Afinal, o pepino é realmente bom para a área dos olhos?

por Inaê Ribeiro

Quando falamos sobre cuidados com a área dos olhos, provavelmente uma das primeiras coisas que vem à mente é: colocar rodelas de pepino na região, certo? Esse é um truque de beleza antigo, que nossas avós usavam e que vimos por tantas vezes em filmes. Mas sempre que nos deparamos com essas dicas caseiras nos questionamos a respeito da sua eficácia. 

Ao contrário de alguns truques, o pepino realmente possui vários benefícios para a área dos olhos, como propriedades hidratantes e calmantes, tão necessárias para a pele sensível do local. Se você estava em busca de motivos para aderir de vez ao tratamento com a leguminosa, continue com a gente que te contamos todos os proveitos, que irão te convencer a adotar o pepino no seu skincare.

Esqueen Health - pepino-skincare-negra-pepino-nos-olhis - área dos olhos - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Esqueen Health (Reprodução/Instagram)

porque colocar pepino nos olhos

Basta uma visita em alguma loja de beleza - sejam elas online ou físicas - para encontrar diversas opções de tratamentos para a área dos olhos, mas às vezes, nada substitui os ingredientes naturais. Como antigamente não haviam tantas opções, as pessoas encontraram maneiras caseiras de diminuir o inchaço da região, e o uso de pepino foi uma dessas soluções.

O pepino é composto por 95% de água, então não é surpresa ser tão benéfico e hidratante para a pele. Nele também encontramos vários outros nutrientes e minerais, além de ser antioxidante, o que torna o pepino capaz de nutrir a pele - tanto se ingerido, quanto se aplicado diretamente na pele. 

Como já dissemos, as propriedades hidratantes já são um ótimo motivo para aderir ao pepino nos cuidados com a pele, mas te contamos outro. A leguminosa também é rica em sílica, ativo que ajuda a aumentar a produção de colágeno. Esses são alguns dos benefícios que fazem do pepino tão popular como tratamento in natura, e também como um ingrediente recorrente em diversos cosméticos.

Gabby Sage  - skincare-pele-limpa - área dos olhos - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Gabby Sage (Reprodução/Instagram)

os benefícios

Você já deve ter notado que são vários os benefícios em colocar pepino na área dos olhos, certo? Além de seus atributos antioxidantes, ele também têm propriedades de limpeza, que ajudam a remover toxinas do corpo e da pele. O pepino ainda é nutritivo, sendo capaz de acalmar a cútis, proteger contra irritações e reduzir o inchaço.

Essas propriedades hidratantes ajudam a manter a pele saudável e firme, tratando a área seca dos olhos e suas linhas finas, garantindo um efeito mais jovial. Além de ser rico em água, o pepino também possui vitamina C e ácido fólico, ingredientes importantes nos cuidados com a pele. 

Para concluir seus benefícios, o legume também é usado no tratamento das olheiras, isso porque possui vitamina K, que ajuda a reduzir os círculos escuros, e ainda é calmante. Outro ponto animador é que ele pode ser usado para todos os tipos de pele, desde que você não seja alérgica.

Cara Skincare - skincare-pepino-olhos-inchaço-olheira - área dos olhos - outono - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Cara Skincare (Reprodução/Instagram)

como usar

Para utilizar o ingrediente no seu skincare, escolha um pepino que tenha um diâmetro capaz de cobrir as pálpebras superiores e inferiores, e o corte em rodelas. Ele possui um efeito refrescante natural, mas para intensificar essa sensação aposte em fatias resfriadas. O resultado será ainda melhor, já que a temperatura fria contrai os vasos da pele, diminuindo o inchaço. 

E se você tem dúvidas de qual o momento ideal para utilizar o pepino, a dica é aplicar ao acordar, com os olhos inchados mesmo - mas lembre-se de limpar a pele antes. Após isso é só seguir com sua rotina de cuidados diários, com seus hidratantes e protetor solar.

LEIA MAIS:

6 receitas para você aproveitar os benefícios do pepino no skincare

Como fazer máscara facial caseira

7 itens de beleza essenciais no outono

Você também vai gostar