A importância de saber como cuidar do couro cabeludo

por Inaê Ribeiro

Passamos por diversas fases com nossos fios, eles acompanham nossas transformações e amadurecimentos, mas uma coisa que está sempre presente é o desejo pelo brilho no cabelo e perceber que ele está forte e saudável. Isso nos faz investir em tratamentos e procurar linhas de produtos destinados ao nosso tipo de cabelo, porém tem uma coisa que pouca gente sabe da importância: aprender como cuidar do couro cabeludo

O couro cabeludo é onde nascem os nossos fios, logo é necessário que aquele ambiente esteja sempre saudável, para garantir a saúde do resto do cabelo. Quando não nos preocupados em cuidar do couro cabeludo e não temos essa rotina, ele pode ficar desequilibrado, resultando em um excesso de óleo, ressecamento, inchaço ou outros problemas. Além da sensação confortável e de limpeza que um couro cabeludo saudável proporciona, ele também garante um cabelo mais brilhando e saudável. Você sempre esteve em busca disso, mas ainda não sabia da importância de cuidar da base dos fios? Então vem com a gente descobrir como ter essa rotina de cuidados e finalmente obter o cabelo saudável. 

Yuyan - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-Yuyan - couro cabeludo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Yuyan (Reprodução/Instagram)

sinais de que ele não está saudável

O couro cabeludo apresenta alguns sinais quando não está saudável, como leve coceira e irritação a inchaços dolorosos ou manchas. Em casos mais simples, é possível perceber que ele está mais seco e com descamação, mas sem nenhum desconforto real. Por outro lado, outro sintoma comum e mais severo é a oleosidade excessiva, onde o cabelo fica mais pegajoso, mesmo após um dia de lavagem. Agora, se você notar uma quebra de cabelo maior que o comum, e um crescimento lento, também podem ser sinais de que seu couro cabeludo está precisando de uma atenção a mais. 

Todos esses sinais podem fazer com que o cabelo parece sem movimento, sem brilho e pegajoso, exatamente tudo que fugimos e queremos evitar.

Najal - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-crespo-najal - couro cabeludo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Najal (Reprodução/Instagram)

as causas

a lavagem

Assim como os sinais, as causas do aparecimento deles são variadas, mas, infelizmente, muitos hábitos da nossa rotina diária podem afetar na saúde do couro cabeludo. Um dos principais motivos está ligado a lavagem, quando é pouca, com uma frequência baixa, nossa raiz pode não ter a higienização necessária, levando a todos os sinais que citamos anteriormente. Já quando é excessiva, pode haver a retirada da oleosidade natural do cabelo, afetando assim o pH e causando ressecamento do couro cabeludo, irritação e descamação. É importante encontrar a a constância correta e necessária para o seu tipo de cabelo e, hábitos de vida, por exemplo, caso você tenha um contato frequente com o suor ou a água, inclusive de piscina, é preciso lavar os fios logo depois.  

os produtos capilares

Se você conhece um pouco sobre os produtos capilares, provavelmente já sabe que alguns ingredientes presentes em certos cosméticos tradicionais não são benéficos para os nossos fios, mas também pode ocorrer que um que é bom para um pessoa, cause irritação na outra, é sobre encontrar o que funciona para você. Procure apostar em produtos que são livres de parabenos, glicóis e outras moléculas agressivas, pois eles podem tirar a umidade do couro cabeludo, elevando o pH e prejudicando a função de barreira da epiderme. 

Jillian Medina - couro-cabeludo-cuidados-cabelo-longo-liso-jillian-medina - couro cabeludo - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jillian Medina (Reprodução/Instagram)

como tratar

Para obter o couro cabeludo saudável é fundamental balancear os níveis de hidratação. Quem possui um couro cabeludo mais oleoso, deve procurar por shampoos de limpeza e condicionares leves, se o seu caso for o contrário, com um mais seco, use shampoos e condicionadores hidratantes. Mas tenha sempre em mente a necessidade de fazer uma limpeza mais profunda semanalmente, dependendo da saúde do seu cabelo. 

Já quem possui cabelos cacheados ou crespos e estão sofrendo com problemas no couro cabeludo, uma solução pode ser mudar a maneira que você finaliza os fios. Dê preferência para penteados sem tensão, com produtos que nutrem o cabelo, mas são seguros para um couro cabeludo sensível. 

Como dicas gerais, podemos sugerir que durante esse processo de tratamento, você aposte em produtos hipoalergênicos, sem fragrância e livres de silicone, pois eles não irão causar tanta irritação e nem deixar o couro cabeludo impermeável a hidratação. Se você é adepta ao shampoo a seco, pode ser uma boa saída dar um tempo no uso, pois o uso constante pode causar acúmulo, enfraquecendo o folículo.

Outra sugestão é apostar em esfoliantes para cabelos, que irão revigorar o couro cabeludo, ajudando a reduzir o acúmulo de produto e finalmente ajudando a conquistar a aparência saudável. Abaixo selecionamos alguns produtos que irão lhe ajudar.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar