A influência do sertanejo na moda brasileira

por The Look Stealers

Que a moda e a música estão intimamente conectadas não é novidade. Assim como as canções, o estilo dos artistas influenciam milhões de pessoas e impactam fortemente a cultura. É assim no funk, no samba, no hip hop e não poderia ser diferente em um dos gêneros musicais mais populares do Brasil: o sertanejo

Quando falamos em moda e sertanejo, estamos falando do estilo de vida do interior que deu origem ao gênero, mas também da influência urbana a partir da popularização da música sertaneja, que transformou os artistas em verdadeiros pop stars. Em meio a uma das maiores festas que movimentam o gênero no Brasil, a Festa de Peão de Barretos, nós vamos investigar mais sobre o assunto agora.

a história da música sertaneja

O sertanejo tem sua origem com a música caipira nos anos 1920 e, inicialmente, abordava a vida no campo e todas as nuances de ser alguém do interior. Ao longo dos anos, ele se consolidou por conta do rádio, do surgimento das tradicionais duplas sertanejas e se tornou um dos gêneros mais ouvidos no país. Com isso, os temas das músicas, bem como a sonoridade, sofreram alterações.

Nos anos 80, por exemplo, houve uma mistura com o bolero; na década seguinte, o sertanejo romântico, com letras apaixonadas entrou em cena; já a partir dos anos 2000, ele ganhou uma roupagem mais jovem, que foi misturada ao pop e trouxe temas como festas, amor e diversão. 

a influência dos sertanejos na moda

Todas essas mudanças durante a história do sertanejo refletiram também na maneira como os artistas — e o público — se vestiam. Camisa xadrez, bota e chapéu era o look oficial dos sertanejos porque era assim que os trabalhadores rurais se vestiam. As peças tinham a ver com a simplicidade da vida interiorana e são, até hoje, grandes símbolos do estilo sertanejo.

Dois homens em programa de TV: um usa chapéu de cowboy, camisa vermelha e colete com franjas bege; o outro, camisa preta brilhante, calça escura e óculos de sol. Sertanejo.
Foto: Milionário e José Rico (Reprodução/Facebook)


Com o passar do tempo, o estilo dos artistas foi ganhando novos elementos. Nos anos 70, por exemplo, a dupla Milionário & José Rico virou referência por usar as camisas abertas, e vários cordões no pescoço. O José Rico ainda tinha outro elemento marcante: os óculos de sol grandes, que faziam sempre parte dos looks. 

Os anos 80 e 90 trouxeram os artistas responsáveis pela maior popularização do sertanejo e também uma consolidação da imagem no gênero, que agora tinha uma pegada um pouco mais country e com elementos urbanos. Jeans, franjas, cintos com grandes fivelas, couro e coletes se misturavam nos visuais. Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo foram os grandes nomes que marcaram a época e entraram para sempre para a história do sertanejo. 

Dois homens em um palco vestem roupas casuais, refletindo tendências modernas. Um usa camiseta estampada com padrões geométricos e jeans escuros, enquanto o outro veste camiseta preta básica e jeans desbotados. Sertanejo.
Foto: Jorge e Mateus (Reprodução/Instagram)

O sertanejo universitário surgiu nos anos 2000 e com ele uma nova roupagem para o gênero. Com a nova geração de artistas, veio também um estilo bem mais urbano com t-shirts, camisas de manga curta e até tatuagens, trazendo um visual super despojado. 

as mulheres no sertanejo

A década de 2010 representou uma mudança significativa no sertanejo. Além de ficar mais pop, a tendência das duplas deram lugar a cantores solos, como Luan Santana, Gusttavo Lima e Michel Teló, e as mulheres começaram a ter mais destaque no gênero, já que, até então, os homens eram quem mais se destacavam. Paula Fernandes, Marília Mendonça, Maiara e Maraísa e Simone e Simaria foram algumas das artistas que contribuíram para esse novo cenário. E, é claro, a moda sertaneja também mudou a partir daí. 

Vieram os grandes espetáculos, figurinos que mesclavam tendências da época com as roupas tradicionais do sertanejo e o glamour invadiu o guarda-roupa dos artistas.

Atualmente, a moda no sertanejo reinventa o clássico com todos os seus elementos de forma fashionista e atual. Há mais intencionalidade dos artistas tanto em seus figurinos, quanto no estilo fora dos palcos, que continuam influenciando o público através das parcerias com stylists. Um dos grandes nomes da atualidade nesse sentido é definitivamente Ana Castela, que foi a responsável por popularizar chapéus de cowboy e botas glamourosas entre seu público. 

No entanto, artistas já renomados têm atualizado seu estilo e se destacado também. Tanto pioneiros como Zezé Di Camargo & Luciano, quanto artistas dos anos 2010, como Luan Santana, ousam cada vez mais quando se trata do próprio estilo.

o estilo sertanejo na festa do peão de Barretos

Não dá para falar sobre a música sertaneja sem citar a tradicional Festa do Peão de Barretos, que desde os anos 1950 celebra a cultura sertaneja com shows, exposições, desfiles e competições de rodeio. Por ser um espaço de reunião dos apaixonados pelo gênero, também é um evento em que o público celebra a moda e não tem medo de ousar nos looks, que vão de tradicionais a super glamourosos, mas sempre com a identidade sertaneja muito forte. 

É fato que a trajetória do sertanejo acompanha a história da moda nacional. O estilo dos artistas faz parte não só de uma imagem construída ao longo dos anos, mas de um estilo de vida que acompanha o público e tem em seu DNA a valorização da cultura no campo.

Para te inspirar a aderir a essa estética, selecionamos uma série de peças para você "roubar o look":

Você também vai gostar