O estilo das francesas, em especial das parisienses, é um dos mais cobiçados do mundo, com inúmeros livros dedicados a ensinar como conquistar aquele ar despretensioso, recheado de je ne sais quoi que é celebrado há décadas. Simples, porém cheio de charme, o armário composto por jeans reto, blazers bem cortados, toques femininos, sapatos confortáveis e bolsas artesanais é um verdadeiro clássico. Mas nos últimos anos, uma nova versão do estilo francês, motivada pela geração mais jovem e muitas neo marcas surgindo, traz um tempero extra ao french allure, ampliando suas fronteiras e gerando um estilo mais inclusivo, interessante e autêntico.
Pense em Camille, personagem dona dos looks favoritos de "Emily in Paris", que cultiva um closet inclinado ao clássico, mas com emoção. Suas produções priorizam itens atemporais, mas pincelados por elementos modernos. Na série, para a viagem de última hora à Riviera francesa, ela manteve a alfaiataria e a bolsa de palha, símbolo do estilo francês via Jane Birkin, mas adicionou os óculos de shape irreverente e coloridos.
A marca Jacquemus deu o pontapé inicial no movimento através de uma moda ultra sexy, mix de cores vibrantes com neutros e clima naturalista.
Se juntam à ela, nomes como Coperni e Ludovic De Saint Sernin, atuais queridinhos da cena local. Sex appeal ganha lugar na primeira fila, sem esquecer da sofisticação ousada.
O revival de algumas marcas tradicionais, como a Courreges e a Paco Rabanne, que retornam ao diálogo devido à jovens diretores criativos, prontos para traduzir os códigos das grifes para os dias de hoje.
Pluralidade e variedade se tornaram palavras-chave, e a moda mais inclusiva é ingrediente inegociável para composições empolgantes. Acompanhando a evolução dos tempos, deixando para trás aquele clichê de apenas mulheres de um tipo físico - o magro- e no padrão de beleza eurocêntrico. Diversidade de raças e biotipos além de toques multiculturais passaram a fazer parte do diálogo e contribuíram para a renovação do estilo.
O que não pode faltar além de atitude? Construído em cima de contrastes, a camisa oversized masculina, combinada com sapato feminino, como a bota de cano alto de toque 70 's, ilustra muito bem a estética. A cartela monocromática ajuda a deixar o resultado harmônico e super cool.
Reinterpretações de itens indispensáveis do checklist, como o combo jeans e trench coat, ganham novas possibilidades. Seja pela variação de material, como o modelo de couro, uma das peças mais desejadas de jour.
Ou através do styling com bota de bico quadrado, o design é favorito das ruas parisienses, e é tiro e queda do estilo das francesas para deixar o resultado mais contemporâneo.
Bolsas estruturadas são as eleitas da vez na cidade luz, em especial o modelo circular da Coperni, além das opções de marcas como Balenciaga e Rouje.
O elemento risquè é inerente ao espírito francês, e o ar provocativo reflete nos comprimentos, que encolheram. E as pernas de fora nunca estiveram tão em alta. Quanto mais curta a saia, melhor.
Outro truque favorecido pelas parisienses é equilibrar comprimentos micro com casacos alongados.
Os vestidos românticos passam por metamorfose e a forma predileta de incrementar a peça é através de recortes estratégicos.
Não tem como falar em moda francesa sem pensar em Chanel e no tweed, material característico da maison que continua dando as caras, mas vem em leitura esportiva, perdendo o ar conservador.
Ainda na temática athleisure, os tênis foram decididamente incorporados ao cotidiano. E, apesar das francesas não serem adeptas do look total sportswear, modelos de toque vintage de marcas como New Balance, dominam composições com alfaiataria. Como a calça wide leg com jaquetas jeans, outra peça must have do guarda-roupa francês.
Tons neutros nunca serão ignorados, mas ao invés de manter a paleta esmaecida, a injeção de cores se tornou recorrente para garantir toque de luz às composições.
Calça de alfaiataria é elevada através da camisa de animal print, fechada por apenas um botão, criando um hi-lo entre sexy e formal.
Novas possibilidades para o cardigan, que além do seu habitat natural abotoado com jeans de cintura alta, ganha variações que remetem ao estilo Y2K devido ao styling.
Agora queremos saber: o que você acha do novo estilo das francesas?
LEIA MAIS:
A moda está obcecada pelos sapatos plataforma da Barbie, e aqui estão alguns para você testar
As botas estilosas que as fashionistas mais amam usar nos dias de frio
A jaqueta bomber está de volta! Saiba como usá-la em 2022