7 livros LGBTQIA+ para celebrar o mês do orgulho

por Karen Merilyn

Estamos em junho, mês que é celebrado o dia do orgulho LGBTQIA+. E eu, Karen Merilyn, sei bem como é não se sentir representada nos livros e a importância de termos cada vez mais autores e personagens diversos, com vivências e jornadas fora do padrão. E para ampliar essas vozes, escolhi alguns livros LGBTQIA+ com histórias escritas e/ou protagonizadas por pessoas da comunidade. 

Junto com a Estante Virtual, que está com uma seleção especial de livros para o mês do orgulho, reuni obras de diferentes gêneros literários, que passam por narrativas variadas e são indispensáveis para qualquer leitor. Vem ver:

Carmilla: a Vampira de Karnstein - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Carmilla: a Vampira de Karnstein - Sheridan Le Fanu (Reprodução)


carmilla: a vampira de karnstein

Carmilla, de Sheridan Le Fanu, é um marco da literatura gótica. Ele é narrado por Laura, uma jovem que vive isolada em um castelo até receber a visita inesperada de Carmilla. Ela desperta sentimentos amorosos ao mesmo tempo que instiga certo horror na jovem quando ela começa a relembrar seus pesadelos de infância. 

A obra foi escrita quinze anos antes de Drácula e traz uma das personagens mais marcantes da história dos vampiros. 

Heartstopper: Dois Garotos, Um Encontro - Vol. 1 - Alice Oseman - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Heartstopper: Dois Garotos, Um Encontro - Vol. 1 - Alice Oseman (Reprodução)

heartstopper: dois garotos, um encontro

Se você quer um daqueles livros LGBTQIA+ fofinhos, Heartstopper, de Alice Oseman, é a escolha certa. A história em quadrinhos, que virou até série da Netflix, acompanha Charlie Spring, um garoto que sofre bullying depois de ter se assumido gay na escola, e Nick Nelson, o jogador de rúgbi popular. Eles começam a sentar juntos todas as manhãs e isso faz com que se aproximem e descubram novos sentimentos. 

Todos os Pássaros no Céu - Charlie Jane Anders  - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Todos os Pássaros no Céu - Charlie Jane Anders (Reprodução)

todos os pássaros no céu

Escrita por Charlie Jane Anders, uma autora trans, Todos os Pássaros no Céu é uma história de amor e ficção científica. Nela, Patricia e Laurence são amigos com visões opostas que se reencontram depois de dez anos, quando o mundo está prestes a implodir. À medida que se reconectam, percebem que estão em lados opostos de uma guerra entre ciência e magia enquanto o destino do planeta depende dos dois.

Uma ficção especulativa que leva a muitas reflexões sobre o futuro.

Última Parada - Casey Mcquiston - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Última Parada - Casey Mcquiston (Reprodução)

última parada

“Última Parada”, de Casey Mcquiston, segue a trajetória de August Landry, uma jovem meio cética que se mudou para Nova York e só quer construir um futuro sólido. Até que ela vê Jane no vagão do metrô e elas passam a se encontrar o tempo todo. Só tem um problema: Jane pertence aos anos 1970, está perdida no tempo e não consegue sair do metrô. Para ajudá-la, August terá que confrontar seu passado e começar a acreditar que o impossível é possível. 

É um daqueles livros LGBTQIA+ de romance que nos cativa!

O parque das irmãs magníficas - Camila Sosa Villada - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: O parque das irmãs magníficas - Camila Sosa Villada (Reprodução)

o parque das irmãs magníficas

O parque das irmãs magníficas é um romance de Camila Sosa Villada inspirado em sua própria vida. O livro fala sobre quando ela chegou a Córdoba para estudar na universidade e foi ao Parque Sarmiento para conhecer as travestis de lá. Diante da realidade difícil a que são submetidas, elas acolheram Camila, que encontrou seu lugar de pertencimento pela primeira vez. A obra é um manifesto que retrata a identidade de um grupo e as facetas de ser uma travesti. 

Uma leitura importante e necessária! 

Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins  - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: Um Milhão de Finais Felizes - Vitor Martins (Reprodução/Instagram)

um milhão de finais felizes

Mais um dos livros LGBTQIA+ imperdíveis é “Um Milhão de Finais Felizes”, de Vitor Martins. Ele conta sobre Jonas, um jovem que não sabe muito bem o que fazer da vida e lida com diversas questões em casa por conta do conservadorismo dos seus pais. Isso muda quando ele conhece Arthur, que o ajuda a descobrir o verdadeiro significado de família e entender o poder de uma boa história.

O príncipe e a costureira - Jen Wang - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - livros LGBTQIA+ - https://stealthelook.com.br
Foto: O príncipe e a costureira - Jen Wang (Reprodução)

o príncipe e a costureira

Também entre os livros LGBTQIA+ em quadrinhos, O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang, é um conto de fadas sobre Sebastian, o príncipe herdeiro da Bélgica, que esconde um segredo de todos: durante a noite ele coloca vestidos e sai pelas ruas de Paris como a Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda. Ele tem ajuda de Frances, sua melhor amiga costureira, que sonha com o reconhecimento do seu trabalho. É uma história sobre identidade e aceitação, com uma amizade que acolhe e respeita. 

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar