Afinal, qual a função da queratina no cabelo?

por Inaê Ribeiro

Só nós sabemos o que o sonho do cabelo macio e saudável já nos fez passar. Receitas caseiras, pesquisa de produtos e até mesmo de ingredientes são coisas normais em nossa rotina, e se você também é assim, provavelmente já ouviu falar dos benefícios da queratina no cabelo. O ingrediente por muito tempo foi usado para fazer alisamentos e deixar os fios brilhantes e sem frizz, mas essa combinação de químicas fez com que ele se tornasse um vilão.

Apesar disso, nós sabemos que a queratina no cabelo pode ser super benéfica como componente único de cuidados com os fios, tanto é que as marcas começaram a formular produtos com infusão dela. Mas sempre que surge um novo cosmético vem com ele a dúvida se ele realmente funciona, então hoje vamos descobrir os princípios básicos da queratina, para que ela funciona e quem deve evitá-la.

Megan Gentry - cabelo - queratina no cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Megan Gentry (Reprodução/Instagram)

_o que é a queratina

Antes da gente conhecer os benefícios da queratina no cabelo, é importante saber como ela afeta as nossas madeixas. Primeiramente, a queratina é a base da estrutura dos nossos fios que o nosso corpo mesmo produz. Ela é uma proteína fibrosa que forma cada um dos fios e à medida que nosso cabelo fica danificado, ele precisa de ajuda para recuperar sua estrutura natural. Ela também forma as nossas unhas, mas isso é assunto para um próximo momento. 

A queratina pode ser adicionada em nossa rotina de cuidados com os cabelos de duas maneiras e aí cabe a você decidir qual benefício deseja, já que eles se diferem. Os tratamentos com queratina feitos em salão, geralmente, apresentam formalina (formaldeído e álcool metílico) para alisar o cabelo, enquanto as proteínas de colágeno hidrolisadas ajudam a preencher as áreas danificadas do cabelo, aumentando temporariamente a força. 

Esses tratamentos podem danificar o cabelo e liberar gases perigosos, apesar disso, ainda é grande o número de pessoas que realizam tratamentos com queratina em salões de beleza. Por isso, hoje trouxemos esses dados para que você saiba os prós e contras antes de realizar os tratamentos, seja em casa ou no salão.

vibewithnat - cabelo - queratina no cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Edely (Reprodução/Instagram)

_os benefícios

Como benefícios-chave da queratina no cabelo podemos contar com fortalecimento, maior brilho e, se você considera alisar como qualidade, temos ele também. O fato é que não importa se você deseja realizar o tratamento em casa ou no salão, de qualquer modo você verá resultado e mudança em seus fios. 

Os cosméticos caseiros de queratina ajudam a fortalecer o cabelo que foi comprometido por danos químicos e mecânicos. Esses produtos geralmente vêm na forma de óleo ou sérum e podem oferecer fios mais lisos, brilhantes e com aparência mais saudável. Já os realizados em salão, usam queratina líquida, produtos químicos e alta temperatura para selar a proteína no cabelo.

Os resultados dos tratamentos com queratina realizados em salão possuem resultados temporários, em torno de até seis meses. O grande problema deles é que para obter todos esses benefícios, você precisa se expor a produtos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.

vibewithnat - cabelo - queratina no cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @vibewithnat (Reprodução/Instagram)

_relação com a curvatura

Os tratamentos com queratina atuam melhor em pessoas que possuem cabelos secos, danificados ou com muito frizz. Além disso, eles podem ser ótimos para quem busca mais volume, já que há estudos sobre o quanto o ingrediente é benéfico para os cabelos com espessuras mais finas. No entanto, tudo isso é uma via de mão dupla, pois os fios mais frágeis podem ser prejudicados pelos produtos químicos dentro de um tratamento de queratina feito em salão, isso unido ao calor necessário para selá-los, temos a fórmula perigosa. 

Mas não são todas as pessoas que podem obter os benefícios da queratina no cabelo, principalmente nos tratamentos feitos em salão. Mulheres grávidas e pessoas com problemas respiratórios devem evitar por causa dos químicos presentes. Mas isso não quer dizer que você deve evitar os procedimentos caseiros, afinal, eles são mais seguros e não possuem componentes químicos. 

Claro que não existe uma regra, há cabelos que podem não receber bem a quantidade de proteína que a queratina possui. Nesses casos, o ideal é abandonar o tratamento e buscar por outros que vão fornecer umidade aos fios.

Elif - cabelo - queratina no cabelo - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Elif (Reprodução/Instagram)

_como usar

Você já deve ter entendido que os tratamentos de queratina feitos em salão não garantem 100% um resultado positivo para os fios, mas existem shampoos, condicionadores e finalizadores que aplicam uma camada da proteína nas madeixas, deixando elas temporariamente mais brilhantes e sedosas, além de reduzir o frizz. Mas, e atenção, nunca tente realizar um procedimento de salão em casa, pois você pode acabar irritando seu couro cabeludo.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar