Afinal, a pele negra pode fazer peeling?

por Inaê Ribeiro

O peeling facial é um procedimento estético que faz sucesso nos consultórios dermatológicos há muitos anos. A técnica consiste na aplicação de substâncias químicas ou físicas que irão remover as camadas superficiais da pele, promovendo renovação celular e melhorando a aparência da pele. Mesmo sendo tão famoso e amado, o procedimento ainda é polêmico quando se trata da pele negra

Há quem diga que pessoas negras não devem fazer peeling, alegando que ele pode causar manchas na pele, mas basta uma consulta com um dermatologista para entender que isso não é verdade. Para comprovar, conversamos com a Dra. Katleen da Cruz Conceição, dermatologista especialista pela sociedade brasileira de dermatologia e chefe do setor de dermatologia para pele negra do grupo Paula Bellotti. Abaixo você entende tudo sobre os riscos e benefícios do peeling na pele negra.

Valyn Dobson - peeling-skincare-estetica - pele negra - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Valyn Dobson (Reprodução/Instagram)


pessoas negras podem fazer peeling?

Vamos direto ao ponto, sim, a pele negra pode realizar peeling, no entanto, é importante destacar que essas pessoas estão mais propensas a desenvolver hiperpigmentação, ou seja, o risco de manchas e cicatrizes é muito maior. Por isso, é importante escolher um profissional que entenda as particularidades da pele negra e utilize técnicas e produtos adequados para minimizar o risco de complicações. Além disso, é fundamental seguir todas as orientações do dermatologista para o cuidado da pele após o procedimento.

@imanishante - skincare-peeling - pele negra - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @imanishante (Reprodução/Instagram)

qual peeling fazer?

A dermatologista entrevistada, Dra. Katleen, reforça que o certo é avaliar com o dermatologista especialista qual é o procedimento que você deve fazer. Ele saberá identificar qual é o melhor e mais adequado para a sua pele, mas, geralmente, o peeling de ácido lático e glicólico são os eficazes e seguros para a pele negra.

@champagnemani - skincare-peeling - pele negra - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @champagnemani (Reprodução/Instagram)

e quais devem ser evitados?

Segundo a Dra. Katleen, pessoas negras devem evitar os peelings mais profundos, como o de fenol e o peeling de TCA. Por atingirem camadas mais profundas, o risco da formação de cicatriz hipertrófica e quelóide são maiores. De resto, todos estão liberados desde que seu dermatologista lhe indique.

Ruby Campbell - skincare-peeling - pele negra - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ruby Campbell (Reprodução/Instagram)

os cuidados pré e pós peeling

Durante o pré tratamento, o recomendado pela Dra. Katleen é que você evite a exposição solar e utilize produtos que promovam a renovação celular e uniformizam o tom da pele, além, claro, do protetor solar. 

Já os cuidados pós procedimento, irão depender de cada paciente, mas, em geral, deve ser evitado a exposição solar e o uso do filtro solar é imprescindível.

Você também vai gostar