Todo mundo já passou por uma fase de roer as unhas ou simplesmente não conseguir deixá-las crescer por estarem fracas e quebrarem o tempo todo. Existem muitas alternativas para virar o jogo e ter unhas mais fortes e longas, entre elas o alongamento de unha em gel.
Se você desconhece essa tendência, que está bombando entre celebridades como Hailey Bieber (que usa unhas e esmaltes em gel, como mostra sua manicure Zola Ganzorigt), nós iremos tirar todas as suas dúvidas.
Embora seja super popular, a unha em gel ainda é, naturalmente, rodeada de dúvidas e receios e nós pesquisamos sobre o assunto e entrevistamos uma especialista no assunto, a manicure Richelle, do Jazz Nail's It Art Studio, que trouxe há mais de 10 anos essa técnica para o Brasil. Vem ler tudo o que você gostaria de saber sobre a técnica:
o que é alongamento de unhas em gel?
A técnica é simples: Uma camada de gel sobre as unhas naturais, proporcionando uma aparência natural e resistente. O alongamento não tem risco à saúde das unhas e pode ter uma boa durabilidade, quando feita a manutenção mensal. Além disso, é uma tela em branco para soltar a criatividade nas cores e nail art!
passo a passo do alongamento de unhas em gel
A primeira coisa é saber o que é o procedimento e qual é o seu passo a passo. O alongamento é feito com um produto líquido a base de um gel fino e transparente que pode ser usado por cima das unhas naturais, do molde ou também do tip - um tipo de unhas postiças. É executado com pincéis específicos, que ajudam a aplicar o gel base a fim de criar a estrutura e o gel de construção para modelar a unha.
Segundo Richelle, a aplicação dessa base é fundamental para facilitar a remoção das unhas em gel, que pode ser feita com acetona depois. Ela ainda explica que a cada nova camada das unhas em gel é preciso deixar os dedos em uma cabine de luz ultravioleta, responsável por secar, fixar o produto e fazer com que o mesmo fique rígido. Isto pronto, as unhas são lixadas e esculpidas no formato desejado.
Leia também: Quais são os formatos de unhas e como fazê-las
a diferença entre a unha de gel, de fibra e de acrílico
Basicamente a diferença entre os tipos de alongamento está no material utilizado. A opção de fibra de vidro usa a unha da cliente como molde para os filamentos de vidro e o processo é um pouco mais demorado, uma vez que o filamento precisa ser colado e moldado para depois ir para a cabine de luz ultravioleta.
Já o alongamento de acrílico é composto por uma combinação de pó e líquido acrílicos, e feito com um pincel próprio para a prática. Essa mistura forma uma massa, que é aplicada sobre a unha ou o molde. Ao contrário das demais, essa técnica seca sozinha e a sua estrutura é mais rígida, o que pode dificultar o resultado natural. Porém, possui o benefício de não ter a sensação de queimação que a cabine de luz às vezes causa. "Essa técnica é ótima para quem possui unha frágil ou fina, pois geralmente essas pessoas sentem dor quando o dedo está na cabine", diz Richelle que complementa que "a remoção da unha acrílica também é muito fácil porque pode ser feita com a ajuda da acetona. Basta deixar o dedo mergulhado no líquido."
quanto tempo leva para fazer o alongamento de unhas em gel?
Richelle: A aplicação é feita entre uma hora e meia e duas horas, dependendo da prática da profissional.
e quais são os cuidados após o alongamento?
R.: Os cuidados pós-alongamento estão ligados ao seu estilo de vida, mas também ao material que você utiliza. As unhas artificias são de plástico e por ser um material muito rígido, elas podem trincar com facilidade. Portanto, o ideal é escolher materiais mais maleáveis. Assim, se você bater o dedo, a unha não quebrará mas sim se dobrará junto com a natural. Além disso, você deve evitar mexer nos cantos das unhas, abrir latas ou fazer atividades que exigem muita força.
qual é a durabilidade?
R.: A durabilidade do alongamento de gel depende de alguns fatores como o material utilizado e a unha de cada pessoa. Por exemplo, pessoas que possuem mãos quentes podem experienciar uma durabilidade menor porque o processo é feito com um material plástico e quanto mais contato com o calor, mais frágil fica. Nesse caso, o alongamento tem duração média de três meses. De qualquer forma, o importante é realizar os cuidados necessários com o alongamento, evitando a exposição ao sol, à água e ao calor. E claro, realizar a manutenção mensalmente.
o alongamento pode danificar a unha natural?
R.: O alongamento pode danificar as unhas naturais se você roer ou morder o canto da unha, pois isso faz com que o alongamento puxe a base natural. Outra possível causa de danos são batidas frequentes, que podem até acarretar em rachaduras. E se a técnica não for feita por uma pessoa especializada, tanto na aplicação quanto na remoção, as consequências podem ser negativas também. Por isso, procure um profissional que você confia e nunca tente tirar o alongamento em casa.
qual é o processo de remoção da unha em gel?
R.: O processo de remoção depende da técnica utilizada na construção do alongamento. Se você utilizou a base, ela poderá ser removida com acetona. Mas caso tenha usado apenas o produto rígido, que dá forma às unhas e não derrete com acetona, a retirada será feita apenas com lixas próprias para isso.