Amor e Morte: entrevistamos a designer e a figurinista da nova série com a Elizabeth Olsen
Está na hora de você atualizar a lista de séries para ver. Dia 27 (quinta-feira), estreia Amor e Morte, nova série da HBO Max que promete entregar tudo e mais um pouco. Baseada em um crime real, a produção terá 3 episódios e será assinada pelos mesmos criadores de Big Little Lies e The Undoing. No elenco, Elizabeth Olsen, irmã das gêmeas mais queridinhas do STL (Alô, nossa editora Ali Santos), Jesse Plemons, Olivia Grace Applegate, entre outros.
Na trama, o público conhecerá dois casais: Candy e Pat Montgomery, e Betty e Allan Gore. Os quatro são suburbanos e levam uma vida tranquila e pacata, sendo as duas mulheres donas de casa e os dois homens profissionais de tecnologia. Para se distraírem, Candy e Betty cantam no coral da igreja e sempre estão juntas.
No entanto, tudo muda, no entanto, quando Candy começa a ter outro tipo de envolvimento com Allan - o marido da amiga. Além da trama agitada, o figurino colorido dos personagens indica que a série será fiel à estética dos anos 1980. Ou seja, não há motivos para deixar de assistir. Para ganhar um gostinho de quero mais, o STL entrevistou a designer Suzuki Ingersley e a figurinista da produção Audrey Fisher. Ao papo!
Diferente de onde o crime real aconteceu, Austin, no Texas, foi o local onde a produção foi filmada, tudo com o intuito de garantir ambientes mais antigos e com a estética retrô. De acordo com Glatter, a produção procurou igrejas, motéis e casas apropriadas para a época.
"O interior do Estados Unidos tem uma beleza bucólica incrível, e eu queria exatamente isso para mostrar em cada cena”, diz Ingerslev, que garante que esse processo ajuda a garantir que os personagens parecem pessoas reais. Ainda, por conta da história, a produção pedia uma atenção especial na criação de ambientes domésticos para Candy e Betty.
Para se ter uma ideia, até os papéis de parede das casas dos casais foram criados especialmente para a série de forma personalizada. "Antes de partir para o Texas, passei um tempo em um armazém folheando velhos livros de papel de parede. Escolhi os moldes que gostei e imprimimos todo o nosso próprio papel de parede", relembra.
Já para os móveis, a decoradora de cenários Gabby Villarreal teve que atravessar as fronteiras para o Mississippi e encontrar objetos dos anos 1970, como cadeiras, TVs e itens de banheiros. "Deveríamos ter mantido esta coleção, nunca vamos encontrar essas coisas intactas novamente!", brinca Ingerslev, que confessa que a produção reformou um motel caindo aos pedaços para usar o ambiente na filmagem.
“Nós repintamos [o motel] e acabamos usando mais de 120 galões de tinta. Colocamos novas cortinas, trocamos todas as portas e repavimentamos o estacionamento inteiro.”
Para o figurino, Audrey Fisher se inspirou nos recortes dos registros da história real. “Usei capturas de tela de notícias de TV, fotos em preto e branco, histórias impressas e imagens de Candy entrando e saindo do tribunal em 1980. Tudo isso era um ótimo material de origem", diz ela.
De todo guarda-roupa possível para a personagem, uma peça foi crucial e não poderia faltar: um casaco pesado de lã com capuz na cor creme com listras horizontais. Segundo a profissional, o modelo "muito diferenciado" foi usado com frequência pela personagem principal em seu julgamento.
A busca pela peça resultou em uma grande história de garimpo. Sua designer assistente, Brie Harris, encontrou o casaco idêntico no Etsy. "Era o tamanho perfeito para Elizabeth. Eu acredito que tenha sido $100. Estava em perfeito estado. Um milagre total”, relembra Fisher.
Fisher acredita fez ou forneceu para Olsen 115 roupas. “Estimo que construímos nós mesmos cerca de 20% das peças. A questão é que os tecidos da década de 1970 sobreviveram muito bem. Já a seda e o algodão apodrecem. É por isso que roupas vintage são tão caras quando estão em boas condições", afirma a profissional.
E aí, ansiosa para conferir a série? Anota na agenda: Amor e Morte estreia dia 27 de abril na HBO Max.