Essa semana já é Carnaval e depois de ter indicado os melhores blocos das principais cidades, é claro que não poderíamos deixar de fora um dos lugares onde a folia é mais conhecida. Então, trouxemos uma lista dos melhores bloquinhos em Salvador, que tem o maior Carnaval do mundo. Dessa vez, contamos com a ajuda da Preta Luz para nossa curadoria. Ela mora na cidade e escolheu alguns de seus blocos favoritos para colocar junto aos nossos.
Antes de tudo, precisamos explicar que a dinâmica na cidade é um pouco diferente das outras. Os blocos de rua são separados entre a parte com abadá, que é paga e as pessoas ficam dentro das cordas, e a parte de fora, que é conhecida como pipoca.
Leia também: Dicas essenciais de segurança para aproveitar o Carnaval
Bloquinhos em Salvador
Habeas Copos
Nascido nos anos 90, o bloco leva o mesmo nome do bar de Sérgio Bezerra, idealizador do evento. O que começou como festa alternativa que hoje já virou tradição e faz parte da abertura do Carnaval de Salvador.
Dia e horário: 07/02 - 22h15
Local: Farol da Barra ao Morro do Cristo
Instagram: @bandahabeascopos
Pipoca das Cores do Saulo
O cantor Saulo é o responsável por um dos blocos de maior sucesso da cidade. Sem cordas, ele é totalmente gratuito e desfila por dois dias na cidade. Além disso, todo ano ele conta com participações especiais.
Dia e horário: 09/02 - 12h e 13/02 - 13h
Local: Circuito Osmar, Campo Grande
Cortejo Afro
Com o tema “Meio século de Blocos Afro. Ahh... Se não fosse o Ilê-Aiyê!”, o bloco vai animar o Carnaval com ritmos africanos para enaltecer a ancestralidade de África e a força indígena.
Dia e horário: 9, 11 e 12/02 - 22h
Local: Sexta - Corredor da Vitória / Domingo e Segunda - Porto da Barra
Instagram: @cortejoafro
Afoxé Filhos de Gandhy
Fundado em 1949, o bloco se tornou o maior afoxé da Bahia. Inspirado em Mahatma Gandhi, ele espalha mensagens de paz pelas ruas de Salvador, enquanto toca seu batuque contagiante.
Dia e horário: 11, 12 e 13/02
Local: Domingo e Terça - Campo Grande / Segunda - Barra
Instagram: @ghandyoficial
Olodum
Criado no Pelourinho há mais de 40 anos, o bloco afro é um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira do mundo.
Dia e horário: 09, 11 e 13/02
Local: Sexta e Terça no Circuito Osmar – Campo Grande/ Domingo no Circuito Dodô – Barra-Ondina
Instagram: @olodum_oficial
Malê Debalê
Marcado pela sua luta contra o racismo, o bloco está presente há mais de três décadas no Carnaval baiano. Esse ano,
Dia e horário: 13/12 - 20h
Local: Barra
Instagram: @maledebaleoficial
Os Mascarados
O bloco foi fundado por Margareth Menezes, que esteve à frente do evento por muitos anos e volta em sua 23ª edição para uma participação especial. Por tradição, os foliões vão com fantasias inusitadas para curtir a festa.
Dia e horário: 08/02 - 19h30
Local: Barra-Ondina
Instagram: @blocomascarados
Se quiser a programação completa de bloquinhos em Salvador, você pode acessar o site do Blocos de Rua.