Afinal, o que é coloração pessoal?

por Izabela Suzuki

Pode não parecer, mas existem certas cores que favorecem demais os nossos looks e outras que, às vezes, podem tirar todo o nosso brilho. E sim, cara leitora, existe um método quase infalível para você descobrir quais tons são esses. Estamos falando do teste de coloração pessoal, que pode te ajudar a investir em escolhas de roupas, maquiagens e até mesmo uma cor de cabelo mais certeira. 

Mas não se preocupe, você não precisa virar refém da sua cartela, afinal, gosto pessoal também existe e o importante é estar bem com o que estamos vestindo. E para te explicar tudo o que você precisa saber sobre coloração pessoal, nós convidamos uma expert no assunto. A Livia Portela é Consultora de Estilo, formada em Negócios da Moda e que, além disso, trabalhou por mais de 10 anos com produção e styling para desfiles e fotos. 

Ficou curiosa para descobrir mais? Então continua lendo a entrevista na íntegra aqui com a gente e vem sanar suas dúvidas de uma vez por todas:

afinal, o que é coloração pessoal?

L.P.: A coloração pessoal é um estudo que vai analisar as cores que melhor harmonizam com a nossa beleza natural, nosso tom de pele, cabelo e olhos. É um teste que fala de harmonia, o que combina mais com a gente e quais são os tons que formam a nossa beleza.

como funciona o processo para descobrir o tom da pessoa?

L.P.: É um teste presencial - bom, eu só realizo presencialmente -, feito de frente para a luz natural, onde a cliente precisa estar sem maquiagem, com o colo e o cabelo cobertos por um tecido de cor neutra. Ele vai sendo feito por etapas, por eliminação. Vamos testando diversos tecidos, que são desenvolvidos especialmente para o teste, passando pelo rosto da cliente até chegar no resultado. Por exemplo, testamos se ela fica melhor em cores claras ou escuras, se caso ela ficar melhor nas claras, nós já eliminamos as cartelas mais escuras, que não serão testadas mais para frente. No processo a cliente também aprende sobre mensagem das cores, o que cada cor comunica, como aplicar isso no vestir e como fazer combinações diferentes. O processo todo demora em torno de 1h30.

Livia Portela - vestido de patê e kimono estampado - coloração pessoal - verão - em pé na casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: Livia Portela (Reprodução/Instagram)

por que é interessante fazer o teste de coloração pessoal?

L.P.: Acredito que qualquer tipo de conhecimento é sempre bem-vindo e vai nos ajudar de alguma forma. É um teste que fala sobre harmonia, então, a cliente vai aprender o que combina mais com ela, a diferenciar as dimensões das cores, a combiná-las e usá-las ao seu favor. Mas, claro que a harmonia nem sempre tem que ser seguida, existe o nosso gosto pessoal também. E não é algo que vai te limitar, muita gente acredita que vai ter só uma cor ou outra na cartela e ela vai ser “proibida” de usar o que não está lá, ou que um determinado tom que não está na cartela não vai favorecer e não é isso, na verdade, abre um mundo de possibilidades e ajuda a fazer escolhas muito mais assertivas e conscientes. Dá mais confiança para testar cores novas também, tanto no vestir, na maquiagem e na coloração de cabelo!

Sempre alguma coisa ali vai fazer sentido, a cliente entende porque não gostou de tal tom de cabelo, ou porque ela nunca consegue usar uma blusa que ela ama. Eu, por exemplo, uso muitas cores que estão “fora“ da cartela nas minhas roupas, mas que na maquiagem e no cabelo elas fizeram muito sentido para mim, e eu testei coisas que se não fosse a coloração pessoal nunca tinha nem testado. É uma ferramenta de autoconhecimento libertadora!

quais são as cartelas de cores existentes?

L.P.: Existem vários métodos, eu trabalho com o sazonal expandido - que é um dos mais usados aqui no Brasil. Nele existem 12 cartelas baseadas nas estações do ano e nas cores da natureza. Temos verão claro, suave e frio, primavera quente, clara e brilhante, outono suave, escuro e quente e, por fim, o inverno frio, escuro e brilhante. Todas as cartelas têm praticamente todas as cores, o que muda é a dimensão da cor de cada uma, algumas têm como principal característica as cores claras, enquanto outras possuem versões mais brilhantes e por aí vai.

Livia Portela - túnica brilhante e listrada - coloração pessoal - verão - em pé na casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: Livia Portela (Reprodução/Instagram)

como a pessoa pode aplicar as combinações de cores da cartela?

L.P.: O teste de coloração pessoal serve para tudo que está mais próximo ao rosto. Então vale para roupas, acessórios, cor do cabelo e maquiagem. No processo, a cliente aprende a fazer combinações de cores, o que cada uma delas comunica e, também, como “burlar” a cartela quando quiser usar uma cor que não está lá!

a cartela de cor da pessoa pode mudar depois de um tempo?

L.P.: Não, a cartela não muda! Ela faz o teste uma vez e vale pro resto da vida!

Livia Portela - calça jeans, top e kimono estampado - coloração pessoal - verão - em pé na casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: Livia Portela (Reprodução/Instagram)

e falando em mudar a cartela, se a pessoa mudar a cor do cabelo, isso também pode influenciar?

L.P.: Não influencia na cartela, por isso que ao fazer o teste, quando a cliente tem o cabelo tingido, nós cobrimos para não interferir. Mas a coloração pessoal é um ótimo guia para ela escolher uma cor de cabelo que harmonize melhor! Como o cabelo fica muito próximo do rosto, quando pintamos de uma cor muito fora da harmonia, é bem provável que a pessoa não goste ou se sinta mais pálida e com mais marcas no rosto, por exemplo.

por fim, qual é a média de valores para quem deseja fazer o teste?

L.P.: Isso vai depender muito da localização, da consultora e do tipo de atendimento. Mas em média de R$300,00 a R$600,00 - podendo ser para mais ou para menos dependendo muito de todos esses fatores.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar