Quem ama ler, como eu, sabe o desafio que é rankear as leituras que a gente mais curtiu, já que cada uma tem um significado e um propósito diferente. O que sempre rola é que alguns livros de fato ganham nosso coração, seja porque nos identificamos de alguma forma ou porque o autor é tão bom que nos faz "engolir" a obra. Então, eu decidi compartilhar os melhores livros de 2023 que li até agora.
Para essa missão de eleger meus livros favoritos do ano, contei com a Estante Virtual, que tem milhares de livros de todos os gêneros e até obras que estão esgotadas e você só encontra lá. Vem ver minhas queridinhas até agora:
A Outra Garota Negra
A Outra Garota Negra foi um dos livros que mais me deixou pensativa esse ano por conta do que ele aborda e de como a obra é intrigante. Escrita por Zakiya Dalila Harris, é um suspense muito envolvente que trata questões de raça e gênero. Ela conta a história de Nella Rogers, a única pessoa negra de seu ambiente de trabalho, que se vê esperançosa com a mudança desse cenário a partir da chegada de Hazel. No entanto, ela começa a receber bilhetes estranhos e ameaçadores, que a fazem questionar sua realidade.
O livro ganhou até uma adaptação para o streaming recentemente, uma série de 10 episódios estrelada por Sinclair Daniel. Vale muito a leitura!
A Cor Púrpura
Já falei por aqui da edição especial de “A cor púrpura”, mas eu não poderia deixar de trazê-lo como um dos melhores livros de 2023 que eu li. Não sei porque demorei tanto tempo para ler esse clássico. Ele é realmente muito bom e merece todas as premiações e adaptações que ganhou.
Alice Walker criou uma história incrível, que abrange 40 anos da vida de Celie, uma mulher negra, vítima de abusos e que através da fé e da esperança em encontrar sua irmã, consegue aprender sobre si mesma, criar uma rede de apoio e melhorar sua vida em um período muito complicado.
O final é emocionante e todo o desenvolvimento da personagem principal é muito difícil, mas é bonito ver como ela descobre quem ela é e seu lugar no mundo. É um livro que mexe muito com a gente!
Bruxa Akata
Bruxa Akata é o primeiro livro da saga da escritora Nnedi Okorafor. É uma obra de fantasia que se passa na Nigéria e tem como protagonista a Sunny, uma garota albina de 12 anos que se sente deslocada e sofre por ser diferente. Até que ela descobre que é alguém com talentos mágicos e se torna parte de um grupo que vai ajudá-la em sua jornada de autoconhecimento. Juntos, eles ainda precisam derrotar um assassino misterioso de crianças que pretende invocar o fim do mundo.
A melhor parte dessa história é que ela é criada a partir de mitologia africana e foge das referências européias e norte-americanas que temos de fantasia. É interessante, prende a atenção de cara e é composta por personagens negros.
Girls Like Girls
A estreia de Hayley Kiyoko como escritora me impactou muito. O livro é baseado no clipe da música dela de mesmo nome, então já era muito esperado pelos fãs — inclusive eu.
A história de crescimento, descoberta da sexualidade e as dores e delícias do primeiro amor gera uma identificação espontânea. Fora que é muito legal descobrir muito mais sobre as personagens que só conhecíamos pelo clipe.
Ela acompanha a chegada de Coley no interior de Oregon, após a morte de sua mãe. Na nova cidade, ela precisa lidar com o pai que mal conhece e tentar entender a sua amizade com Sonya, a garota popular que acabou de conhecer e que desperta novos sentimentos nela.
Quem gosta de romance e livros young adult vai amar.
Lendários
Mais um dos melhores livros de 2023 para mim é uma fantasia — e a primeira obra de uma saga. Lendários, de Tracy Deonn, acompanha Bree Matthews, uma adolescente de 16 anos, que depois de perder a mãe e entrar em um programa da universidade para estudantes de excelência acadêmica, descobre um mundo com demônios e sociedades secretas. Em uma trama com mistérios, magia e romance, a história aborda ainda questões raciais e a importância da ancestralidade.
Esse é um daqueles livros para devorar, com uma história que te deixa curiosa e querendo mais do começo ao fim. O romance é muito bom e todos os segredos que a protagonista vai descobrindo ao longo da narrativa deixa tudo ainda mais legal.
Tudo Sobre o Amor: novas perspectivas
Esse é outro livro que me arrependo de não ter lido antes. Tudo sobre o amor, da bell hooks, traz lições valiosas sobre o que é o amor e como somos ensinados a amar. Com a combinação de relatos pessoais e ideias filosóficas e psicológicas, a autora desenvolve uma série de argumentos que mostra que o significado dessa palavra foi distorcido e que amor não é só sentimento, mas uma ação diária.
Ele é um dos melhores livros de 2023 para mim, porque me ensinou muito e me deu outra visão sobre a vida.