torcido, pode fazer tranças em cada mecha ou até mesmo investir em acessórios. Prenda o cabelo com um elástico de silicone, ou os coloridos, e está pronto! Sem grandes segredos, perfeito para qualquer ocasião e super versátil.

Thayná Rosa - bantu knots-cabelo-crespo-cacheado-atriz-penteados - bantu knots - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Thayná Rosa (Reprodução/Instagram)

como texturização

Se o seu objetivo com os bantu knots é ter a texturização, o processo a ser feito é o mesmo, mas com a diferença que você irá precisar esperar que o cabelo fique totalmente seco. Por isso, o recomendado é que você durma com o penteado, para que no dia seguinte ele esteja pronto para ser solto, mas você também pode utilizar um secador para que procedimento seja mais rápido.

Se você optar por dormir com os coques, alguns cuidados são necessários para preservá-lo, como dormir com touca ou fronha de cetim, assim você irá diminuir o atrito entre o cabelo e a fronha de algodão. Com o cabelo completamente seco, é só desfazer os coques e, aos poucos, modelar com os dedos com o auxílio de um óleo finalizador que, além de ajudar na formação dos cachos, irá também trazer brilho aos fios.

Você também vai gostar