De um lado, uma das épocas mais polêmicas de todos os tempos no quesito moda, de outro, um estilo atemporal que é predileto da turma old money em momentos de lazer, pois é essa combinação nada óbvia que promete dominar os próximos meses. De qual feat. improvável eu tô falando? Do preppy Y2K. Ficou confusa? Calma que a gente explica!
Não é nenhum segredo que a nostalgia por looks da virada do milênio está em alta, porém apesar da popularidade, muita gente encontra dificuldade em se identificar com as produções normalmente linkadas ao tema com cintura baixa, acessórios pontuados por cristais, cartela vibrante e aquele clima over de tudo ao mesmo tempo agora. A boa notícia é que a estética do período era bem mais abrangente e contempla outras leituras como essa variação pincelada por toques daquele clima casual "arrumadinho" cultivado por quem preza por um ar mais tradicional, conhecido como preppy. Para refrescar a memória do que se encaixa no estilo, pense em camisaria, alfaiataria, paleta de tons neutros e padronagens clássicas como xadrez e listras. A marca Ralph Lauren é sinônimo de estética preppy e as campanhas dos anos 90 são um ótimo exemplo para ilustrar.
Quem resgatou a ideia foi a Miu Miu com sua incensada coleção de Verão 2022, sim, aquela da saia cáqui micro e dos croppeds. A silhueta é praticamente um "copy paste" dos looks Y2K, mas a cartela e o tipo de peças tem vibe college e fogem dos clichês tipicamente conectados ao início dos 00s.
A marca reafirmou e expandiu o conceito para o inverno 22, investindo na influência dos esportes favorecidos pela turma preppy como golfe e tênis.
E não foi só a grife italiana, outros nomes apresentaram a proposta na última temporada de desfiles do hemisfério Norte confirmando a aposta e apresentando ainda mais ideias para aderir ao preppy Y2K.
Conjuntinhos são marca registrada da Chanel e em padronagem xadrez e comprimento curtinhos foram hit nos anos 90, com fenda vertiginosa, cores vivas e barriga de fora, o look ganha sex appeal e finca os pés em 2002.
Na prática, selecionamos algumas fórmulas certeiras para experimentar e descobrir se o preppy Y2K faz sentido para você.
Se ligue nas proporções: As peças marca registrada do preppy encolheram. O combo mini saia com pregas, camisa e suéter de gola v em tons neutros é sucesso garantido quando usados em comprimentos micro.
Hailey Bieber ensinando como montar uma composição com o colete, mais preppy impossível, em versão cropped, combinado à camiseta baby look básica e calça de cós baixo, referenciando os looks do finalzinho dos 90s, início do Y2K.
Itens historicamente mais "recatados" são renovados e ganham ar subversivo através de shapes atualizados e styling esperto como na sobreposição de camisa e suéter, truque preppy favorito, em versão curtinha contrastando com casaco alongado e bolsa estruturada em um hi-lo literal.
Bom humor é fator indissociável da moda do início dos 00s que não se levava tão a sério, rejeitava regras e permitia experimentações, por isso mesmo a alfaiataria é instrumento ideal para reinventar o estilo. Peças como blazer oversized e cardigan são transformados graças ao styling irreverente da bota de cano longo bordada, trazendo um tempero kitsch à produção.
Acessórios são aliados certeiros para se jogar no mix. Aqui o toque de cor do colete e o bucket hat de pelúcia são fundamentais para garantir o efeito desejado na composição. Dica de styling fácil para lembrar: Meias logo abaixo do joelho são típicas dos uniformes de escolas tradicionais e sempre funcionam para referenciar o preppy.
Trocas simples que automaticamente transportam o look preppy clássico à versão Y2K, substitua o suéter de gola V por moletom, se tiver uma ilustração ou estampa melhor ainda, o blazer por jaqueta de couro e o tênis ou mocassim por bota de plataforma.
Conta para a gente o que você achou da mistura destas duas estéticas que ganharam muita força nos últimos meses!
LEIA MAIS:
Se Bella Hadid aderiu à essa tendência, quem sou eu para ficar de fora
6 maneiras de como usar preto no look e fugir do óbvio no dia a dia
As roupas metalizadas são tendência e te mostramos como usar em todas as ocasiões