Estamos em junho, mês que é celebrado o dia do orgulho LGBTQIA+. E eu, Karen Merilyn, sei bem como é não se sentir representada nos livros e a importância de termos cada vez mais autores e personagens diversos, com vivências e jornadas fora do padrão. E para ampliar essas vozes, escolhi alguns livros LGBTQIA+ com histórias escritas e/ou protagonizadas por pessoas da comunidade.
Junto com a Estante Virtual, que está com uma seleção especial de livros para o mês do orgulho, reuni obras de diferentes gêneros literários, que passam por narrativas variadas e são indispensáveis para qualquer leitor. Vem ver:
carmilla: a vampira de karnstein
Carmilla, de Sheridan Le Fanu, é um marco da literatura gótica. Ele é narrado por Laura, uma jovem que vive isolada em um castelo até receber a visita inesperada de Carmilla. Ela desperta sentimentos amorosos ao mesmo tempo que instiga certo horror na jovem quando ela começa a relembrar seus pesadelos de infância.
A obra foi escrita quinze anos antes de Drácula e traz uma das personagens mais marcantes da história dos vampiros.
heartstopper: dois garotos, um encontro
Se você quer um daqueles livros LGBTQIA+ fofinhos, Heartstopper, de Alice Oseman, é a escolha certa. A história em quadrinhos, que virou até série da Netflix, acompanha Charlie Spring, um garoto que sofre bullying depois de ter se assumido gay na escola, e Nick Nelson, o jogador de rúgbi popular. Eles começam a sentar juntos todas as manhãs e isso faz com que se aproximem e descubram novos sentimentos.
todos os pássaros no céu
Escrita por Charlie Jane Anders, uma autora trans, Todos os Pássaros no Céu é uma história de amor e ficção científica. Nela, Patricia e Laurence são amigos com visões opostas que se reencontram depois de dez anos, quando o mundo está prestes a implodir. À medida que se reconectam, percebem que estão em lados opostos de uma guerra entre ciência e magia enquanto o destino do planeta depende dos dois.
Uma ficção especulativa que leva a muitas reflexões sobre o futuro.
última parada
“Última Parada”, de Casey Mcquiston, segue a trajetória de August Landry, uma jovem meio cética que se mudou para Nova York e só quer construir um futuro sólido. Até que ela vê Jane no vagão do metrô e elas passam a se encontrar o tempo todo. Só tem um problema: Jane pertence aos anos 1970, está perdida no tempo e não consegue sair do metrô. Para ajudá-la, August terá que confrontar seu passado e começar a acreditar que o impossível é possível.
É um daqueles livros LGBTQIA+ de romance que nos cativa!
o parque das irmãs magníficas
O parque das irmãs magníficas é um romance de Camila Sosa Villada inspirado em sua própria vida. O livro fala sobre quando ela chegou a Córdoba para estudar na universidade e foi ao Parque Sarmiento para conhecer as travestis de lá. Diante da realidade difícil a que são submetidas, elas acolheram Camila, que encontrou seu lugar de pertencimento pela primeira vez. A obra é um manifesto que retrata a identidade de um grupo e as facetas de ser uma travesti.
Uma leitura importante e necessária!
um milhão de finais felizes
Mais um dos livros LGBTQIA+ imperdíveis é “Um Milhão de Finais Felizes”, de Vitor Martins. Ele conta sobre Jonas, um jovem que não sabe muito bem o que fazer da vida e lida com diversas questões em casa por conta do conservadorismo dos seus pais. Isso muda quando ele conhece Arthur, que o ajuda a descobrir o verdadeiro significado de família e entender o poder de uma boa história.
o príncipe e a costureira
Também entre os livros LGBTQIA+ em quadrinhos, O Príncipe e a Costureira, de Jen Wang, é um conto de fadas sobre Sebastian, o príncipe herdeiro da Bélgica, que esconde um segredo de todos: durante a noite ele coloca vestidos e sai pelas ruas de Paris como a Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda. Ele tem ajuda de Frances, sua melhor amiga costureira, que sonha com o reconhecimento do seu trabalho. É uma história sobre identidade e aceitação, com uma amizade que acolhe e respeita.