Quando o calor vem, o suor e o atrito entre as pernas pode causar assadura das coxas, o que causa dor, incômodo e, muitas vezes, pode atrapalhar a usar peças mais curtas, que é só o que precisamos no verão. Por isso, é importante saber prevenir esse tipo de situação e também saber lidar com as consequências, caso aconteça.
E se você precisa de dicas, nós criamos um guia completo com as melhores soluções para manter as coxas sem machucados. Vem ver:

por que a assadura entre as coxas acontece?
A assadura acontece quando há a junção de atrito, calor e umidade na pele. Durante o calor, a área entre as coxas acaba se tornando propícia para esse tipo de machucado. Quando andamos, elas se encostam repetidamente e o movimento contínuo desgasta a camada de proteção da pele.
Leia também: Pele descascando por causa do sol: o que fazer no pós-praia

como evitar assadura entre as coxas
Alguns cuidados são fundamentais para evitar a combinação de fatores que resultam na assadura. São eles:
- Mantenha a região seca
Depois do banho, seque bem a região e, se for à praia ou piscina, evite ficar com a roupa molhada no corpo. Além disso, vale ter sempre um lenço de papel para secar o suor durante o dia.
- Use proteção física
Um short anti-atrito, uma meia-calça fina ou faixas de coxa são boas opções para evitar o atrito entre as coxas.
- Crie uma barreira protetora
Antes de sair de casa, aplique um creme anti-atrito, vaselina sólida, desodorante de bastão ou pomada anti-assaduras.
- Escolha os tecidos corretos
Tecidos sintéticos e roupas muito justas além de reter calor, aumentam o atrito. Então, opte por algodão, viscose e outros tecidos respiráveis.

como acabar com a assadura das coxas
Se a assadura já rolou por algum motivo, também é importante saber como cuidar da área para não piorar o machucado. Alguns cuidados são:
- Faça uma limpeza na área
Lave bem com água fria, mas com cuidado, e seque 100% a região sem esfregar a toalha.
- Aplique produtos para aliviar o incômodo
Bepantol, babosa (aloe vera) ou alguma pomada com pantenol são ideais para serem aplicados nas coxas assadas.
- Use pomada cicatrizante antes de dormir
Crie uma rotina noturna com limpeza, secagem e aplicação de uma pomada cicatrizante potente, para que as feridas se curem.
- Aposte em roupas leves e largas
Para que não haja mais atrito entre as coxas, é importante usar roupas largas, de preferência shorts mais compridos e de tecidos leves.
Por fim, é importante lembrar que se a dor não passar ou houver muitas feridas no local, é importante procurar um dermatologista.
