Afinal, qual a influência do Anime e do Mangá na moda?

por Izabela Suzuki

A arte de contar histórias se manifesta de diversas formas ao redor do mundo. Para os japoneses, muito dessa arte vem do mangá e do anime. Originados durante o século XII, os primeiros formatos de quadrinhos eram semelhantes a pergaminhos bem detalhados, com visuais vívidos e textos provocativos. A palavra "mangá" só foi adotada no vocabulário em meados de 1790. Na década de 1920, esses pergaminhos evoluíram para o formato que conhecemos hoje, sendo divulgados por jornais e revistas locais de cada cidade.

Pouco depois, o anime surgiu como um derivado de imagem em movimento e, desde então, tornou-se uma indústria altamente criativa e poderosa que influencia não só o Oriente, mas também o Ocidente, conquistando milhares de fãs apaixonados que se dedicam aos cosplays, fã-clubes e imensas coleções de mangás e temporadas de seus animes favoritos em HDs externos.

Por se tratar de um enorme fandom que vai muito além das ruas de Tóquio, muitas marcas passaram a apostar nessa união, colaborando e trazendo itens exclusivos para os apaixonados, além de promover esse "intercâmbio" de culturas, conquistando até mesmo novos fãs que ainda não estão familiarizados com o universo das histórias japonesas. É por isso que essa parceria tem feito tanto sucesso. Quer descobrir mais? Então vem comigo.

as colaborações

Loewe x A Viagem de Chihiro - tricot estampado preto e bolsa azul - Anime - inverno - mulher asiática posando segurando uma bolsa azul pequena na cabeça - https://stealthelook.com.br
Foto: Loewe x A Viagem de Chihiro (Reprodução/Instagram)


É impossível começar este ciclo de apresentações de colaborações icônicas sem mencionar a Loewe e suas peças inspiradas nos filmes do Studio Ghibli (Produtora fundada pelo produtor Toshio Suzuki e o cineasta Hayao Miyazaki em 1985). Antes mesmo da última coleção cápsula ser lançada em 2023, com desenhos do filme "O Castelo Animado", a casa espanhola já havia investido nos filmes "Meu Amigo Totoro" e "A Viagem de Chihiro", ambos com grande sucesso e muito desejados.

Loewe x O Castelo Animado - N/A - Anime - outono - a foto mostra uma sala azul decorada com elementos asiáticos do filme
Foto: Loewe x O Castelo Animado (Reprodução/Instagram)

Jonathan Anderson expressou seu apreço pela abordagem criativa do estúdio de animação e declarou em entrevistas que "o poder do artesanato como uma ponte entre o antigo e o novo é tecnicamente inovador – uma abordagem criativa que a Loewe tem orgulho de compartilhar."

Outra colaboração que abalou as estruturas do mercado da moda foram as botas vermelhas do Astro Boy em parceria com a MSCHF, uma marca já conhecida por lançamentos polêmicos, tais quais os "tênis satanistas". Feitas de borracha, grandes e chamativas, esse calçado viralizou na internet em meados de fevereiro de 2023. Na época, todos os pares se esgotaram rapidamente, causando até um "pane" no sistema da marca.

Gucci x Doraemon - roupas diversas - Anime - outono - mulher asiática de óculos sentada em uma cama de costas usando uma bolsa estampada com um desenho azul - https://stealthelook.com.br
Foto: Gucci x Doraemon (Reprodução/Instagram)

Para comemorar o Ano Novo Chinês em 12 de fevereiro de 2021, a Gucci uniu forças com o mundo dos animes e mangás para estampar algumas de suas peças com o gato-robô 'Doraemon'. A colaboração coincidiu com o 50.º aniversário do desenho original de Fujiko F. Fujio, celebrado poucos meses depois, em 5 de setembro.

A coleção não chegou a todos os lugares do mundo, mas cenários urbanos selecionados em cidades da Austrália, China, Hong Kong, Índia, Japão, Malásia, Singapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã receberam a coleção cápsula na época.

Adidas x Dragon Ball Z - Tênis - Anime - N/A - A foto mostra diversos tênis coloridos - https://stealthelook.com.br
Foto: Adidas x Dragon Ball Z (Reprodução/Instagram)

Além dessas colaborações, os inúmeros encontros da moda com desenhos queridos pelo público e com fãs fiéis até hoje também merecem destaque. A Adidas, por exemplo, lançou um tênis especial inspirado em Dragon Ball Z; a Uniqlo, uma marca japonesa, vendeu diversas camisetas estampadas com as personagens de Sailor Moon. A Converse também ficou para trás, colocando no mercado uma linha de tênis inspiradas em Pokémon que, em algum momento, deve ter feito parte da sua infância - ou fazer até hoje.

O interesse de marcas mais mainstream e "acessíveis" pela indústria oriental não é recente. Na maioria das vezes, esse interesse reflete o forte impacto da cultura asiática na cultura pop global, resultando em um mercado lucrativo que agrada tanto aos fãs quanto aos consumidores que cresceram lendo histórias japonesas ou acordando cedo aos domingos para assistir aos seus animes favoritos na televisão.

Leia Mais: O que é o K-POP e como foi sua ascensão na moda

Levis x Gundam - roupas diversas - Anime - inverno - dois modelos em pé posando para uma foto - https://stealthelook.com.br
Foto: Levis x Gundam (Reprodução)

Quem também recentemente apostou na colaboração foi a Levis com a série de ficção científica Mobile Suit Gundam, de 1979. Situada no futuro, a franquia japonesa explora de forma ousada temas diversos, como tecnologias inovadoras e a condição humana. E a collab inclui uma variedade de peças arrojadas e que trazem estampas clássicas do desenho e um componente utilitário exclusivo que pode ser visto em calças cargo e bolsas, por exemplo. 

Supreme x Akira - macacão preto - Anime - inverno - homem de costas - https://stealthelook.com.br
Foto: Supreme x Akira (Reprodução/Instagram)

Inspirada pela distopia cyberpunk, a Supreme, que nunca perde a chance de colaborar com algo ou alguém, já trabalhou com Katsuhiro Otomo, criador do mangá 'Akira', um dos mais influentes da década de 80 e aclamado por introduzir a cultura dos quadrinhos japoneses no Ocidente. A coleção trouxe parkas, blusas de jacquard, macacões e até camisas de futebol baseadas no desenho de Otomo.

vivienne westood x nana

Falando sobre o punk, e ainda dentro do universo das colaborações, essa daqui não pode passar batida. Vivienne Westwood, lendária estilista britânica que é especialmente conhecida por seu papel fundamental no movimento punk e suas contribuições inovadoras à moda, também encontrou inspiração no universo dos animes, especificamente no mangá e anime "Nana".

"Nana" é uma série de mangá escrita e ilustrada por Ai Yazawa, que também foi adaptada para anime. A história segue duas jovens mulheres, ambas chamadas Nana, com personalidades e estilos de vida completamente diferentes, mas cujos destinos se entrelaçam. A série é conhecida por seu retrato realista e emocional das vidas dos personagens, bem como por seu estilo e moda distintivos.

A influência de Vivienne Westwood em "Nana" é bastante evidente. A personagem Nana Osaki, uma das protagonistas, é uma vocalista punk de uma banda e tem um estilo que claramente se inspira no trabalho de Westwood. Ela é frequentemente vista usando peças que lembram o estilo icônico da estilista, com uma mistura de elementos punk, góticos e de alta costura. Ai Yazawa é uma grande fã de Vivienne Westwood e incorpora muitos elementos do trabalho da estilista no design de roupas dos personagens.

Nana x Vivienne Westwood - roupas diversas - Anime - N/A - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Nana x Vivienne Westwood (Reprodução/Instagram)

A marca de Westwood aparece diretamente na série, com personagens frequentemente usando roupas e acessórios reais da marca. Isso não só reforça a autenticidade do estilo punk da personagem, mas também serve como um tributo à influência de Westwood na moda alternativa. Além disso, a série ajudou a popularizar a estética punk e gótica entre os jovens japoneses, trazendo um novo público para as criações de Westwood.

Vivienne Westwood, com seu olhar avant-garde e revolucionário, inspirou e foi inspirada por várias subculturas e movimentos artísticos. Sua conexão com "Nana" exemplifica como a moda e a cultura pop se interconectam, influenciando e sendo influenciadas mutuamente, criando uma rica conexão de referências culturais e estilísticas.

quando a moda influência o anime

Como deu para perceber, às vezes os papéis se invertem. Isso aconteceu em "Nana" e também em "Sailor Moon". Naoko Takeuchi, a criadora e designer responsável por desenhar as personagens do desenho, sempre foi uma entusiasta da moda. Ao criar as roupas para as guerreiras, ela trouxe referências claras de grandes estilistas.

Por exemplo, as influências da alta costura são evidentes nos trajes detalhados e elegantes das personagens. A própria Sailor Moon e suas companheiras, as Sailor Senshi, usam uniformes que, embora estilizados para a narrativa de um anime de super-heroínas, apresentam elementos que lembram as criações sofisticadas e inovadoras de estilistas renomados. Por exemplo, os trajes combinam silhuetas estruturadas e detalhes ornamentais que remetem ao trabalho de Thierry Mugler e Christian Lacroix, conhecidos por suas abordagens vanguardistas e teatralidade na moda.

Sailor Moon - roupas diversas - Anime - N/A - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: Sailor Moon (Reprodução/Pinterest)

Já a personagem Sailor Neptune, exibe um estilo elegante e refinado, que pode ser comparado às criações de Chanel, com linhas limpas e uma sofisticação clássica. Já os uniformes mais dramáticos e ousados, como o de Sailor Pluto, podem lembrar o estilo avant-garde de Mugler.

Ainda bem que a paixão de Takeuchi pela moda permitiu que ela criasse personagens cujos estilos ressoam tanto com o público japonês quanto com fãs internacionais, mostrando que a moda é uma linguagem universal que transcende fronteiras e mídias.

nas passarelas

O interesse e a curiosidade pelos mangás e animes mundo a fora transcendeu as páginas dos quadrinhos e televisões. E a moda, como não é boba nem nada, já fez questão de trazer um pouco disso para além das colaborações cápsulas, incorporando muitos desses elementos nas grandes passarelas. 

Comme Des Garçons - roupa colorida - Anime - primavera - modelo andando na passarela - https://stealthelook.com.br
Foto: Comme Des Garçons (Reprodução/Vogue Runway)

Comme Des Garçons, de Rei Kawakubo, por exemplo, trouxe no seu desfile de 2018 uma coleção repleta de inspirações Kawaii e com referências a desenhos animados coloridos e fantasiosos, quase todos vindos de dentro do universo oriental. 

Leia Mais: Você sabe quem são os asiáticos na moda?

Sandy Liang, já conhecida por trazer muito do mundo dos desenhos e da sua infância para suas coleções, cobriu as roupas de sua coleção de outono 2020 com olhos de anime. 

Louis Vuitton, Moschino e Jeremy Scott - roupas diversas - Anime - N/A - colagem de imagens - https://stealthelook.com.br
Foto: O Anime e o Mangá podem se traduzir de diversas formas para os estilitas (Reprodução/Vogue Runway)

Por um lado, para uma estilista com raízes asiáticas, é fácil mergulhar em sua própria bolha de influências culturais. Quando vemos outros designers se inspirando nesse universo, a sensação é gratificante e única. Afinal, ver uma obra animada ganhar vida através das roupas e de criações criativas é quase sempre recompensador.

Virgil Abloh, Jeremy Scott e Nicolas Ghesquière são alguns dos nomes que já trouxeram essas referências para seus desfiles. No desfile de moda masculina Primavera/Verão 2021, Abloh procurou Reggieknow, um artista de anime radicado nos Estados Unidos, para criar ilustrações que acompanharam sua coleção. Ghesquière foi de Neon Genesis Evangelion a Ghost in the Shell em poucos anos, enquanto Scott fez o encontro entre o Rococó e A Rosa de Versalhes acontecer em 2020.

O ex-diretor criativo da Moschino, na época, contou em entrevistas que ler mangá foi uma das maneiras pelas quais ele trabalhou suas habilidades linguísticas. "Naturalmente, o anime é uma fonte de inspiração artística para mim", completou.

Você também vai gostar