Guia do shampoo: 8 receitas de shampoo caseiro

por The Look Stealers

Quando se trata de cuidados com o cabelo, você costuma escolher os produtos minuciosamente, observando todas suas propriedades e funções? Se sim, você deve saber que muitos dos ingredientes em shampoos convencionais não são tão benéficos para a saúde dos nossos fios - e é aÍ que queremos chegar. Você sabia que é mais do que possível ir além dessas opções e fazer o seu próprio shampoo caseiro

Talvez, você já se viu torcendo o nariz, achando que criar o seu próprio produto de limpeza caseiro pode dar muito mais trabalho do que apenas correr na farmácia, mas estamos aqui para desmistificar e te mostrar que as receitas são mais simples do que você imagina. Inclusive, nem precisamos dizer que além de super benéficos para a saúde capilar, o shampoo caseiro também causa um impacto super positivo no meio ambiente, afinal, eles dispensam o uso de certos componentes químicos e embalagens plásticas. Ficou curiosa? Vem com a gente:

nicluzuriaga - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: nicluzuriaga (Reprodução/Instagram)

_shampoo seco

O shampoo seco é muito útil nos dias de correria em que precisamos dos fios lindos e arrumados. Para fazer o seu shampoo caseiro você irá precisar de:

> duas colheres de sopa de amido de milho;

> uma colher de sopa de talco perfumado.

Misture os ingredientes e peneire bem, o shampoo vai ser formar através de um pó bem solto e fino. O perfume do talco vai deixar o cabelo cheiroso e suave. Para aplicar, faça da mesma maneira que um seco convencional, aplicando diretamente na raiz e espalhando o produto para não ficar nenhum resquício.

Ouai - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ouai (Reprodução/Instagram)

_para cabelos finos

Se você possui cabelos finos e procura uma fórmula para deixá-los mais volumosos, reserve:

> uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;

> um copo de água filtrada;

> três colheres de sopa de amido de milho. 

É só misturar todos os ingredientes e aplicar nos cabelos úmidos e, após alguns minutos, enxágue a mistura. 

Alexis G - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Alexis G (Reprodução/Instagram)

_shampoo para brilho

Se o seu objetivo é recuperar o cabelo opaco e garantir um brilho extra, nós temos a mistura ideal. Para ela, você precisará de:

> 1/4 de xícara de água;

> duas colheres de sopa de alecrim seco;

>1/4 de xícara de sabonete de azeite de oliva líquido, procure em lojas de cosméticos naturais por Castela;

> duas colheres de sopa de óleo de amêndoas.

Para fazer o seu shampoo caseiro e garantir uma nuance com brilho, inicie fazendo uma infusão do alecrim em água, depois, quando já estiver formando um chá, coe e adicione o restante dos ingredientes. Aplique na raiz, como faz com os shampoos convencionais e enxágue. 

Kristine Diez - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Kristine Diez (Reprodução/Instagram)

_para cabelos oleosos

Para as pessoas que sofrem com fios oleosos e ainda não encontraram uma maneira ideal de cuidar deles, nós temos a receita que promete acabar com o problema. Os ingredientes são:

> uma xícara de sabonete de azeite de oliva líquido (o Castela que citamos em outra receita);

> duas colheres de sopa de suco de limão, ele deve ser espremido na hora;

> uma colher de chá de gel de aloe vera. 

Misture todos os ingredientes e passe nos cabelos, deixe agir por alguns minutos e enxágue até sentir a madeixa mais leve.

Valyn Dobson - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Valyn Dobson (Reprodução/Instagram)

_para crescimento

A busca por produtos que ajudem no crescimento dos fios é grande. Quem ama o cabelo longo e saudável sabe que não é fácil atingir essa meta, mas esse shampoo caseiro pode te ajudar na missão. Para isso, separe:

> 100 gramas de sabonete de amêndoas ralado;

> duas colheres de chá de shikakai em pó;

> 1/2 xícara de água.

Ingredientes separados, despeje todos eles em um liquidificador e bata até formar uma pasta homogênea, em seguida, aplique nos fios e deixe agir por alguns minutos. Depois é só enxaguar abundantemente os cabelos massageando o couro cabeludo.

Jasmine Chanel - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Jasmine Chanel (Reprodução/Instagram)

_para cabelos ressecados

Para os cabelos ressecados que estão precisando de uma força no tratamento, o segredo está no azeite e óleo de amêndoas. Olha só essa receita:

> 1/2 litro de água;

> 120 gramas do sabonete de azeite de oliva em raspas;

> 1/4 de xícara do óleo de amêndoas. 

Com água fervente, despeje as raspas do sabonete até que ele se dissolva por completo, e então una ao óleo de amêndoas. Depois que a mistura esfriar um pouco (atenção para a temperatura da água), despeje sob as madeixas e, após alguns instantes, enxágue.

KAJA ISDAHL - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Kaja Isdahl (Reprodução/Instagram)

_contra caspa

A caspa é uma inflamação do couro cabeludo que resulta em uma descamação, causando desconforto, coceira e alguns outros danos. Para acabar com o problema, o shampoo caseiro pode ser uma ótima alternativa. Os ingredientes necessários são:

> uma colher de sopa de bicarbonato de sódio;

> duas colheres de sopa de vinagre de maçã;

> duas xícaras de água morna;

> dois recipientes limpos;

> óleo essencial natural de sua preferência.

Agora que você tem todos os ingredientes em mãos, inicie diluindo o bicarbonato em uma xícara de água morna e reserve em um pote limpo com tampa. Então, repita o processo com o vinagre. Agora é a hora de usar o shampoo, comece esfregando a mistura de bicarbonato no couro cabeludo até sentir que a raiz está limpa, enxágue bem. Depois, utilize a mistura de vinagre no comprimento dos fios e enxágue. Feito isso, é só passar o óleo essencial para ter o aroma.

Elba - cabelo - shampoo caseiro - inverno  - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Elba (Reprodução/Instagram)

_para todos

Listamos algumas receitas de shampoo caseiro que possam atender uma necessidade especial dos seus fios, mas existe uma em especial que pode ser replicada para todos os tipos de cabelo. Além de ser super simples, essa receita oferece a chance para você adaptar de acordo com sua necessidade. Para esse shampoo você irá precisar de:

> duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;

> 500 ml de água filtrada.

Ok, parece que faltam ingredientes, mas não, essa é a base que você precisa. A partir dela você pode adicionar óleos vegetais, que irão hidratar e aromatizar o shampoo, e caso deseje fazer isso, misture cerca de meia colher de sopa. Outra opção para potencializar o seu shampoo caseiro é acrescentar cápsulas de vitamina A ou E, que irão oferecer os nutrientes necessários para seu fio. 

Se você fez a mistura, aplique no couro cabeludo e enxágue - mas atenção, ele não deve ser usado todos os dias. Por ser muito potente, o ideal é usar uma vez por mês, para não haver o efeito rebote e você ter formação de caspas.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar